• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

xploit

É proibido copiar código de sites?

14 mensagens neste tópico

Boas, pessoal eu gostaria de saber se e proibido copiar codigo de sites. ´´e?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

de sites , nao sei nenhum especifico so esotu a por a questao por curiosidade para me matar essa duvida se e ou nao proibido.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Normalmente os sites que disponibilizam código também indicam qual a licença (direitos de cópia e utilização) que está associada a esse código.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se tiveres permissão do autor então não há problema, se não tiveres permissão é ilegal.

Se estás a falar de copiar o código que compõe o site, normalmente os autores não dão permissão para a cópia do código HTML/CSS/Javascript, etc. Se estás a falar de sites que mostram pedaços de código, tutoriais, e dicas, ou autor do código indica de que forma o código pode ou não ser usado, ou é uma licença comum em todo o site.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É proibida a cópia de todo e qualquer código e binário, sem permissão explicita do autor. Existem excepções como por exemplo para os ISPs fazerem cache e mais algumas no entanto não o suficiente para, por exemplo, ser claro que a web é legal tendo apenas a letra do Código de Direito de Autores e Direitos Conexos e não tivermos também em conta, outra legislação que não fala especificamente deste assunto, mas que, protege determinados usos e costumes em determinadas circunstâncias (e que foi por exemplo invocada no caso da questão dos Touros de Morte em Barrancos).

É o que dá elegerem como deputados advogados e juristas demasiado ignorantes para poderem exercer uma profissão a sério e que se recusam a dar ouvidos à sociedade.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se vires algum bocado de código numa linguagem tipo c, c++, java, pascal, PHP e por ai fora, normalmente não fáz mal copiar-se. Mas o melhor é mesmo veres como esse algoritmo funciona e escrevelo de raiz de uma maneira que tu talvez percebas melhor ou assim.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Peterv5, não é uma questão de fazer mal à tua formação, mas sim de ser legal ou não.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A melhor resposta para isto é:

é uma questão de bom senso. No fim de contas ao veres um site já estás a copia-lo para o teu computador. Daí a pores um site no ar vai uma grande diferença, claro está, mas é só para salientar que o bom-senso é o melhor caminho.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Peterv5, não é uma questão de fazer mal à tua formação, mas sim de ser legal ou não.

Eu percebi :D, e dei uma resposta adequada ao tópico, não fás mal copiar-se, mas o melhor é mesmo é ver como funciona e tentarmos recria-lo ou assim. Desta maneira não há má formação nem problemas legais, lolol

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu percebi :D, e dei uma resposta adequada ao tópico, não fás mal copiar-se, mas o melhor é mesmo é ver como funciona e tentarmos recria-lo ou assim. Desta maneira não há má formação nem problemas legais, lolol

Precisamente. Tipo, se for puramente para fins didáticos, seria extremamente ridiculo meter problemas legais aí.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se vires algum bocado de código numa linguagem tipo c, c++, java, pascal, PHP e por ai fora, normalmente não fáz mal copiar-se.

Isso não é bem assim é como eu disse anteriormente. Sem permissão explicita é proibido.

mas o melhor é mesmo é ver como funciona e tentarmos recria-lo ou assim. Desta maneira não há má formação nem problemas legais, lolol

Enganas-te!

Ao veres um código e ao baseares-te nesse código para criares o código para fazeres o mesmo estás a criar uma obra derivada e se isso for feito sem permissão do autor do código em que te baseaste então é uma ilegalidade. É por isso que por exemplo os projectos de Software Livre frequentemente pedem aos seus colaboradores para não olharem para código proprietário.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora