• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

subkiller

guardar imagens na base de dados

5 mensagens neste tópico

boas

gostava que me dessem opinioes...

tou a fazer um site e preciso de guardar imagens numa bd.

eu estava a pensar guardar o caminho da imagem na bd mas gostava de saber se é melhor guardar o caminho ou guardar como BLOB.

o site vai ter uma parte do admin para listar as imagens, inserir novas e apagar.

e tenho outra duvida...

ao guardar o caminho da imagem na bd, as imagens aparecem na pasta onde eu guardo a pagina certo? depois de ir pa net vai continuar a guardar nessa pasta?

agradeço as vossas opinioes e espero ter-me explicado bem :)...

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É melhor guardar o caminho para a imagem do que um BLOB na base de dados.

Entre outras razões, guardando o caminho, o browser do cliente pode fazer cache da imagem e evitas acessos desnecessários à base de dados.

As imagens são guardadas onde tu programares. Não é automático que elas "aparecem na pasta onde eu guardo a pagina"; aliás, acho que guardá-las na mesma pasta onde tens o script não é boa ideia.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu guardaria só o nome da imagem em vez do caminho. Depois o caminho montas conforme as categorias e configurações que faças. Isto para não ficares preso no futuro ao caminho que lhes estás a dar agora.

Para o que queres fazer acho que não se justifica guardares a imagem toda na base de dados. Isso só se justifica quando queres que as imagens sejam um privilégio para utilizadores registados por exemplo, assim podes garantir que não te sacam a imagem sem os privilégios necessários.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

obrigado pela ajuda...

eu optei por guardar o caminho. assim nao ocupa tanto na base de dados...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora