• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

deathseeker25

Internet2 Aumenta Largura de banda

6 mensagens neste tópico

Vai ser melhorada em 2007 e promete acessos à Internet a velocidades de 100Gbps - a Internet2 vai dispor de uma largura de banda 80 vezes superior à média actual, através da distribuição de frequências de onda dos cabos de fibra óptica. A rede funciona em paralelo com a Internet tradicional e é utilizada para fins académicos.

Os responsáveis pelo consórcio que gere a Internet2 explicam que o aumento da banda larga tem por base a atribuição de frequências de onda ou "cores" que constituem um cabo de fibra óptica.

Cada "cor" permite transmitir dados a um máximo teórico de 10Gbps por segundo.

O consórcio Internet2 acredita que é possível que, em breve, cada cabo permita operar com dez cores, o que permitirá alcançar uma largura de banda de 100Gbps.

Hoje, a Internet2 já atinge larguras de banda de 8,8Gbps, um valor próximo dos 10Gbps, considerado, até há pouco tempo, como o máximo possível para a largura de banda desta rede.

O aumento da largura de banda previsto para 2007 tem por objectivo facilitar a troca e a partilha de informação entre universidades e laboratórios norte-americanos.

A investigação do espaço através de radiotelescópios será uma das áreas mais beneficiadas com o aumento da largura de banda agora anunciado.

O consórcio Internet2 junta mais de 200 universidades norte-americanas.

Fonte: CDRWXP

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

bom...e custos?

Boas.

Segundo sei a Internet 2 não te vai custar nada, a Internet 2 não é, como muitos dizem, uma segunda internet. é sim um conjunto de infra-estruturas paralelas à internet actual com interligações entre si e com um tipo de proteção diferente.

Neste momento é difícil estar a supor o que quer que seja sobre este novo tipo de tecnologia pois ainda está mantida em muito secretismo, mas tu nem vais dar conta da contrução de tais infra-estruturas anão ser que queiras é claro  ;).

Cumps. Overrun

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ate ai eu percebi,mas uma pessoa normal, nao pode adrir a isso?

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ora cá está um bom tema para o ppl investigar...

fibras ópticas transportando feixes de variadas cores... a ideia é fixe, mas não estou a ver como é que vão acoplar varias fontes na extremidade de uma fibra... cheira-me a custos enormes.

Infra-estruturas paralelas? o que quer dizer exactamente "paralelas"... eu não só lá muito seguidor do profeta... vem aí o ipv6 em força, que já vai garantir conformidade temporal da comunicação, acho que não vai haver assim nenhuma mudança... parece-me que já entramos numa transição suave em que o ipv6 se vai usando cada vez mais a par da introdução gradual de novas tecnologias que permitirao maiores débitos.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ate ai eu percebi,mas uma pessoa normal, nao pode adrir a isso?

Jovem essas infra-estruturas de que te falo são contruídas em zonas onde ha servidores. Não vão ser criados novos protocolos nem nada disso, pelo menos que eu saiba. Penso que vão é aplicar as novas tecnologias a pontos de comunicação é o mesmo que renovarem o equipamento todo da Clix (claro que isto é uma comparação um bocado estupida).

No entanto penso que nós somos automaticamente adicionados a esta nova tecnologia visto que as infra-estruturas vêm por parte dos fornecedores de pacotes  ;).

Não sou a pessoa mais indicada para te ajudar, visto que as redes não são o meu ponto forte, mas acho mais ou menos que o que disse dá para fazer perceber qualquer leigo  ;).. (Atenção que não te estou a chamar leigo).

Cumps. Overrun

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora