• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

FabioM

OnmouseOver com som numa imagem

6 mensagens neste tópico

Podes fazer isso transformando tanto em movieClip como botão...no teu caso depois de transformares a imagem em mc instancias o mesmo (neste exemplo chama-se mc), depois importas o som para a library..vais a library e clicas em cima do ficheiro com o botão direito e escolhes a opção LINKAGE...depois escolhes a opção "EXPORT FOR ACTIONSCRIPT", no identifier escolhes um nome (neste exemplo será "ring") e metes estas instruções  nas acções do teu .fla:

som = new Sound(this);
som.attachSound("ring");

mc.onRelease = function(){
som.start(0,1);
};

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tou a fazer algo mal.

Eu importei a imagem e o som para a Library. Passei a imagem para um Movie Clip e pus o codigo na frame1 desse movie clip. Publiquei mas nem me apareçe imagem nem som :dontgetit:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Arrastas o movieclip para o Stage, isto cria uma instância desse movieclip na timeline.

Dás-lhe o instance name (selecionas e depois properties) de "mc".

O frame da timeline onde colocaste o movieclip é que vai conter o código postado em cima. Se fosse para colocar dentro do movieclip seria this.onRelease = (...) pq se está a referir a ele próprio.

O código acima é para quando largas o botao do rato sobre o movieclip, se quiseres ao passar por cima será mc.onRollOver = (...).

Nota: Já agora, o próprio Help do flash tem bons exemplos e explicações das propriedades/métodos de todos os objectos.

Dica: e.g, para saberes sobre o handler onRelease de um movieclip seleccionas com o rato no editor de código a palavra e carregas F1. O help vai abrir no assunto referente a isso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mais uma vez não tou a conseguir.

Eu bem pus o codigo nas actions da frame 1 mas mesmo assim não me deu certo. Ainda consegui que a musica tocasse quando fiz preview só que tocou sem nenhuma acção do rato.

Vou explicar passo a passo como fiz:

Exportei a imagem surfista.gif e criei um MC.

Exportei o som e fiz LINKAGE, Export for actionscript e dei o identifier de ring.

Arrastei a imagem e o mc para o stage.

Fui ás actions da primeira frame e pus o codigo que o fil79 me deu mas alterei de onRelease para onRollOver.

Alterei tb no codigo o "som" para o nome do som (neste caso "sorry.mp3") mas tb não deu.

Obrigado pela vossa ajuda e paciência,ainda sou um completo noob no Flash.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mais uma vez não tou a conseguir.

Eu bem pus o codigo nas actions da frame 1 mas mesmo assim não me deu certo. Ainda consegui que a musica tocasse quando fiz preview só que tocou sem nenhuma acção do rato.

Vou explicar passo a passo como fiz:

Exportei a imagem surfista.gif e criei um MC.

Exportei o som e fiz LINKAGE, Export for actionscript e dei o identifier de ring.

Arrastei a imagem e o mc para o stage.

Fui ás actions da primeira frame e pus o codigo que o fil79 me deu mas alterei de onRelease para onRollOver.

Alterei tb no codigo o "som" para o nome do som (neste caso "sorry.mp3") mas tb não deu.

Obrigado pela vossa ajuda e paciência,ainda sou um completo noob no Flash.

a imagem é o mc, certo? para usares o código acima tens de instanciar o movieclip para mc.

e o nome do som, não tem nada a ver...o que interessa é o nome (identifier que este tem ao ser exportado)

no código acima ring é o identifier

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora