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deathseeker25

Aceleração 3D gratuita

8 mensagens neste tópico

A Nvidia lançou duas novas versões do Gelato, uma aplicação para acelerar o desenho e o render em 3D, uma das quais totalmente gratuita. É uma excelente notícia para quem tem uma placa gráfica com chip da Nvidia (mínimo Geforce 5200 ou Quadro FX) e trabalha habitualmente com software de criação 3D, como sejam o 3D Studio Max, o Maya ou o SolidWorks.

O fabricante de chips lançou o Gelato 2.0 e disponibiliza, pela primeira vez, uma versão gratuita deste utilitário, que permite acelerar bastante o render e a apresentação de imagens complexas nos programas de criação 3D mais conhecidos.

Está também disponível, por 1500 dólares, o Gelato 2.0 Pro, que, relativamente à versão gratuita, adiciona capacidades como a distribuição do render por diversos computadores ligados em rede e o suporte para sistemas operativos de 64 bits. Esta versão profissional só é compatível com placas gráficas da família Quadro FX.

Poderá descarregar o Gelato 2.0 (para Windows XP ou Linux) em aqui.

Fonte: Infortech United

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A Nvidia lançou duas novas versões do Gelato, uma aplicação para acelerar o desenho e o render em 3D, uma das quais totalmente gratuita. É uma excelente notícia para quem tem uma placa gráfica com chip da Nvidia (mínimo Geforce 5200 ou Quadro FX) e trabalha habitualmente com software de criação 3D, como sejam o 3D Studio Max, o Maya ou o SolidWorks.

O fabricante de chips lançou o Gelato 2.0 e disponibiliza, pela primeira vez, uma versão gratuita deste utilitário, que permite acelerar bastante o render e a apresentação de imagens complexas nos programas de criação 3D mais conhecidos.

Está também disponível, por 1500 dólares, o Gelato 2.0 Pro, que, relativamente à versão gratuita, adiciona capacidades como a distribuição do render por diversos computadores ligados em rede e o suporte para sistemas operativos de 64 bits. Esta versão profissional só é compatível com placas gráficas da família Quadro FX.

Poderá descarregar o Gelato 2.0 (para Windows XP ou Linux) em aqui.

Fonte: Infortech United

isto nao é tipo um overclocking que depois o pc aquece e "PUUUFF" XD ?? :) lool

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Pelo que percebi é um conjunto de drivers optimizados para fazer renders. Não deve ter nada a ver com o aumento das voltagens e dos clocks das placas, por isso não é overclocking.

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Pelo que percebi é um conjunto de drivers optimizados para fazer renders. Não deve ter nada a ver com o aumento das voltagens e dos clocks das placas, por isso não é overclocking.

Yah, então é fixe porque já soube de casos de rebentar pc's :S até onde é que o povo vai com o overclock :D overcook PC :P

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Isso depende se os utilizadores são parvos ou não  :biggrin: Por exemplo, as minhas memórias têm garantia vitalícia até aos 4v, enquanto as normais só podem ir até aos 2.7~3v

É claro que se deres com 4v a ram's que não estejam preparadas para tal, PUFF!  :bye2:

Tens de conhecer os limites do computador, e saber os timings que melhor se adaptam, os multiplicadores, enfim!

Já estudei essa área por curiosidade, apesar de achar uma estupidez o overclock no dia-a-dia. E então quando eles se gabam que o Word deles abre 1ms mais rápido  :cheesygrin:

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Isso não é verdadeiramente "gratuíto", alguém tem de pagar por essa aceleração, e neste caso vai ser o CPU do utilizador...

Ou seja, a aceleração vai ser feita à custa do processador e da RAM. Há que experimentar para verificar se o trade off compensa...

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Isso não é verdadeiramente "gratuíto", alguém tem de pagar por essa aceleração, e neste caso vai ser o CPU do utilizador...

Ou seja, a aceleração vai ser feita à custa do processador e da RAM. Há que experimentar para verificar se o trade off compensa...

O que vai ser utilizado pelo que li não vai ser o CPU mas sim o GPU da placa gráfica.

É aí que vai ocorrer todo o processamento.

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Isso não é verdadeiramente "gratuíto", alguém tem de pagar por essa aceleração, e neste caso vai ser o CPU do utilizador...

Ou seja, a aceleração vai ser feita à custa do processador e da RAM. Há que experimentar para verificar se o trade off compensa...

O que vai ser utilizado pelo que li não vai ser o CPU mas sim o GPU da placa gráfica.

É aí que vai ocorrer todo o processamento.

Ok, então o custo está no uso do CPU e da RAM da própria placa... Ou seja, a placa vai ser usada para dois tipos de processamento: o normal e a "aceleração virtual"... A performance da placa pode descrescer mas se o resultado final for uma melhoria global, então compensa...

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