• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

pythonshell

Tabelas em Excel

6 mensagens neste tópico

Saudações.

A minha dúvida pode parecer esquisita mas lá tem a sua razão de ser. É a seguinte: é possível aceder a valores dentro de uma tabela excel.

Imaginemos que temos uma tabela excel com um campo com o nome de peças e no campo ao lado o nº de peças existentes em stock. É possível aceder a esses campos, da mesma dorma como se fosse por absurdo uma BD (SELECT campo FROM tabela).

Como aparte penso programar em Python o programa em questão. Mas 1º gostaria de saber se é possível ou se alguém sabe ou ja fez algo parecido.

Obrigado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isto será mais uma pergunta para a zona de python, já que o acesso a ficheiros Excel dependerá da linguagem e das tecnologias disponíveis para essa linguagem.

Aceder aos dados usando .net é trivial, usar outras tecnologias já é mais complicado, o suporte varia muito e o tipo de acesso permitido também. Mas ler dados de uma determinada linha e coluna é, quase sempre, possível. Não será o mesmo que emitir um comando SELECT mas dará para aceder aos dados que pretendes.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em python não sei como poderá ser feito, mas posso garantir-te que em .net, por exemplo, o que indicas como absurdo (usar a tabela de excel atraves de sql "SELECT campo FROM tabela"), é possível.

Pelo pouco que trabalhei com o .Net/excell posso assegurar-te que podes manipular um documento de excell como se de uma Bd se tratasse, podes fazer selects, updates e ate create table...

Mas o melhor mesmo  é colocares essa questão na area de phyton, pois pode ser que alguem te consiga indicar qual a melhor forma de "atacares" o problema.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Usas o modulo PyWin32 (http://python.net/crew/mhammond/win32/)

import win32com.client
xl = win32com.client.Dispatch("Excel.Application")
wb = xl.Workbooks.Open ("c:\\data\\myspreadsheet.xls")

Acho que o M6 sabe sobre interação entre python e excel.

Sim, na proxima edicão da Revista Programar vai sair um artigo sobre a interação entre Python e o MS Office.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora