• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Hubo Robonaught

Dúvida com função.

4 mensagens neste tópico

Olá caros amigos portugueses, eu sou iniciante em JS e surgiu-me uma dúvida.

Eu tenho uma planilha excel com várias colunas.. tipo: Nome, sobrenome, logradouro, endereço, numero, complemento, cep, cpf, etc..

e em alguns campos, os valores estão fora de padrão. Por exemplo na coluna endereço está escrito assim:

R. Joaquim da silva, n 90, apto 905. Enquanto o correto seria apenas: Joaquim da silva. O 'R.' seria a Rua, que deveria estar em logradouro; 'n 90' que é o número, deveria estar em numero; 'apto 905', apartamento 905, que deveria estar na coluna complemento.

| LOGRADOURO |      ENDEREÇO    | NÚMERO | COMPLEMENTO |

Rua          Joaquim da Silva        90          apto 905

Na questão da rua, eu consegui resolver com a seguinte função:

var endereco = ENDEREÇO.getString();

var escolhido=0;

if( substr(endereco,0,2)=="R."){

escolhido=1;

endereco = substr(endereco,2);

ENDEREÇO.setValue(endereco);

LOGRADOURO.setValue("Rua");

}else

if(substr(endereco,0,2)=="R:"){

escolhido=1;

endereco = substr(endereco,2);

ENDEREÇO.setValue(endereco);

LOGRADOURO.setValue("Rua");

}

Vocês poderiam ajudar-me nas outras questões?

Desde já agradeço.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não é algo muito simples de fazer, eventualmente poderias tentar usar uma expressão regular para determinar os dados, mas é muito fácil aparecerem dados fora do padrão ou com um formato que não esteja dentro dos que pensaste.

Por exemplo, no caso da rua, basta alguém alterar a capitalização, escrevendo "r.", ou "rua", ou até "rUA", e os testes falham.

De onde é que estás a ler os dados? Ou como é que os dados te chegam ao Javascript?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Os dados vem de uma planilha, e o script eu executo dentro da ferramenta Kettle. O Kettle é uma Ferramenta OpenSource para Extracção, Transformação, Transporte e Carregamento de dados que pode ser usada isoladamente ou no âmbito de um pacote de ferramentas. Na maioria das vezes os dados vem em maiusculo, e nas vezes que não vem, eu os converto, pra nao ocorrer esse tipo de falha.

Se quiserem saber mais sobre o Kettle Pentaho, está aqui um link com uma explicação bem básica em português: http://www.psantos.org/pentaho/

Sds. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora