• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Sir Pereira

GlobalID - ID para todo o mundo

10 mensagens neste tópico

Titulo do Projecto: GlobalID

Site Oficial: Não disponível por agora

Porta-voz do Projecto: SirPereira

Membros Actuais do Projecto

• SirPereira
  • *Procuro interessados

Descrição do Projecto: Ora bem, aqui estou eu com mais um projecto.

O GlobalID consiste num sistema global, em que os utilizadores têm as suas informações registadas no site (nome, idade, localidade, e-mail, password, etc etc), e consequentemente, este site iria fornecer estes dados a todos os sites que estivessem interessados em integrar a iniciativa, acedendo ao GlobalID por uma API, recolhendo os dados necessários para o seu site.

Será que fui claro?

Aguardo opiniões :)

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que tu queres fazer parece-me ser +- o mesmo que o OpenID, certo?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por acaso não conhecia o OpenID, sim, mas a base é desse tipo :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então, porque não te juntares ao OpenID, em vez de criar tudo do zero? Bom, mas sendo assim, deixa de ser um projecto...

É porque para andar, tem de ter aderência nos sites, e nem todos estão para usar outro sistema de login. tens de planear bem a API, se continuares com isso. Sem te querer desmoralizar, não acho uma ideia acessível, quando há outras do género.

Acho que podias era criar um openID provider, mas personalizado da maneira que achares mais acessível do que outros openid providers. Exemplo de "concorrência":

http://openid.net/get/

mais sobre o openid em www.openid.net

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hmm, podes explicar melhor a ideia de "openID provider" se não te importas? É que não percebi muito bem.

E já agora, como "criar um" sistema desse tipo?

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu não conheço bem o OpenID, aprendi alguma coisa aqui no PAP, também já perguntei sobre isso. O que sei é que podias correr um "provider" próprio no teu servidor:

http://wiki.openid.net/Run_your_own_identity_server

No entanto, não estou seguro se é mesmo como um openID provider como esses públicos que estão aí. Mas se for, um openID provider português, porque não?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hmm, realmente. Mas ainda não percebi bem a estrutura disto, como registar novas contas?

Repara:

http://crusaderhost.com/simpleid/

Consigo aceder à minha conta que criei na pasta identities, mas como é que os novos utilizadores se registam, e como é que a API pode ser utilizada por outros?

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso depende do software que usas, não sei se esse aí dá.

Sabes de algum que dê? ...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O Prairie, por exemplo, suporta múltiplos users.

Mas criar um OpenID provider parece fácil mas acaba por ser inútil grande parte das vezes, porque muitos dos sites que suportam OpenID como login só permitem normalmente uma pequena lista de providers em que confiam, e não permitem que te registes com qualquer um.

Além disso, o OpenID é um sistema em que eu não me registarei, pois tem graves problemas em termos de privacidade, pois o Provider tem acesso a todos os sites em que te registas, e nada te garante que "cuida" bem dos dados que lhe confias.

Na minha opinião, é uma má solução para um problema que não existe, e não sou o único que pensa assim.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora