• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ashitaka

Dúvida - Concurso P@P

15 mensagens neste tópico

Ok, este é apenas o meu primeiro post (não contando o da apresentação, que já foi há meses) por isso peço desculpa se estou a infringir alguma regra.

Fartei-me de procurar mas nem pelos resultados do search consegui perceber se aqui o P@P tem alguma plataforma com problemas para serem resolvidos ou não (vi muita discussão sobre o assunto, mas muito poucos links).

Encontrei este mooshak mas não sei se será isto. No caso de ser, então em que concurso é que me devo registar?

E já agora, se não for o mooshak e for outra plataforma qualquer, essa plataforma aceita resoluções em python? É que é a única linguagem que conheço :-[

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O P@P não tem nenhuma plataforma com problemas. Tem sim esta secção de desafios onde podes resolver os desafios propostos em qualquer linguagem (ver "Lista de desafios" e alguns outros nesta secção).

Esse mooshak é o servidor de treino da Universidade do Porto. Tal como nos concursos universitários, só aceita C, C++, Pascal e Java (ninguém programa em pascal, mas acho que suporta). Estamos a organizar um concurso de programação, mas ainda não sei se Python vai ser suportado porque o concurso segue o estilo das Olimpiadas de Informática e os programas em Python são muito mais lentos do que os outros.

De qualquer forma, que idade tens? Em que ano andas? Pode valer a pena investires em C++ ou java (C tá incluido no C++) para participar nuns concursos porreiros :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem sei que o facto de Python ser uma linguagem compilada a torna mais lenta :) mas por acaso é das coisas que mais gosto na linguagem: basta-me um segundo para ver se está tudo a correr conforme o esperado ou não.

Tenho 18, 19 daqui a 2 semanas e meia e ando no 1º ano de Engenharia Informática da UC. No próximo semestre (que deve começar a 15 de Fevereiro) vou começar C ou C++, já não sei qual, portanto se calhar só nessa altura é que me começo a envolver aqui nos concursos.

Já vi que aqui o pessoal domina principalmente C e C++ por isso talvez o melhor seja mesmo aprender uma dessas linguagens (só vi um user, Tharis, que parecia defender Python, pelo menos pela sua sig e pelo nome da sua equipa :)).

Só espero é que aprender outras linguagens não seja tão complicado como geralmente me dizem. Só para dar um exemplo, aqui está a introdução de um livro que saquei da net para estudar Python.

A C program is like a fast dance on a newly waxed dance floor by people carrying razors. — Waldi Ravens

C++: Hard to learn and built to stay that way. — Anonymous

Java is, in many ways, C++––. — Michael Feldman

And now for something completely different . . . — Monty Python’s Flying Circus

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Python é interpretada. No concurso que referi é complicado aceitar python porque é bastante dificil de ter uma prova justa para os utilizadores de python. Mas podes resolver os outros problemas que há nesta secção, o pessoal usou python e muitas outras linguagens

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Há bastantes fans do Python no fórum, eu sou um deles. :) De qualquer maneira, regra geral não se aceita Python exactamente porque é lenta pela forma que foi concebida e não era justo competir contra C ou C++ tendo os mesmos limites.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

@Ashitaka,

é verdade que Python é AWESOME!

Eu sou Python-addicted! Pelo fórum existem mais fans de Python: newbeen, rolando2424, djthyrax, etc. No entanto, eu mesmo propus que Python não entrasse no concurso. E porquê perguntas-me tu?

Como já foi dito, Python é lento e existem problemas em que o tempo de execução do Python não é viável. (não sei se posso dizer isto, mas vai ser público, num problema que criei, a solução de Python só funcionava em tempo razoável para 3 testes de 11.

Daí o seu não uso.

Se queres participar no concurso que vai haver, aprende C++. Digo C++ e não C porque C++ tem coisas parecidas com o Python que o C não tem. Vais ter de aprender algumas coisas diferentes e modos de programar um pouco diferentes, mas tens coisas parecidas com o Python.

^ Não quero de maneira nenhuma dizer que linguagem XYZ é melhor que ABC, estou só a dar a minha opinião. Não quero de maneira nenhuma gerar uma discussão em torno disto.

Quanto à quote do "Beginning Python - From Novice To Professional", só te tenho a dizer "High 5"! Foi o livro que li para aprender o básico do Python. :)

Cumps

Tharis

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ó Tharis, fica CALADO! :)

Either way, ter código optimizado em Python requer conhecimento sobre as entranhas da implementação que se usa, coisa que não é muita gente que tem, e é bem mais simples de aprender e fazer optimizações em C.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Python é interpretada.

Ups, era isso que queria dizer. Como é interpretada, não precisa de ser compilada.

Vais ter de aprender algumas coisas diferentes e modos de programar um pouco diferentes, mas tens coisas parecidas com o Python.

Pois.. Felizmente algumas coisas são parecidas, mas gostava tanto de poder fazer x+=1 ou x,y=y,x :) há muitas coisas que vou ter de aprender para compensar as diferenças existentes entre línguas

Não quero de maneira nenhuma dizer que linguagem XYZ é melhor que ABC, estou só a dar a minha opinião. Não quero de maneira nenhuma gerar uma discussão em torno disto.

Esse também não era o meu objectivo ao perguntar se o concurso suportaria python. O que se passa é que estou habituado ao mooshak da UC (julgo que lá todas as linguagens são suportadas e os tempos de resolução são adequados a cada linguagem) onde todos os meus submits têm sido em python. Mas já estive aqui a ler no fórum e parece que é complicado implementar um concurso no mooshak, o que é pena. Embora concorde a certo ponto com este post (de momento debato-me com um Memory Limit Exceeded) acho que o mooshak é bastante competente.

De qualquer forma, muito obrigado a todos pelas respostas. Estarei de olho nos concursos, talvez comece a participar em Fevereiro quando souber alguma coisa de C(++).

Quanto à quote do "Beginning Python - From Novice To Professional", só te tenho a dizer "High 5"! Foi o livro que li para aprender o básico do Python. :)

Não sei se és fã de Himym, se não fores então não ligues à frase seguinte :)

Como não estamos ao telefone não direi 'phone 5', mas sim 'computer 5'!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A sério que julgava que não era válido. Bem, ainda melhor assim! Quanto ao outro exemplo, também nunca o usei, não sentirei a sua falta :)

Tenho mesmo de começar a aprender a linguagem. Existe algum manual decente que eu possa fazer download?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu sou Python-addicted! Pelo fórum existem mais fans de Python: newbeen, rolando2424, djthyrax, etc.

Obrigado por te lembrares de mim... Master's Apprentice.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A sério que julgava que não era válido. Bem, ainda melhor assim! Quanto ao outro exemplo, também nunca o usei, não sentirei a sua falta :)

Tenho mesmo de começar a aprender a linguagem. Existe algum manual decente que eu possa fazer download?

O x++ e o ++x não existem no Python mas é exactamente x += 1
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O x++ e o ++x não existem no Python mas é exactamente x += 1

Quase... É daquelas coisas que segundo sei os profs. adoram pôr em exames para ver se estás atento.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quase... É daquelas coisas que segundo sei os profs. adoram pôr em exames para ver se estás atento.

Eu sei essa diferença. x++ devolve e depois incrementa, ++x incrementa e depois devolve.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado por te lembrares de mim... Master's Apprentice.

LOL Tu tens gostos voláteis! :P (Foi o Triton que me levou ao Python :) )

@ Topic,

aprender C++ não é nada do outro mundo, pelo menos o básico. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora