• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

n3lThon

Colocar sistema ok!!

20 mensagens neste tópico

Até agora tenho testado várias distros numa máquina virtual, e optei por vir a usar o Kubuntu. As minhas dúvidas são as seguintes:

1-> Onde arranjar as drivers de hardware?

2-> O que é preciso para ter o pc 100% seguro? (apenas o iptables??)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas.

Quanto as tuas questões:

1) Geralmente no Linux ja tens tudo a funcionar, excepto a gráfica. Tal como em Windows tens que a instalar, coisa que demora 2 minutos.

2) Regra geral o Linux já é bastante seguro, mas se queres salvaguardar os teus dados, o iptables e mais um pacote a instalar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

(...)

1) Geralmente no Linux ja tens tudo a funcionar, excepto a gráfica. Tal como em Windows tens que a instalar, coisa que demora 2 minutos.

(...)

Onde posso oncontrá-los?

(...)

2) Regra geral o Linux já é bastante seguro, mas se queres salvaguardar os teus dados, o iptables e mais um pacote a instalar.

Podes dizer-me um tutorial simples e bom para configurar o iptables.

E Antivirus?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas.

1) Que gráfica tens? Nvidia? ATI?

2) Quando encontrar um tutorial sobre iptables direi o link.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas.

1) Que gráfica tens? Nvidia? ATI?

(...)

Mobile Intel. (axo k é pci)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quanto a segurança o que convém mais fazer é ter o sistema minimamente actualizado e não correr scripts e programas tirados de qualquer lado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quanto a segurança o que convém mais fazer é ter o sistema minimamente actualizado e não correr scripts e programas tirados de qualquer lado.

O kubuntu não tem um gestor de programas com GUI para o "apt-get"?

EDIT: Já econtrei, e chama-se "Synaptic". :) Este gestor não tem a listagem da maior parte dos programas?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só mais uma questão sobre esse gestor, ele é mantido pelo desenvolvedores do linux né?

Eu só tenciono começar com configuração de hardware e de segurança ok. Quanto aos scripts quero aprender a fazer os meus próprios e terei como base apenas aqui o fórum.  :)

Podes dizer-me um tutorial e/ou GUI para o iptables?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só mais uma questão sobre esse gestor, ele é mantido pelo desenvolvedores do linux né?

O linux não é desenvolvido por um grupo de pessoas em particular. O seu desenvolvimento é distribuido e paralelo avançando cada parte de forma independente, mas colaborando sempre com atenção a compatibilidades. Daí que a resposta é:

sim é. quem quer que seja que desenvolve isso está a contribuir para o linux enquanto projecto.

O que te interessa é saber se é suportado pela equipa que mantem o ubuntu. A resposta é: sim é. Se vem num repositório oficial, é suportado.

Isto dos drivers é que me está a chocar... não estão drivers nos repositórios para praticamente todas as placas gráficas que aí andam? Já instalei o ubuntu praí nuns 6 ou  pcs e nunca tive que instalar nenhuns drivers para placas gráficas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O linux não é desenvolvido por um grupo de pessoas em particular. (...)

Sim, eu já sabia. Eu é que me exprimi mal, o que eu queria perguntar era se é a equipa que mantém o ubuntu.  :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

GUI para a iptables tens o Firestarter (acho que é assim que se chama).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

GUI para a iptables tens o Firestarter (acho que é assim que se chama).

é isso, mas n m parece que haja necessidade nenhuma de andar a perder tempo com isso.

eu sei que parece estranho, para quem vem do windows, mas a verdade é que em linux não é preciso instalar nada pa teres o pc seguro.

já uso linux à uns anos e nunca tive nenhum problema de qualquer espécie relacionado com vírus ou coisas do género...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigadão a todos pelas dicas.  :)

Quando tiver mais dúvidas pergunto.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Digam-me que software ou repositórios posso usar que sejam de confiança. :/

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Falando com um tom de brincadeira digo-te que todos sao de confiança, excepto os que nao conheces B)

os oficiais sao de confiança.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A minha dúvida era quais as origens que são de confiança. Não tenho conhecimentos quase nenhuns de linux.

Assim fiquei mais esclarecido. :)

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu uso o cesium.di.uminho.pt (nao sei se é este o url correcto) no arch.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por enquanto ainda não mexi nos repositórios que vêm pré-definidos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora