• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

drk_age

[Duvida] Simulador de preços

4 mensagens neste tópico

Boas,

Preciso de realizar um programa que deve ser bastante simples, mas os meus conhecimentos de programação são algo baixo no que se trata de programação informática.

O programa que pretendia fazer seria para ver os preços de chicotes de fibra óptica. É necessario o cliente introduzir os conectores (um para cada ponta do cabo, podendo estes ser diferentes), o comprimento, o tipo de cabo e a quantidade.

Já comecei a fazer a parte gráfica, e para cada conector fiz uma listbox com os diferentes tipos onde o cliente escolhe o que pretende, para o tipo de cabo fiz a mesma coisa. Para o comprimento e para a quantidade coloquei textbox para o cliente escrever. E depois tenho um botão para ele calcular.

O meu problema é saber como capturar os dados introduzidos nas textbox e seleccionados nas listbox.

Depois disso, ao clicar no botão calcular, queria que o valor aparece-se numa textbox (read only).

Isto deve ser muito fácil, mas é a primeira vez que mexo no Visual Basic, tenho alguns, não muitos, conhecimentos em C++ apenas.

Gostaria que me ajudassem a resolver as minhas dúvidas.

Um abraço

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem para capturares o texto de uma textbox iguals o texto a uma variavel ou como melhor entenderes

variavel = textbox1.text

variavel = ListBox1.GetItemText(ListBox1.Items.Item(0))

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Antes de mais agradeço a resposta, e peço desculpa por não ter colocado o tópico no sitio certo, fico a espera que algum moderador o faça, só agora é que reparei nisso.

variavel = textbox1.text

Esta primeira linha percebi, mas antes disso tenho de declarar essa variável não é?

No caso da listbox ter as seguintes opções:

a

b

c

d

Se o utilizador clicar em "b" a variável fica com esse valor?

Para converter as letras em valores, existe alguma forma mais simples do que fazer uma data de IFs?

O que faltava agora era saber como mostrar o resultado no textbox...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim primeiro tens de declarar a variavel

Dim variavel as String

Neste exemplo defeni como String porque vais ler texto.

No caso da listbox ter as seguintes opções:

a

b

c

d

Se o utilizador clicar em "b" a variável fica com esse valor?

Não primero tens de fazer uma leitura de onde o utilizador clicou e igulas a uma variavel:

item_selected = ListBox1.SelectedIndex

E agora lês o valor e igualas à variavel:

variável = ListBox1.GetItemText(ListBox1.Items.Item(item_selected)

se quiseres mostrar que valor foi selecionado da listbox numa textbox fazes:

textbox1.text = variavel

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora