• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Racir

VBA Excel 2007

14 mensagens neste tópico

Estou a dar os primeiros passos nesta matéria e queria fazer o seguinte:

1 - ter um botão de comando que me permitisse abrir uma InputBox onde perguntasse qual o nome a atribuir a um novo livro que criasse e onde queria gravá-lo.

2 - Um botão de comando que me permitisse copiar, célula a célula, valores de um livro diferente para um que acabei de criar.

As hiperligações entre células existem nos Excel?

Obrigado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá,

1 - ter um botão de comando que me permitisse abrir uma InputBox onde perguntasse qual o nome a atribuir a um novo livro que criasse e onde queria gravá-lo.

Mas o ficheiro está aberto ... é criar uma cópia e pede o nome ?

2 - Um botão de comando que me permitisse copiar, célula a célula, valores de um livro diferente para um que acabei de criar.

Podes explicar melhor isto ?

As hiperligações entre células existem nos Excel?

Só conheço no Excel :D o que queres fazer ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boa noite

Tenho um livro aberto e queria criar outro onde me perguntassem se quero gravar em C:, D: ou outro e qual o nome que quero dar ao ficheiro.

O problema é este: Imagina que tenho um livro qualquer ounde tenho uma coluna com uma série de nomes. Queria que outros ficheiros fossem copiar esses nomes para um conjunto determinado de céluos que eu fixava. Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para gravar podes fazer algo do género:

On Error Resume Next

Dim novoNome As String

novoNome = Application.GetSaveAsFilename(fileFilter:="Excel (*.xls), *.xls", Title:="Nome do Ficheiro")

If novoNome <> "False" Then

Application.ActiveWorkbook.SaveAs novoNome

End If

O segundo problema não entendo muito bem. Tu podes fazer uma ligação a outro ficheiro e quando abres o teu ficheiro ele actualiza os links externos. Não entendo bem o que queres fazer.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O código que me forneceste permite inserir novo nome mas não me permite indicar onde quero gravar o ficheiro: em C: ou D: ou outro qualquer.

O problema está no seguinte: Eu crio um ficheiro onde coloco o nome dos meus alunos. Depois tenho outros ficheiros que necessitam dos nomes que aparecem nesse ficheiro base. O que me acontece é que quando mudo de PC e levo a pasta que contém os ficheiros todos, quando preciso do ficheiro base não é detectado.

O esquema é: Alunos.xls; oralidade.xls; assiduidade.xls; QA.xls; teste.xls; Avafinal.xls. Não consigo que se reconheçam quando trabalho com uma PEN ou noutro PC.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

... O código que me forneceste... não me permite indicar onde quero gravar o ficheiro: em C: ou D: ou outro qualquer.

...O que me acontece é que quando mudo de PC e levo a pasta que contém os ficheiros todos, quando preciso do ficheiro base não é detectado.

... Não consigo que se reconheçam quando trabalho com uma PEN ou noutro PC.

Os meus conhecimentos de VB limitam-se a coisas simples.

Mas, em termos de lógica, criar uma string no momento em que se está a trabalhar com o reconhecimento do caminho para a "pasta actual" talvez permita funcionar em qualquer lado...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O código que te mostrei dá para gravar em qualquer lado. Abre uma janela do  sistema operativo e tu escolhes onde queres gravar.

Já experimentaste ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como disse acima, não sou perito nisto... 

Mas, costumo criar uma tabela na folha de um livro (Livro1) e, se quero que a mesma seja reflectida noutro livro (Livro2), faço COPIAR (uma coluna inteira, se for o caso de posteriormente necessitar acrescentar informação) e no livro de destino (Livro2) faço COLAR ESPECIAL onde clico na opção de LIGAR TABELAS.

Depois gravo ambos os livros e só depois os fecho. Quando abro o Livro2, perguntará sempre se quero o actualizar com as alterações feitas no Livro1. Claro que, ao mesmo tempo, também informações do Livro2 podem estar ligadas ao Livro1.

E a mudança de local também não é problema caso os livros estejam na mesma pasta.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como disse acima, não sou perito nisto... 

Mas, costumo criar uma tabela na folha de um livro (Livro1) e, se quero que a mesma seja reflectida noutro livro (Livro2), faço COPIAR (uma coluna inteira, se for o caso de posteriormente necessitar acrescentar informação) e no livro de destino (Livro2) faço COLAR ESPECIAL onde clico na opção de LIGAR TABELAS.

Depois gravo ambos os livros e só depois os fecho. Quando abro o Livro2, perguntará sempre se quero o actualizar com as alterações feitas no Livro1. Claro que, ao mesmo tempo, também informações do Livro2 podem estar ligadas ao Livro1.

E a mudança de local também não é problema caso os livros estejam na mesma pasta.

Sim, isso é uma maneira de ligar a informação.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não conhecia essa opção. Obrigado, vou experimentar. Agora só no próximo fim de semana.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No Excel 2007 diz "Colar ligação" que me parece ser omesmo. Assim já é possível criar uma macro e ver qual o código. Obrigado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No Excel 2007 diz "Colar ligação" que me parece ser omesmo. Assim já é possível criar uma macro e ver qual o código. Obrigado.

O que isso faz não é mais do que =CélulaCopiada ... não precebi o que tem a ver com o código!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boa tarde, estou a tentar criar uma macro que me permita imprimir apenas as folhas preenchidas do meu livro excel.

Obrigado pela atenção

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

masga...

onde começa o preenchimento das suas folhas??

pode criar um botão chamaod imprmir com a seguinte lógica

começo

se celula 1 != ""

então print

caso não

contador +1

volta ao começo

criaria um loop para isso, ou simplismete pode informar qual plan deseja eele verifica e indica se pode imprimir ou não.

Espero que isso ajude.. e se precisar de mais.. avise!

cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora