• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Knitter

Sistema de logging em PHP?

11 mensagens neste tópico

Hoje é dia de dúvidas sobre PHP :D

Sistemas de logging para PHP? Existem? São úteis/fáceis? Usam?

Conheço apenas o que está no PEAR e, mais uma vez, como não posso usar o sistema PEAR fico um pouco limitado. Precisava de um sistema de logging similar ao de Java, existe por aí alguma coisa livre que faça o mesmo?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Log 4 PHP - http://logging.apache.org/log4php/

Já usei a versão de ASP.NET e era fácil de usar.

Se é útil ou não... Só se for em serviços relativamente susceptíveis a erros, ou aplicações de difícil manutenção ou para geração de relatórios internos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Esse projecto está em incubation, ainda não tem, sequer, ficheiros para download :D

Vou sacar do SVN e experimentar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois, fui só pelo que me lembrava do ASP.NET, que já funfava bem.

Esse sistema foi originalmente feito para o Java e depois houve uma série de adaptações para outras linguagens. Parece que o de PHP não foi muito avançado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estive a ver a página da apache sobre esse projecto, parece que está algo parado ou que ficou apenas pela ideia, o que é pena, mesmo não sendo um utilizador do log4j, nunca vi necessidade de o usar em detrimento do sistema de logging standard do java, considero um bom sistema, se fosse convertido para outras linguagens era muito bom.

Para o que quero, o sistema de logging tem de ser simples, para integrar com o ambiente que estou a desenvolver, permitir escrever dados para um ficheiro de forma simples e não me obrigar a muitas configurações.

Ainda não encontrei nada como o que pretendo, e se calhar foi fazer o meu sistema de logging adaptado às minhas necessidades, mas seria mais útil usar algo já feito.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É uma funcionalidade que é quase sempre esquecida mas que realmente é importante e pode ajudar a caçar uma carrada de bugs.

Se estiveres a usar o codeigniter podes personalizar os logs a gosto o que é bastante prático. Não se outras framework têm esse tipo de funcionalidade, mas acredito que sim.

Aplicações em php com o desenho mais típico em que os urls são mapeados em ficheiros com o mesmo nome, por norma, não costumam ter funcionalidades de logging. Mas nesse caso, dependendo de aplicação para aplicação, os logs do apache (ou outro servidor) são em geral bastante informativos.

Não sei se é possível guardar um log apenas de erros sem nenhuma aplicação em especial apra esse fim. Mas seria bem prático. Se souberes alguma forma automatica de fazer isso avisa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Logging de quê?

De tudo o que eu quiser, logging como o log4j ou o sistema de logging do Java. De forma simples, aceder a um método para onde envio uma string e um nível de log e esse método escreve a string para onde eu configurei, garante que tudo é escrito e que permita definir um nível a partir do qual as mensagens são guardadas.

Não sei como explicar melhor, logging para logging....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ah, pensava que estavas a falar fazer logging de erros que o PHP encontre. Pois, sistemas de logging "generalistas" para tu fazeres por exemplo Log::Notice("User logged in - $user") não conheço.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Logs do PHP não me interessam, como tenho o debugger configurado, todos os que existam são enviados para o browser formatados como eu quero, mas em alguns casos dava jeito ter um log da sequência de acções dentro de uma classe, por exemplo, ou das linhas de execução de um pedaço que envolva Javascript e PHP, em que o debugger é menos útil.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estou à procura de um sistema do género, e encontrei esse tal log4php. Parece bastante documentado/completo, mas queria opiniões...

Knitter sempre o chegaste a usar?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora