• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

vaurdan

[Projecto Joomla]Portal Ciêntifico: NeoScience

26 mensagens neste tópico

Olá caros amigos do P@P,

à muito tempo que aqui não passo ;) mas isso vai mudar!!!

A Razão é a seguinte: Tenho andado a desenvolver um projecto, cujo este é um portal de ciencias feito em Joomla!!!

Presiso de alguns colaboradores que gostem de ciencias para adicionar artigos ao po portal ;) Obrigado

EDIT: Esquecime... A Url é: http://neoscience.alojagratis.org/ :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

se quiseres algumas cenas de geologia, fomação do universo e etc podes contar comigo para escrever qualquer coisa, até me ajuda a estudar ;)

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

muito fixe, eu também sou um "apaixonado" pelas ciências, excepto matemáticca...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já somos 2 ®idelight  :-[ (espero que a tofas nao veja estas mensagens xD)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

já estou registado. (tens de fazer aí uns upgrades visuais a isso ;) )

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

já estou registado. (tens de fazer aí uns upgrades visuais a isso ;) )

Cumps

se poderes fazer o logo para o site... é que eu usei paint :/

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tenho uma crítica constructiva sobre o artigo: "Os tubos de raios catódicos". O artigo está bom, mas acho que falta referir o que afinal é isso de raios catódicos.

Os raios catódicos são electrões que são libertados pelo polo negativo e deslocam-se para o polo positivo. Estes electrões atravessam o gás rarefeito, excitando este, esta excitação faz com que o gás emite luz visível ou não.

Sobre o exemplo da televisão:

A origem da luz na tela é que na tela na parte interna frontal é constituída por material fluorescente e quando os electrões chocam no material excitando-o, este emite luz.

Sobre a TV: http://br.geocities.com/saladefisica7/funciona/televisao.htm

E isto que explica por alto o processo do que é isto de excitação: http://www.forp.usp.br/restauradora/laser/fisica.html (não encontrei nada mais básico ;))

Estive a explorar o resto, e tenho mais umas opiniões.

Sobre a tabela periódica, o Hidrogénio não deve pertencer a nenhum dos grupos presentes.

Não é fácil decidir a posição a atribuir ao hidrogénio na Tabela Periódica, uma vez que não se encaixa em nenhum dos grupos. Por vezes é colocado no topo do grupo I (metais alcalinos) e, realmente, tendo em conta a sua natureza electropositiva, insere-se melhor neste grupo do que em qualquer outro. Outras vezes, o seu comportamento assemelha-se ao dos halogéneos, aceitando um segundo electrão para formar um ião mononegativo.

De facto, a estrutura atómica do hidrogénio (um núcleo com carga unitária positiva e um electrão) é tão diferente de qualquer outro elemento, que se justifica colocá-lo num local especial da Tabela Periódica, não o associando a qualquer grupo em particular.

E sobre os símbolos químicos acho que o correcto seria que o título apresenta-se o verdadeiro símbolo de cálcio e do rádio, ou seja, a segunda letra do simbolo deveria estar em minúsculas.

Um boa continuação no teu projecto ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sobre a tabela periódica, o Hidrogénio não deve pertencer a nenhum dos grupos presentes.

Não é fácil decidir a posição a atribuir ao hidrogénio na Tabela Periódica, uma vez que não se encaixa em nenhum dos grupos. Por vezes é colocado no topo do grupo I (metais alcalinos) e, realmente, tendo em conta a sua natureza electropositiva, insere-se melhor neste grupo do que em qualquer outro. Outras vezes, o seu comportamento assemelha-se ao dos halogéneos, aceitando um segundo electrão para formar um ião mononegativo.

De facto, a estrutura atómica do hidrogénio (um núcleo com carga unitária positiva e um electrão) é tão diferente de qualquer outro elemento, que se justifica colocá-lo num local especial da Tabela Periódica, não o associando a qualquer grupo em particular.

A Tabela Períodica foi uma adaptação da a da WikiPedia!

E sobre os símbolos químicos acho que o correcto seria que o título apresenta-se o verdadeiro símbolo de cálcio e do rádio, ou seja, a segunda letra do simbolo deveria estar em minúsculas.

Não Percebi :/ Poderias dar um Exemplo?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A Tabela Períodica foi uma adaptação da a da WikiPedia!

Não Percebi :/ Poderias dar um Exemplo?

Sobre a tabela, eu tive química desde o 8.º ano até a universidade, eu falo porque sei. O hidrogénio é um átomo a parte!

E se queres encaixar o H num dos grupos, o mais correcto é o 1.º grupo (metais alcalinos) e é assim que aprendes isto no 9.º ou 8.º ano escolar.

Se quiseres acreditar mesmo assim no Wikipedia, acredita.

Sobre os títulos, tu tens :"CA (cálcio)" e eu sugeri que o mais correcto seria "Ca (cálcio)", porque o símbolo químico do cálcio é Ca. O mesmo se passa com o Rádio.

EDIT: Nalguns livros escolares, principalmente do 10.º até ao 12.º, o H aparece "solto" sem pertencer à qualquer grupo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Puz a citação que me dissestepara o Hidrogenio

Fizeste bem  ;)

Aliás no wikipédia classifica o H: Classe, série química Nenhuma , nenhuma

Mas a cor dele na tabela periódica no wiki é infeliz e devias corrigir isso no teu site, porque hidrogénio ser um Metalóides é uma coisa absurda!

O hidrogénio tem propriedades de metal alcalino e de halogénio! A cor mais correcta seria branco, ou seja, não pertence a nenhum grupo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Feito ;) Obrigado e não te esqueças regista-te no Site ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ya está fixe... agora a "brincarem" vão acabando por aprenderem umas coisas....  :D:thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

a ideia é fixe e têm a ver com um grande projecto em que estou a participar... quando li até pensava que tinhas sacado a ideia.. h3h33hh3

mas olha... nunca coloque um site on-line assim... a primeira imagem com que uma pessoa fica ao visitar um site vai se manter para sempre e será sempre a base comparativa.. têm a ver com a forma como o cerebro funciona... uma forma que oc erebro arranjou para tomar decisões em fracções de tempo... o minimo possivel... na selva a diferença entre a vida e a morte

o site está muito mau a nivel de imagem e só o deviam por on-line depois de dar um arranjo...

eu estou a tentar implementar um mecanismo de gestão de recursos (ppl com conehcimentos de programação, design, sistemas) disponiveis para ajudar em projectos... ando ainda em guerra com o E-GroupWare... um sistema de E-GroupWare open-source muito bom, mas complexo...

tipo.. criar uma corrente de ppl unido e segundo um mesmo ideal e que depois vão colaborando nas areas que dominam em projectos que solicitem...

eu sugeria a integração desse projecto neste ambito que passará muito pelo forum P@P segundo o planeado...

mas deixa-me darvos os parabens... é verdadeiramente um iniciativa louvavel e é sem duvida um projecto que vai combater aquilo que avho que é o maior problema da humanidade - a ignorancia... PARABÉNS... foi um tiro em cheio... vou tentar colaborar o maximo com este projectos

eu vi o teu pedido na private mesage e vou ajudar... vou ver se esta noite falo contigo no MSN

nota: aqui está um design que acho fabuloso... brutal... um caminho a seguir... logico que adaptado ao conteudo do site

http://www.pickle-green.com/egraphics/main.php?id=eggs

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tens aqui um banner feito à pressão, espero k gostes... (tentei usar o teu crocodilo, penso que seja a mascote...)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

sim Ariops... é esse o espirito.. vamos todos tornar este projecto em algo que dignifique a humanidade...

vou ver se falo com eles para passar os meus projectos dessa area para esse portal... unindo assim esforços--

acho tambem que se devia usar melhor as fonte no portal...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

vou tentar fazer um artigo sobre as transferências de energia e a lei de Stefan-Boltzmann, bem como sobre o funcionamento de paineis fotovoltaicos e dos colectores solares.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Lamento, mas só podem contar com as minhas críticas nesse projecto sobre todo o que for de ciências exactas, não há tempo para mais  :):D

cumpr. brink@ero  :smoke:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Muito obrigado pelas dicas TeckV olha voute mandar uma PM com o meu mail de MSN Actual! Agora so quero que sabam que em menos de um mes de existencia o site ja ganhou um premio (1º Lugar) numa feira de ciências :) Iremos ás nacionais por isso agradecia ajuda de todos des-de os graficos até ao template :D

Obrigado. Vaurdan

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas, recebo sempre mails duplicados !

deve ser bug :/
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora