• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

IceBrain

À Boleia

16 mensagens neste tópico

Boas, eu tenho estado a tentar arranjar alguma ideia para programar algo maiorzinho que os scripts de 20 linhas e numa conversa veio a ideia de fazer um site dedicado à gestão de boleias.

O funcionamento seria:

- Utilizador com carro que quisesse reduzir os custos da gasolina inscrevia o seu trajecto diário num mapa com os pontos de partida e chegada e possivelmente pontos intermédios para ajustar perfeitamente o trajecto (isto usaria o Google Maps que permite calcular o trajecto ideal entre 2 pontos e com pontos intermédios)

-Utilizador sem carro que quisesse ter boleia partilhando os custos inscrevia apenas os pontos de partida e chegada e o sistema calcularia se existe algum condutor cujo trajecto passe por aqueles dois pontos (com uma folga de X metros).

-Possivelmente poder-se-ia implementar o sistema de divisão de carros, para trajecto idênticos (hoje levo um, amanhã o outro...)

A questão não está relacionada com a possibilidade dos projecto: eu sei que o consigo fazer, tanto ao nível de trabalhar com o Google Maps como ao nível do registo dos utilizadores e trajectos numa BD em PHP.

A questão é se existiriam interessados, ou seja, se o site não ficaria depois às moscas. Eu sei que a maior parte dos projectos aqui têm mais o objectivo de aprender do que serem bem sucedidos, mas eu gostava de conseguir um pouco dos dois :)

Isto já existe, mas nunca vi nenhum com recurso a automatização usando mapas (normalmente são uns fóruns em que as pessoas têm que ler dezenas de posts) e normalmente estão dedicados a grandes viagens ocasionais, não ao dia-a-dia.

Resumindo: Vocês estariam dispostos a usarem-no?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Grande ideia a tua!

Penso que esse projecto, com uma boa imagem e divulgação teria pernas para andar. hoje em dia, devido ao preço de combustíveis, endividamentos por causa das prestações dos carros e tal cada vez mais pessoas optam por essa solução, ir á boleia.

Parte também da boa vontade dos condutores, se têm problemas em transportar desconhecidos nas suas viaturas, mas parte do pressuposto que se se registam num serviço desses não têm esse problema.

Pelo que não se justifica estarem milhares de automóveis em todo o país que apenas transportam 1 ou 2 pessoas, e ainda mais se estas forem para o mesmo sítio! Penso que esse sistema pudesse reduzir não só os gastos do condutor com as despesas do automóvel, como também diminuir o tráfego nas estradas e principalmente no centro das cidades, diminuir as emissões de CO2 para a atmosfera, proporcionar a criação de novas amizades (ou sabe-se la mais o quê! :() bem como acabar com o problema dos estacionamentos inexistentes!

Por outro lado é preciso também muita credibilidade por parte do sistema em relação às pessoas que nele se registam, uma  vez que todos os dias chovem notícias de assaltos à mão armada, car jacking e coisas do género, muitas pessoas podem-se aproveitar desse sistema para o fazerem!

Mas força com isso... podes contar já com um utilizador!

Cumps kripton2007

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tu já respondeste um pouco a ti próprio. Tens meios tecnicos para por um projecto deste de pé mas mante-lo é possivelmente o maior desafio.

É um pouco uma questão de estares disposto a investir muitas horas nisso em manutenção, supervisionamento, etc.

Uma empresa grande que já tenha outros negócios, põe um sistema destes no ar. Investe umas centenas de milhar de euros em publicidade e entra no mercado, depois é uma questão de ter um bom serviço ou não.

Tu a titulo pessoal muito dificilmente tens essa disponibilidade financeira, a não ser que sejas muito rico.

Eu há tempos vi um site que fazia isto mas tal como disseste muito básico. Acontece que os gajos que o fizeram apareceram no telejornal. Ora isso é uma ajuda muito grande.

Já dá para descolar. Os gajos é que tinham um site muito pobrezinho e aquilo não foi a lado nenhum. Tendo um site bem feito, implementado de forma solida, com uma ajuda dessas já conseguias obter possivelmente algum retorno que te permitiria andar para a frente.

Mas não te iludas, a não ser que tenhas contactos priviligiados, os jornalistas não vão ter contigo por causa do site em si. Em teoria os jornalistas informam, na prática servem para dizer aquilo que é suposto dizerem sobre quem tem que aparecer nas notícias por motivos que não são para ser partilhados com o leitor/ouvite/espectador.

Independetemente disto tudo, podes sempre tentar, determinação é o mais importante, acho eu pelo meno. Boa sorte.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas força com isso... podes contar já com um utilizador!

Com dois, e até com ajuda na programação/manutenção se for necessário, apesar de me parecer que não precisas :(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Com dois, e até com ajuda na programação/manutenção se for necessário, apesar de me parecer que não precisas :(

Yah.. se precisares de ajuda na programação, manutenção ou testes diz alguma coisa, k estou aqui para ajudar naquilo que for possivel!

e mais uma vez, FORÇA NISSO!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado pelo input!

Sobre a segurança dos utilizadores, esse é um dos maiores problemas que afectam o projecto. Em pessoalmente acho que dificilmente alguém que se dedica ao carjacking se vai dar ao trabalho de se registar no site, mas eu não sou perito e, mesmo que assim fosse, o que conta é o que as pessoas em geral acham.

Uma das formas de evitar isso, visto que o objectivo do site é estabelecer acordos de boleias diárias, seria incluir uma fase que envolvesse um encontro entre os dois num sítio público, até para combinar pormenores.

Já sobre o que o pedrotuga disse, eu estou disposto a gastar várias horas semanais nisto. Aliás, sendo estudante de Eng.Informática até seria um bom projecto para um portfólio futuro. E mesmo quanto a recursos físicos (aka servidor web) o mais provável será o oferecido pela faculdade dar durante bastante tempo.

Agora quanto a recursos monetários para publicidade, nada :| Mas se o site funcionar bem posso tentar que a faculdade ponha um link no site ou assim :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sobre a segurança dos utilizadores, esse é um dos maiores problemas que afectam o projecto. Em pessoalmente acho que dificilmente alguém que se dedica ao carjacking se vai dar ao trabalho de se registar no site, mas eu não sou perito e, mesmo que assim fosse, o que conta é o que as pessoas em geral acham.

Uma das formas de evitar isso, visto que o objectivo do site é estabelecer acordos de boleias diárias, seria incluir uma fase que envolvesse um encontro entre os dois num sítio público, até para combinar pormenores.

Ou seja, algo na onda dos sites de couchsurfing que o HecKel frequentava quando andava a viajar durante o Erasmus não é?
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tinha pensado nisso. No entanto, não sei se essa solução ajudava assim tanto. A não ser que as pessoas tivessem o cuidado de ser mesmo um sítio publico, tipo um café ou qualquer coisa desse género.

Não sei se não há o perigo de alguem utilizar o sistema de outras formas, como raptos e isso. Se calhar já estou a exagerar! A ideia também não é propriamente para pessoas muito novas.

Ah... E há outra coisa. Convem que um sistema desses favoreça ficar-se (quase) sempre com a(s) mesma(s) pessoa(s). Para além de permitir que as pessoas se conheçam melhor e confiem mais umas nas outras (e o que quer que aconteça mais, como disse o kripton2007), também facilitava a organização.

JJ

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

@djthyrax: Não conheço bem o Couchsurfing, mas li na FAQ que têm um sistema de "círculo de confiança", no qual eu já tinha pensado, e um sistema de verificação de morada por correio, mas que eu duvido que resultasse bem, acho que ninguém pagaria por isso.

@Jeronimus: Sim, seria num sítio mesmo público como um café, mas embora em pudesse avisar não poderia obrigar ninguém, mas o público alvo do site seriam adultos que se esperam responsáveis.

Quanto ao favorecimento, não percebi bem...? Quando registas o teu trajecto diário ele devolve-te todos os que se adequam, e claro que podes escolher pessoal que já conheças ou que têm maior pontuação (feedback).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Tal como referido aqui, existem algumas semelhanças deste projecto em relação ao CouchSurfing e até mesmo ao BookCrossing, na medida a adesão das pessoas é praticamente o único parâmetro para medir o sucesso do projecto, em grosso modo.

Esquecendo os problemas de segurança, o conceito é bastante bom, principalmente pelos motivos apresentados pelo "kripton2007". O único problema desta ordem de ideias é que os problemas de segurança não são assim tão irrelevantes.

Pessoalmente, assusta-me a ideia de entrar num carro dum desconhecido confiando que ele me vai levar ao local onde eu quero.

É preciso não esquecer que muita gente nem se quer confia na Internet para compras, quanto mais para arranjar uma boleia.

No meu ponto de vista, este projecto só é viável se existir um conjunto de medidas de segurança que ponham os "condutores" e os "passageiros" num estado de confiança perante o serviço. Caso contrário, torna-se difícil.

À primeira vista, parece-me importante que existam índices para cada utilizador do género: impressão geral, pontualidade, segurança como condutor, simpatia, etc. Mas mesmo com estes índices, é complicado convencer alguém a iniciar as actividades.

Eu diria que talvez seja importante até amigos se registarem e irem registando as suas boleias para começar a dar movimento ao serviço.

Sem me querer tornar repetitivo (apesar de sentir que já consegui um pouco), investe tempo a pensar na segurança.

Tomás

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu acho que a forma de segurança mais viável é a do "círculo de conhecimentos", em que cada pessoa afirma conhecer e depositar confiança noutra. O problema é que se só utilizarmos as boleias de quem tem essa "confiança" qualquer pessoa que não conheça alguém que já esteja registado fica "de fora".

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É uma possível forma de segurança. Mas não se será a mais viável, uma vez que é fácil entrar no círculo (basta conhecer alguém).

Em última análise. Nenhum sistema é perfeito....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
@Jeronimus: (...)

Quanto ao favorecimento, não percebi bem...? Quando registas o teu trajecto diário ele devolve-te todos os que se adequam, e claro que podes escolher pessoal que já conheças ou que têm maior pontuação (feedback).

Ok. Nesse caso, o sistema de pesquisa podia mostrar em primeiro lugar os condutores que o utilizador conhecesse melhor (com base do número de boleias).

JJ

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Re-encontrei o tópico, e lembrei-me de postar o que aconteceu.

Simplesmente ainda andava eu a experimentar com a Kohana e a desenhar uns planos "por alto", quando a Galp lança o Galpshare, que faz mais ou menos o mesmo que eu pensava fazer, com publicidade massiva :| O resultado é que ao fim de menos de dois meses tinham 10 mil inscritos.

Que timing :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

lol .. faz-me lembrar quando tive uma ideia à uns 6 anos para um jogo online, que entretanto ficou na gaveta como ideia, e um ano depois (ou mais) descubro o http://www.tribalwars.net , que é uma exacta cópia da ideia que tinha tido, inclusive o raio do logotipo.

Que faz comichão, faz :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora