• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Dkid

Symfony - Como trabalhar ?

23 mensagens neste tópico

Boas pessoal, eu consegui ontem instalar o symfony no meu desktop, mas o problema é que ainda nao percebi como vou trabalhar com a framework!

Após instalar como é que passo a fazer o código na framework?

Obrigado pela atenção

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se tivesses dúvidas especificas terias respostas directas, agora como a tua dúvida resumiu-se ao como usar a framework eu dei-te o manual da framework :).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, mas eu ainda nem entendi como mexer na framework..... tenho de usar o sandbox ?

tipo eu para fazer um programa em C# executo o Visual C#.... e para mexer no symfony o que faço ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas pessoal, cheguei a um ponto em que devo fazer "symfony propel-build-model"

E ele diz-me : "Could not perform XLST transformation. Make sure PHP has been compiled/configured to support XSLT"

Estive a fazer umas pesquisas, tentei instalar mas não entendi nada...

Estou a usar o WAMP mas eu não vejo nada sobre XSLT nas extensões do php...

Já me doí a cabeça de tanto procurar e tentar e não ser bem sucedido!

Obrigado pela atenção

PS: eu vou aqui no tutorial : http://www.symfony-project.org/askeet/1_0/en/2

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sei se já te entendeste em relação a como começar. Talvez um tutorial básico de PHP te ajude a perceber as coisas. Uma aplicação web escrita numa linguagem interpretada como o PHP têm um ciclo de desenvolvimento diferente do que estás habituado.

Tipicamente actualizam-se os ficheiros com o código de fonte e vê-se o resultado servido pelo servidor web usando um browser. Não é preciso compilar, o servidor web, se tiver suporte para PHP encarrega-se de o interpretar.

Posto isto e seguindo em frente. Aparentemente o teu PHP não tem suporte para xslt.

Experimenta com outro all-in-one que não o wamp. Há uns poucos por aí, assim que me lembre de cabeça: xamp, wosp, php-home-edition.

Pessoalmente nunca consegui instalar módulos do php no windows. Nem sei se isso existe como módulo ou se tem que se recompilar o PHP para instalar isso, o que é deveras acançado para um principiante.

Boa sorte.

EDIT:

Como estás no início, essa framwork é capaz de ser um pouco overkill para ti. O codeigniter é mais facil para principiantes, mas isto já sou eu a falar das minhas preferencias.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas, eu sei que dá para "instalar" o modulo XSLT, só não estou a conseguir, talvez amanha com mais calma e menos stress eu consiga encontrar um bom tutorial de como o fazer...

Mas se alguém souber de um, agradecia que me ajudassem.

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas pessoal, após mais alguma leitura descobri que o XSLT não é suportado pelo PHP5...

Quando tento o comando "symfony propel-build-schema" (isto após ter copiado a dll relativa ao XSLT) dá-me um erro que nao encontra o php4ts.dll, pois estou a usar o wamp com o php 5.2.6!

E agora ? parece-me que é necessário o php4 para continuar a usar o symfony

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estás enganado aí algures no meio dessa confusão toda.

Existe suporte para XSLT no PHP5. Por que é que não havia de exisitir, e em particular após a mensagem que afixaste.

Para alem do mais a framework que estás a falar nem se que é compatível com PHP4, só com o 5.

Já que cá estamos, o PHP4 já não é suportado há algum tempo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Fogo, desculpem tantos post, mas será que alguém me pode dar uma ajuda ?

symfony propel-build-model

Vou ver aos logs do PHP e :

[07-Jan-2009 14:31:42] PHP Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library 'c:/wamp/bin/php/php5.2.6/ext/php_xslt.dll' - Impossível localizar o módulo especificado.

in Unknown on line 0

Ok, pensei que indo sacar o dll à net resolvesse o problema (claro que nao resolveu) entao o erro ja foi nao ter o php4ts.dll pk o dll estava escrito para PHP4

Como ja sabia e voces disseram bem o PHP4 está descontinuado....

pesquisei mais um pouco e dei com o LibXSLT ( http://xmlsoft.org/XSLT/docs.html )

O qual me manda para o site http://www.zlatkovic.com/libxml.en.html#install o qua diz respeito a utilizadores Windows...

Fiz o download do libxml2, e libxslt, visto que o LibXSLT necessita do libxml2 ... até ai tudo bem.

Penso que fosse para copiar os dll's para o System32... e assim fiz... mas e agora ?

Alguém me dá uma ajuda ?

Cumprimentos e desculpem esta salganhada

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Que grande confusão que realmente aí anda. Não sei como se instalam módulos do php no windows, mas concerteza não é copiando um dll para uma pasta de qualquer maneira.

Experimenta outro pacote que não o wamp. Alguns nem precisam de instalação, é só unzipar iniciar e tens tudo a funcionar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas pessoal, eu andei aqui a dar uma volta tão grande... mas tão desnecessária... (no coments)

Bastava-me habilitar o php_domxml.dll e o php_xsl.dll que se encontram na pasta ext do php.

Pronto... mas agora a história é outra e isso nao sei resolver... entao envio abaixo uma imagem do meu erro:

schemans1.th.png

Mesmo assim fui à linha onde me dá o erro

C:\wamp\bin\php\php5.2.6\PEAR\symfony\plugins\sfPropelPlugin\lib\vendor\propel-generator\classes\propel\phing\AbstractPropelDataModelTask.php

Mas nao faço ideia do que devo alterar, isto é, se for mesmo para alterar alguma coisa...

// Make a transaction for each file
		foreach ($dataModelFiles as $dmFilename) {

$this->log("Processing: ".$dmFilename);
			$xmlFile = new PhingFile($srcDir, $dmFilename);

$dom = new DomDocument('1.0', 'UTF-8'); //linha 428
			$dom->load($xmlFile->getAbsolutePath());

Se me puderem ajudar agradecia....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Infelizmente não consigo ajudar muito mais. Chamada a uma função indefinida na framework... é deveras esquisito. Certificaste-te que estás a usar o PHP5?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

não te posso ajudar muito pois não sei como trabalhar com isto lol, no entanto pesquisei um bocadinho pelo google e encontrei pessoal com ,pelo menos, o primeiro erro que te aparece.

parece que tens que comentar a linha extension=php_domxml.dll que parece interferir com alguma coisa.

links:

http://www.symfony-project.org/forum/index.php/mv/msg/651/2599/

http://www.phpbuilder.com/board/showthread.php?t=10346341

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas pessoal, apesar de quase ter desaparecido, ainda nao me dei por vencido...

Apenas tenho os projectos da escola à frente...

Voltanto ao que interessa:

se eu comendar o php_domxml.dll então nem funciona mesmo

Entretanto resolvi o problema anterior... mas deu-me outro....

symfony propel-build-schema

[23-Jan-2009 16:26:02] PHP Fatal error:  Call to undefined method domdocument::appendChild() in C:\wamp\bin\php\php5.2.6\PEAR\symfony\plugins\sfPropelPlugin\lib\vendor\propel-generator\classes\propel\phing\PropelSchemaReverseTask.php on line 352

symfony propel-build-model

[23-Jan-2009 16:31:15] PHP Fatal error:  Call to undefined method domdocument::load() in C:\wamp\bin\php\php5.2.6\PEAR\symfony\plugins\sfPropelPlugin\lib\vendor\propel-generator\classes\propel\phing\AbstractPropelDataModelTask.php on line 429

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Há um problema qualquer com esse módulo (php_domxml.dll). Já experimentaste ver no Google se é um problema comum?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Há um problema qualquer com esse módulo (php_domxml.dll). Já experimentaste ver no Google se é um problema comum?

boas,

Acabei por decidir desinstalar o wamp que tinha para instalar um novo.... mas talvez quando estiver a usar net de casa instale o Xampp..

Estou a usar o WampServer 2.0f e agora deu-me outro erro totalmente diferente:

fatal error: class 'PDO' not found in c:\wamp\bin\php\php5.2.6\PEAR\symfony\plugins\sfPropelPlugin\lib\vendor\propel\util\PropelPDO.php on line 42

A linha 42:

class PropelPDO extends PDO {

PS: Embora a pasta do Php indique a versao 5.2.6, é a versao 5.2.8(dei o mesmo nome à pasta porque houve uns conflitos..

Obrigado pela ajuda

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Esse erro é porque não tens o PDO, o que tambem é esquisito.

Olha lá... por acaso sacaste a sandbox? é que às tantas pegaste na versão para um servidor e atiraste-a para a tua documente root à bruta.

Já agora, essa framework não é aconselhada para principiantes nem para pequenos projectos, não sou eu quem o diz, são os prórpios autores da documentação do symfony.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Esse erro é porque não tens o PDO, o que tambem é esquisito.

Olha lá... por acaso sacaste a sandbox? é que às tantas pegaste na versão para um servidor e atiraste-a para a tua documente root à bruta.

Já agora, essa framework não é aconselhada para principiantes nem para pequenos projectos, não sou eu quem o diz, são os prórpios autores da documentação do symfony.

Boas, estou a ver que não é nada aconselhada... estou a tentar trabalhar com ela e não saio dos primeiros passos...

Quanto à sandbox, não nao saquei a sandbox.

Quanto à versão de servidor foi instalado através do PEAR...

Mas uma vez que investi tanto tempo será que não há volta a dar ?

Senão.. paciência, o que aconselham a iniciados ?

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ainda não começaste sequer a a escrever código, usando outras frameworks a única coisa que tens que fazer definir os detalhes da base de dados e está tudo pronto a usar.

Eu só posso aconselhar das que conheço:

O codeigniter é bem simples de perceber e está excepcionalmente bem documentado.

Podes tambem optar pelo kohana que foi um fork comunitário do codeigniter, tem mais funcionalidades e é mais desenvolvido mas a documentação ainda não está ao mesmo nível da do codeigniter.

Uma opção minimalista mas que faz bem o que tem que fazer é esta:

barebones-mvc

http://code.google.com/p/barebonesmvc-php/

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora