• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

AngelGod

Como criar uma espécie de routina em php? :S

4 mensagens neste tópico

Boas,

Eu sou um bocadinho para o newbie em php e estou aqui com uma pequena dúvida de lógica e de conhecimo, se alguem poder dar um ajudinha fico agradecido :)

A questão é a seguinte:

Imaginamos que dia 1 do mês 2 uma pessoa faz anos e eu queria que fosse enviado um email para mim a avisar que a pessoa faz anos 5 dias antes e depois no dia anterior...

Não estou a ver como é que uma data guardada numa tabela mysql pode ser recnhecida pelo php para me enviar o email...

Se existir uma maneira de todos os dias o php correr um procedimento que va ler a base de dados comparar com o dia actual e se existir algum caso ele então envia o email... deve ser mais ou menos isto não é?

Agora não tenho conhecimento nem encontrei nada de como poder faze-lo...

nota: não liguem muito ao exemplo que dei, não estou a realizar um projecto de aniversários nem nada mas envolve a mesma lógica que é a gestão de coisas "agendadas" ou assim... dei este exemplo apenas para eu poder compreender a "lógica" e o resto deixo a cargo da minha imaginação... =)

Agradecia muito uma ajudinha ^^

Thks pelo vosso templo.

Fiquem bem =]

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

Um cronjob resolve-te o problema, se tiveres o php a correr em linux .. basicamente o cronjob é "programado" para correr o php com a frequência que quiseres .. a partir daí basta o php ter as instruções necessárias para ir ao mysql e fazer as suas verificações.

Abraço

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

caso estejas a experimentar em linux, a solução mais viavel, no meu ponto de vista é, um codigo na pagina index que faz o trabanho do cronjob,mas no caso de lembranças de compromissos e isso, este metodo, se calhar e' para esquecer.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Thks pela ajuda pessoal ja andei a investigar isso das cron jobs e ja me safei :(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora