• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Jucas

[Resolvido] Aceder Excel

10 mensagens neste tópico

Boas a todos,

Dei inicio a minha aprendizagem de Visual BASIC a muito pouco tempo  :wallbash: e tenho aqui uma duvida que gostaria de vos colocar.

Pretendo criar um pequeno ficheiro executável, que é suposto ser colocado no "ambiente de trabalho", que tem por objectivo aceder a uma folha de excel e alterar vários parametros lá dentro.

Ora o meu problema é que toda a programação que encontro de visual basic para excel é feita através do VBE de excel e aquilo que eu pretendo é aceder ao excel de fora.

Já entendi como funciona aqueles comandos do excel tipo:Workbook, worksheet... etc...

Também já tenho o ficheiro .exe pronto e com o aspecto que eu pretendo.

Agora o que eu gostava era de saber manipular janelas do Windows e conseguir aceder ao excel através deste ficheiro executável (o meu form).

Será que alguém me pode indicar um livro ou algum tutorial na net mais indicado para o meu problema?

Espero estar a colocar o tópico no sitio certo.

Obrigado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá,

Vários programas podem aceder a ficheiros de Excel e alterar dados. O Excel também permite utilizar Visual Basic, através do VBA internamente, e não permite criar ficheiros executáveis (como é obvio).

Qual é o VB que te referes ... VB6 ou VB.NET ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Refiro-me ao VB6, desculpa esqueci-me de dizer.

Pois eu tinha noção que vários programas faziam isso, mas como me estou a dedicar a VB6 gostava de fazer através deste.

Já agora se não estiver a abusar da tua paciência poderias explicar a diferença entre VB6 e VB.net?

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O VB6 é um programa que neste momento está descontinuado, embora existam muitas pessoas que o utilizam e que o aprendem, e que foi substituido pela versão .NET. A versão VB.NET têm uma framework comum (tipo biblioteca de funções) e trás um conjunto de novas funcionalidades e melhorias em relação ao VB6.

Relativamente à tua pergunta, podes começar por ler este manual e depois colocar as tuas dúvidas:

Tutorial/FAQ: How to Automate Excel from VB6 (or VB5/VBA)

PS: Vou mover para a secção correcta!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok obrigado.

Bom pareçe-me que é melhor neste caso começar a procura de toturiais de VB.net.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É mais ou menos...

Eu preciso desenvolver esta aplicação para o usar no emprego, no entanto este tipo de linguagem sempre me deixou muito curioso, e agora que finalmente tenho algum tempo vou-me dedicar a aprender (o saber não ocupa lugar).

Nestas poucas horas que andei a pesquisar de vb.net deu para perceber que as diferenças para VB6 não são assim muitas.

Ou então eu ainda não estava (felizmente) muito dentro do VB6 lol.

Seja como for dei uma espreitadela no teu blog e agradou-me bastante. :)

Olha num post anterior colocaste o seguinte link:

Tutorial/FAQ: How to Automate Excel from VB6 (or VB5/VBA)

Em vb.net os comandos/códigos são os mesmos ou não?

Conheces algum link para um tutoria semelhante em V.neta?

Juliano obrigado pela paçiência  :smoke:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Maldito corrector ortográfico....

Eu queria dizer:

Jpaulino Obrigado pela paciência :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Maldito corrector ortográfico....

Eu queria dizer:

Jpaulino Obrigado pela paciência :)

Não há problema ... mas podes editar o teu post e alterar :)

Basta procurares por "vb.net excel automation" e encontras toneladas de exemplos. No exemplo que eu te indiquei o blog tens o básico todo ... depois é adaptar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora