• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

stinkle

[Resolvido] hdds não reconhecidos

12 mensagens neste tópico

Boas.. tenho um computador desktop com dois hdd de 320 GB sata cada. Aqui á dias o meu computador deixou de funcionar, às vezes ligava e reiniciava ao iniciar o windows, outras vezes o monitor n dava sinal e a motherboard dava um grande numero de bips rapidos (nunca consegui contar os bips de modo a perceber qual era o código do erro).

Já iniciei o computador com um liveCD (Ubunto) e verifiquei que toda a informação se encontrava nos discos.

Ora quando tentei formatar o computador com o cd do Windows SP2 ele não me reconhece nenhum dos discos no menu de partições. Estou um bocado enrrascado e agradecia a vossa ajuda.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Ora quando tentei formatar o computador com o cd do Windows SP2 ele não me reconhece nenhum dos discos no menu de partições. Estou um bocado enrrascado e agradecia a vossa ajuda.

Normalmente quando tens discos SATA e os tens na bois configurados para serem "SATA mesmo" tens que utilizar uma disquete com drivers para eles serem reconhecidos pelo instalador do Windows, pelo menos é o que tenho que fazer com os dois PC's que tenho aqui em casa com SATA.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Normalmente quando tens discos SATA e os tens na bois configurados para serem "SATA mesmo" tens que utilizar uma disquete com drivers para eles serem reconhecidos pelo instalador do Windows, pelo menos é o que tenho que fazer com os dois PC's que tenho aqui em casa com SATA.

hmm.. ok, duas perguntas:

-Como crio essa disquete? Tenho de ir ao site da marca sacar os drivers?

-Como utilizo a disquete?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

esses drivers normalmente vem com a motherboard, ve o cd da mesma.

na instalaçao do windows no inicio aparece umas infos no fundo do ecra para clicar em f2... etc e aparece uma opção para clicar em f6 para instalar controladores, quando aparecer essa opção clicas e pouco depois vai te pedir a disquete com os controladores.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas novamente. Fui ao cd da motherboard e na pasta Drivers/SATA2 encontrei duas pastas: Intel e JMicron. Na pasta Intel aparecem duas pastas (XP64_MCE_XP_2K(5.5.0.1035) e XP64_MCE_XP_2K(5.7.0.1011) cada uma destas pastas com um ficheiro iata_cd.exe no seu interior; Na pasta JMicron aparece uma pasta (XP64_MCE_XP_2K(v109)) contendo duas directorias (x64 e x32) e varios ficheiros incluindo um Readme que indica como criar uma disquete para os drivers.

Penso que devo fazer como diz na pasta JMicron pois possui referência a x32 ao contrario do conteudo da pasta Intel. Mas gostaria de saber a vossa opinião.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

fiz o que dizia no readme.txt e criei a disquete com os drivers. Quando perguntou se queria algum controlador especial carreguei F6 e fiz o "load" dos drivers do x32, mas o setup do windows continuou sem reconhecer os discos.

Tentei mais tarde com o x64 e deu-me uma mensagem a dizer que um dos ficheiros estava corrompido. Voltei a copiar os ficheiros do cd da motherboard e deu a mesma mensagem. O problema mantém-se!

segue o que diz no readme file

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

dei uma olhadela rápida no Google sobre a tua board e salvo erro o controlador sata é Intel, testa aí com os drivers da Intel.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

boas novamente...

Problema resovido. Fui ao site da ASROCK e fiz o download dos drivers para Intel que la estavam. Estes ao contrario dos que vinham no cd (para Intel) estavam preparados para por na disquete.

A partir daí foi sempre a abrir  :biggrin:

Obrigado pela vossa ajuda :(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora