• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Tecno

.EXE's com Ruby ?

3 mensagens neste tópico

Gostaria de aprender uma nova linguagem de programação, para criar 3 programas standalone para Windows com GUI, executáveis, ou seja, ficheiros .EXE, gostaria de vos perguntar se é possível via Ruby e se sim, com que IDE/Editor ?

Pergunto isto, porque sou novo em Ruby e tenho lido que Ruby é uma linguagem "interpretada", de "scripts" e li na página de um IDE para Ruby (RDE), que os programas feitos nele, apenas podiam ser executados via linha de comandos ou com o IDE aberto, ou seja, deu-me a entender que não se podia compilar e executar através de um ficheiro executável criado ?

Se me puderem ajudar com estas dúvidas agradecia.

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim Ruby é uma linguagem interpretada e por isso o modo de utilização normal é a criação de scripts .rb que depois serão interpretados pela aplicação 'ruby', 'ruby.exe' no caso de estar a trabalhar em Windows.

Existem no entanto alternativas. Se o utilizador da aplicação tiver já ruby instalado, poderá criar um simples ficheiro batch que corra "ruby.exe ficheiro.rb". Se este estiver bem configurado, apenas um duplo-clique no ficheiro .rb seria suficiente.

Mas existem alguns compiladores, ou semelhantes, para criar ficheiros executáveis, embora sejam menos populares. Uma pesquisa rápida no google levou-me ao http://www.erikveen.dds.nl/rubyscript2exe/ por exemplo.

Se o que queres mesmo é criar aplicações com GUIs, então aconselho-te o Shoes(http://shoooes.net/). Funciona tanto em Windows, como GNU/Linux e Mac, utiliza Ruby e o resultado final é um executável senão me engano.

Boa sorte  :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Oops, respondi inicialmente ao tópico "Compilador de Ruby", mas já o apagei e está aqui a minha resposta:

Pessoal, tenho uma dúvida, sou novo em Ruby, queria aprender uma nova linguagem e após ver a sintaxe, decidi-me plo Ruby, mas não sei se fiz a escolha acertada...

Este tópico fala sobre "compiladores", pois eu andava à procura de um IDE para programar em Ruby, mas tenho lido que esta é uma linguagem "interpretada", de "scripts", ao ver um editor de Ruby, o mesmo dizia que para correr os programas em Windows, tinha que ter o editor aberto para poder executar, ora o meu problema é que eu preciso de fazer 3 aplicações standalone para Windows e queria que fossem executáveis (.exe), é possivel fazer isto com Ruby ?

Agradeço a ajuda que me poderem dar. Obrigado

Tens razão, ruby é uma lingaugem interpretada e não compilada. Acho que o jruby, que utiliza a Java VM, pode ser compilada para ficheiros .class, mas não tenho a certeza porque ainda não usei muito.

O teu editor/IDE serve para editar os programas. Depois podes corre-los dentro do IDE para não teres ir para a linha de consola, para ser mais rapido. Nada te impede de fechar o editor/IDE e depois correr à mão, a partir da linha de comandos o teu script fazendo: "ruby hello.rb" Alias, eu quando programo em Ruby uso Textmate junto com a linha de consola, é uma maravilha! ;)

Precisas mesmo de criar executaveis? Ou basta passares o directorio pelos computadores e depois executa-lo la? Se os outros computadores tiverem o Ruby já instalado com as gems que necessitas, então acho que só precisas de passar os scripts e já está.

Se queres mesmo criar executaveis, que basicamente são packages que trazem um interpretador de ruby la dentro, junto com as gems que precisas e os ficheiros do teu programa para correr, então tens o Crate e RubyScript2Exe. Acho que há outras, mas não estou a lembrar dos nomes neste momento.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora