• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Tecno

.EXE's com Ruby ?

3 mensagens neste tópico

Gostaria de aprender uma nova linguagem de programação, para criar 3 programas standalone para Windows com GUI, executáveis, ou seja, ficheiros .EXE, gostaria de vos perguntar se é possível via Ruby e se sim, com que IDE/Editor ?

Pergunto isto, porque sou novo em Ruby e tenho lido que Ruby é uma linguagem "interpretada", de "scripts" e li na página de um IDE para Ruby (RDE), que os programas feitos nele, apenas podiam ser executados via linha de comandos ou com o IDE aberto, ou seja, deu-me a entender que não se podia compilar e executar através de um ficheiro executável criado ?

Se me puderem ajudar com estas dúvidas agradecia.

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim Ruby é uma linguagem interpretada e por isso o modo de utilização normal é a criação de scripts .rb que depois serão interpretados pela aplicação 'ruby', 'ruby.exe' no caso de estar a trabalhar em Windows.

Existem no entanto alternativas. Se o utilizador da aplicação tiver já ruby instalado, poderá criar um simples ficheiro batch que corra "ruby.exe ficheiro.rb". Se este estiver bem configurado, apenas um duplo-clique no ficheiro .rb seria suficiente.

Mas existem alguns compiladores, ou semelhantes, para criar ficheiros executáveis, embora sejam menos populares. Uma pesquisa rápida no google levou-me ao http://www.erikveen.dds.nl/rubyscript2exe/ por exemplo.

Se o que queres mesmo é criar aplicações com GUIs, então aconselho-te o Shoes(http://shoooes.net/). Funciona tanto em Windows, como GNU/Linux e Mac, utiliza Ruby e o resultado final é um executável senão me engano.

Boa sorte  :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Oops, respondi inicialmente ao tópico "Compilador de Ruby", mas já o apagei e está aqui a minha resposta: