• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

nakuro

Mestrado mais especializado ou mais generalista?

11 mensagens neste tópico

Boas pessoal

Estou neste momento a terminar a minha licenciatura de bolonha e ando com algumas duvidas em relação ao mestrado.

Primeiro deverá ser a minha prioridade o mestrado ou deverei concentrar-me mais no mercado de trabalho?

O mestrado deverá ser uma especialização ou algo mais geral? Digo isto porque encontro mestrados de engenharia informática e mestrados mais específicos de redes e coisas do género. Que tipo escolher?

Já agora quais são as áreas com mais saída neste momento? Eu por exemplo gostava de tirar um relacionado com base de dados por exemplo, mas será uma área com saída neste momento? Digo isto porque quem não está inserido no mercado de trabalho por vezes, não tem uma noção exacta de como as coisas funcionam...

Eu estava a pensar tirar um mestrado mais especializado e ao mesmo tempo tentar arranjar um trabalho mais "light" para por um lado ganhar noção do mercado e claro experiencia. Será uma boa solução? Eu queria o mestrado porque considero que uma licenciatura de 3 anos é muita coisa para 3 anos, levamos com as coisas á força toda e nem dá tempo de uma pessoa tentar melhorar metodos de trabalho ou aprender coisas novas, sinto que estes licenciados serão carne para canhão, ou seja malta a saber so a programar em java ou noutro coisa qualquer. No fundo é a inserção num mercado com muita oferta... que naturalmente trás contratos de trabalho muito fracos quando não são a recibos verdes...

Agradeço as vossas opiniões  ;)

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tenho vários colegas na situação de tirar o mestrado e a trabalhar, as opiniões são positivas. Mais responsabilidade, mais trabalho mas que dá para se fazer. A experiência além de ser uma enorme mais valia a nível de qualidade pessoal, dá também outro aspecto ao currículo, até porque muitos sítios pedem especificamente mínimo de 2 anos. Espero realmente que seja uma boa solução porque é o que pretendo fazer :)

Os mestrados se calhar para uma opinião mais cuidada era melhor saber onde o vais tirar para se poder ver o plano de estudos. Por exemplo eu estou a pensar em tirar o mestrado no ISEP, onde estou a acabar a licenciatura. Todos eles me parecem mais específicos, mas sem exagerar e como permitem permutar algumas disciplinas dos outros mestrados, ainda se tem alguma margem para algo que se goste ou se queira aprender que não esteja incluído na nossa escolha. Mas vejo os mestrados no fim de tudo como uma especialização.

Áreas de interesse, tenho ouvido dizer que nas áreas de redes continua  haver bastante procura, e imagino que em áreas como programação distribuída e paralelismo ajam grandes procuras, principalmente agora com toda esta corrida pelas melhores maneiras de aproveitar ao máximo a potência de várias cores.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas pessoal

Estou neste momento a terminar a minha licenciatura de bolonha e ando com algumas duvidas em relação ao mestrado.

Primeiro deverá ser a minha prioridade o mestrado ou deverei concentrar-me mais no mercado de trabalho?

O mestrado deverá ser uma especialização ou algo mais geral? Digo isto porque encontro mestrados de engenharia informática e mestrados mais específicos de redes e coisas do género. Que tipo escolher?

Já agora quais são as áreas com mais saída neste momento? Eu por exemplo gostava de tirar um relacionado com base de dados por exemplo, mas será uma área com saída neste momento? Digo isto porque quem não está inserido no mercado de trabalho por vezes, não tem uma noção exacta de como as coisas funcionam...

Eu estava a pensar tirar um mestrado mais especializado e ao mesmo tempo tentar arranjar um trabalho mais "light" para por um lado ganhar noção do mercado e claro experiencia. Será uma boa solução? Eu queria o mestrado porque considero que uma licenciatura de 3 anos é muita coisa para 3 anos, levamos com as coisas á força toda e nem dá tempo de uma pessoa tentar melhorar metodos de trabalho ou aprender coisas novas, sinto que estes licenciados serão carne para canhão, ou seja malta a saber so a programar em java ou noutro coisa qualquer. No fundo é a inserção num mercado com muita oferta... que naturalmente trás contratos de trabalho muito fracos quando não são a recibos verdes...

Agradeço as vossas opiniões  :)

Cumprimentos

Eu o ano passado encontrei-me na mesma situação que tu, por isso venho cá dar a minha opinião. Na minha opinião pessoal, o mestrado não é algo fundamental para os cursos de 3 anos, mas se o tirares acabas por cimentar alguns conhecimentos e ter uma formação mais completa. Eu optei por um mais especializado e não um generalista, até porque não gostava do plano de curso do mestrado que havia na minha anterior escola (que tu deves saber muito bem qual é :P).

Como já disse, o mestrado não é fundamental para começar a trabalhar, e se começares já a tua vida profissional, nem que seja a meio gás, isso irá ser muito útil para o teu futuro. Por experiência própria, sei que quando estás à procura de emprego ficas de fora de muitos anúncios porque eles pedem cerca de 2 anos de experiência em determinada área. Foi essa a maior dificuldade que senti quando andava a procurar emprego.

Em relação a base de dados ser ou não uma área com saída, é uma área como as outras. Todas têm relativamente boas saídas em relação a outros cursos e segmentos de mercado. Mas um dos tipos de empregos em que vejo mais oferta é do tipo Administrador de sistemas, que também pode envolver bases de dados. Para além disso tens bases de dados em qualquer área do teu curso, por isso não me parece que vás encontrar nenhum mestrado focado apenas e só nas bases de dados, mas posso estar enganado.

Neste momento encontro-me a trabalhar e a tirar um mestrado que tem como especial ênfase a área de redes e arquitecturas de sistemas. É bastante trabalhoso, mais que os outros dois mestrados que existem lá, mas quanto a mim é aquele que se ajusta às minhas necessidades e expectativas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu o ano passado encontrei-me na mesma situação que tu, por isso venho cá dar a minha opinião. Na minha opinião pessoal, o mestrado não é algo fundamental para os cursos de 3 anos, mas se o tirares acabas por cimentar alguns conhecimentos e ter uma formação mais completa. Eu optei por um mais especializado e não um generalista, até porque não gostava do plano de curso do mestrado que havia na minha anterior escola (que tu deves saber muito bem qual é :D).

Como já disse, o mestrado não é fundamental para começar a trabalhar, e se começares já a tua vida profissional, nem que seja a meio gás, isso irá ser muito útil para o teu futuro. Por experiência própria, sei que quando estás à procura de emprego ficas de fora de muitos anúncios porque eles pedem cerca de 2 anos de experiência em determinada área. Foi essa a maior dificuldade que senti quando andava a procurar emprego.

Em relação a base de dados ser ou não uma área com saída, é uma área como as outras. Todas têm relativamente boas saídas em relação a outros cursos e segmentos de mercado. Mas um dos tipos de empregos em que vejo mais oferta é do tipo Administrador de sistemas, que também pode envolver bases de dados. Para além disso tens bases de dados em qualquer área do teu curso, por isso não me parece que vás encontrar nenhum mestrado focado apenas e só nas bases de dados, mas posso estar enganado.

Neste momento encontro-me a trabalhar e a tirar um mestrado que tem como especial ênfase a área de redes e arquitecturas de sistemas. É bastante trabalhoso, mais que os outros dois mestrados que existem lá, mas quanto a mim é aquele que se ajusta às minhas necessidades e expectativas.

Pois o plano da tua antiga escola também não me agrada muito :) , daí estar a pensar mudar de ares. Já agora andas onde a tirar o mestrado?

Eu andei a ver na universidade do minho e pareceu-me bem, pois eles integram a tese de mestrado relacionado com uma empresa, ou seja o ultimo ano na practica é um estagio onde integramos a nossa investigação num projecto.Pelo menos foi o que eu entendi :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Depende das tuas ambições, mas ou bem que se percebe como deve ser de um assunto ou então fica-se numa zona cinzenta onde se é apenas mais um...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Profissionalmente, e se estás a começar, a não ser que vás para o ensino, o mestrado não te trás muito. Existem sempre mestrados que podem ser uma mais valia, como áreas de data mining onde o conhecimento especializado é menor, mas se estás a começar a experiência virada para o que pretendes fazer é mais importante.

Há muito mais pontos que são avaliados além de um mestrado, arriscaria até dizer que, tirando situações pontuais, será um elemento que para quem está a começar, não afecta em nada.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois o plano da tua antiga escola também não me agrada muito :D , daí estar a pensar mudar de ares. Já agora andas onde a tirar o mestrado?

Eu andei a ver na universidade do minho e pareceu-me bem, pois eles integram a tese de mestrado relacionado com uma empresa, ou seja o ultimo ano na practica é um estagio onde integramos a nossa investigação num projecto.Pelo menos foi o que eu entendi :)

Ando no ISEP, no mestrado de Arquitecturas, Sistemas e Redes. Podes ver o plano aqui: http://www.isep.ipp.pt/v_html/PDF%20Mestrado/MINF.pdf

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hipnoted que estás a achar desse mestrado, dos 3 esse é o que de momento mais me agrada e como para o ano tenho que escolher lol

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hipnoted que estás a achar desse mestrado, dos 3 esse é o que de momento mais me agrada e como para o ano tenho que escolher lol

Como já disse, é bastante trabalhoso em relação aos outros (pelo menos é o que ouço dizer). Existe pessoal dos outros mestrados que vão a aulas do meu e mesmo eu tenho uma cadeira do mestrado de multimédia e vejo que não é tão trabalhoso como o de Redes.

Mas em termos de conteúdo sempre foi o que mais me agradou, e continua a ser. Para mim, se fosse para qualquer um dos outros era apenas mais um, fui para este porque sentia e sinto que no fim vou sair de lá a saber mais alguma coisa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Além disso esse Mestrado está ligado a uma excelente unidade de investigação do ISEP, o CISTER.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu estou também a concluir licenciatura no ISEP.

Vou agora para estágio numa empresa que considero boa.

Eles dizem que existe grandes possibilidades de continuação na empresa após o estágio. No entanto eu, gostava de tirar o mestrado.

O meu grande problema é que não gosto de nenhum dos mestrados do ISEP. E na FEUP os mestrados são apenas leccionados durante o dia. Conhecem mais algum sitio no Porto (ou relativamente perto) que leccione mestrados em regime pós-laboral?

PS: Peço desculpa estar a desenterrar este tópico e não estar a criar um novo, mas não me pareceu haver necessidade de estar a criar um tópico novo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora