• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

deathseeker25

Sapo Kids põe miúdos a programar sozinhos

2 mensagens neste tópico

Imagine-se que a professora pede um trabalho sobre vulcões. Recorrendo ao sistema Scratch, integrado no Sapo Kids, que será lançado este mês, a criança pode criar um vídeo animado de forma a ilustrar a deslocação da lava.

Apresentado com mais uma janela do portal Sapo, a área dos miúdos oferecerá um painel de utensílios inovadores pensados especialmente para pequenos internautas entre os quatro e os 11 anos. "Trata-se de um espaço inteiramente dedicado a conteúdos pedagógicos e educativos", sublinha fonte da PT. O Sapo Kids permite acesso a múltiplos manuais escolares com respectivas tarefas, note-se, mas é a inclusão do sistema Scratch em português a sua grande mais-valia. Para exemplificar a sua utilidade a mesma fonte deu o exemplo do vulcão.

Criado pelo Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT)e inaugurado em Maio, o Scratch fornece gratuitamente o bê- a- bâ da programação informática. "Apresenta comandos de fácil utilização, com que se consegue montar imagens", explica a mesma fonte. A adesão das crianças norte-americanas tem sido de tal ordem que a cada dois minutos tem nascido um novo projecto.

Pela primeira vez noutra língua, a sua importação para Portugal prevê ainda instalação no computador Magalhães. A equipa da PT que preparou o modelo nacional preparou, inclusive, alguns ajustes para esse efeito. Por ser o primeiro país a adaptá-lo, Portugal serve também de laboratório para futuras aplicações do sistema noutros países. O contrato com a MIT contempla ainda os direitos de distribuição para os todos países de língua portuguesa.

Outra das suas vantagens é a garantia que dá aos pais. "Tem controlo parental nos acessos aos messenger e e-mail, definindo estes a lista de nomes para quem os filhos podem contactar".

@ Jornal de Notícias

É um facto que a programação começa a chegar cada vez mais velozmente à educação de todos, inclusivé das crianças. Será isto um potencial novo nicho de mercado ?  ;)

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vi isto na SIC no Futuro Hoje e acho fixe! Apesar de ser muito básico, é o suficiente para desenvolver lógica e bases. A ver se no futuro temos melhores participações nas IOI. ;)

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora