• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

zebaril

Projecto Fonera 2.0 domótica

16 mensagens neste tópico

Olá pessoal vi aqui pessoal a falarem de novos apostas da fonera e até cheguei a ver exemplo bastantes fixes em relação ao LCD...

No entanto as foneras tão para fazer milhares de coisas no que diz respeito a domótica...

Já existe bastante coisas a falar neste assunto alguém já fez algo do género??

(este usando a fonera 2.0)

Outro projecto é aproveitar as capacidades do USB dos router e transformar aquilo num IP Camara sendo assim ainda sai mais barato do que as ip camara que existem a venda... (isto na fonera 2.0)

Aguardo comentário por parte dos utilizadores...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu aqui á tempos andei tb a ver umas coisas bem fines sobre o assunto, mas era com a fonera 'antiga'.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Curti bué! E eles agora no 2.0 têm suporte de plug-ins e o caraças e criaram uma comunidade! :) Pretty cool! :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas esse 2.0 ainda custa uns trocos. Os outros comprei uns 4 por 30 Euros. (já para não falar dos que houve malta a orientar á pato :) )

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas esse 2.0 ainda custa uns trocos. Os outros comprei uns 4 por 30 Euros. (já para não falar dos que houve malta a orientar á pato :) )

Exacto. Se for para gastar dinheiro em domótica, compro duma marca qualquer que conheça já e que já funcione usando KNX. O resto é histórias.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por acaso o próximo investimento em domótica será em X10.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu andei a 'investigar' foi o xbee ou zeebee ou lá o que é, mas aquilo não me pareceu muito em conta.

Alguém tem alguma opinião sobre o assunto?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por acaso o próximo investimento em domótica será em X10.

O upside dele é o downside dele: comunicação via circuito eléctrico. Com o KNX não tenho experiência, mas já mexi com um sistema EIB e sou adepto da separação da comunicação da alimentação.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu percebo perfeitamente o que estás a dizer djthyrax, mas tenho um interesse particular no X10, além de ser um dos mais baratos.

Já viste as cenas da Insteon? É um pequeno passo à frente no que toca ao X10.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não tenho estado dentro da domótica. De que falas em relação à Insteon?

Either way, acho estúpido a duplicação de esforços (X10 vs EIB neste caso).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Insteon é um X10 melhorado, compatível com o X10, e com aplicações mais sérias, viradas para escritórios e afins. O X10 é um pouco menos ambicioso, digamos assim.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tive a ver na wikipedia, mas como todos sabemos não é propriamente o melhor sítio para arranjar info para comparar este tipo de coisas...

Tem a tal "situação" de usar a instalação, e a alternativa (RF) não me parece muito fiável... Usar par de cobre pode não ser a solução mais barata (e pode até ser mesmo impraticável de usar numa casa já existente, enquanto que RF ou usar linhas eléctricas não), mas tenho a "mania" de ter tudo dividido.

Mas já agora, porquê esse interesse? Também está envolvido no teu trabalho ou é hobby?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O RF basicamente é usado para comunicação sem fios para a rede eléctrica, tipo, tens um software que envia comandos para a rede e em vez de teres um cabo ligado ao PC envias via RF.

E sim, acredita que é bem mais barato usar powerline do que estares a instalar uma rede especifica com controladores específicos, pedreiros, electricistas, técnicos especializados, etc..

O interesse é comercial. Pretendo ter um software para comando e controlo para X10 em breve.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O RF basicamente é usado para comunicação sem fios para a rede eléctrica, tipo, tens um software que envia comandos para a rede e em vez de teres um cabo ligado ao PC envias via RF.

E sim, acredita que é bem mais barato usar powerline do que estares a instalar uma rede especifica com controladores específicos, pedreiros, electricistas, técnicos especializados, etc..

Mas repara, tens uma rede dedicada à domótica e podes mexer livremente nela sem teres problemas na instalação eléctrica e vice-versa. É um pouco como as telecomunicações em edifícios: o antigo RITA servia para o gasto, mas com o ITED tens tudo bem estruturado e acaba por ser mais simples detectar e resolver problemas, e fazer alterações na rede. É um pouco a diferença do fazer bem em vez de fazer para o desenrasque.

O interesse é comercial. Pretendo ter um software para comando e controlo para X10 em breve.

Boa, por acaso não conheço nada tuga nesta área. Lembro-me do Cardio (espanhol, usava EIB salvo erro) que é/foi representado em Portugal pela Intelinte.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não tens de me convencer de que é melhor ter as coisas separadas, eu sei isoo e concordo contigo, mas o preço é um factor crítico e o X10 é barato por não requerer nova infraestrutura.

Já tenho um produto, desenvolvido com uns amigos, que trabalha sobre um sistema específico (proprietário) e queremos adaptar para X10. Permite-nos, entre outras coisas, fazer testes de forma rápida e barata.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora