• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

santos1948

Os meus pequenos jogos

14 mensagens neste tópico

Jogo do fosforo

Há mais de trinta anos vi, num dos primeiros filmes do James Bond, o verdadeiro, o do Sean Connery, já nem sei que personagem a desafiar um companheiro para o "Jogo do fosforo". Acrescentava que àquele jogo ganhava sempre, e mostrou-o no filme.

Achei curioso e entretive-se a analisar todas as possibilidades e cheguei à conclusão que não é bem assim: é preciso jogar bem para ganhar mas não se ganha sempre.

Passado todo este tempo, entretive-me a recriar o jogo para ocupar o tempo, e fi-lo usando o Visual Basic o que me permitiu melhorar alguns aspectos do jogo para o tornar mais interessante.

Funchal, 19 de Dezembro de 2008

Titulo do Projecto: Jogo do fosforo

Última Versão: 2

Versão exe do jogo:http://members.netmadeira.com/santos1948/Jogo_do_fosforo_2.exe

Não tenho forma de aqui colocar o código, por não ser permitido attachemants

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Jogo do fosforo

Este jogo é normalmente conhecido por "Jogo de Nim", e possui uma estratégia vencedora.

Dependendo da posição inicial do nosso "tabuleiro", o primeiro jogador vai ganhar sempre ou perder sempre se ambos os jogadores jogarem de forma óptima.

A estratégia óptima deixo-a para vocês descobrirem (ou googlarem) mas é tão simples que até assusta como de facto funciona.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Jogo do fosforo

Acho que o jogo está com um bug. Quando, por exemplo, sobra um só fósforo na primeira fila e é a minha vez de jogar, supostamente eu deveria perder o jogo, pois tiraria o último fósforo. No entanto, se em vez de eu carregar 1, carregar 5, não retira nenhum fósforo e o computador retira, saíndo o utilizador vencedor do jogo.  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Jogo do fosforo

Tem toda a razão. Obrigado pela observação. Quando estiver resolvido será novamente disponibilizado.

Pelo menos esse bug já não tem  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Adivinhar a carta

Está bom, e adivinha a carta ;) Mas não fico muito admirado, porque já tive conhecimento do truque.

Agora falando da concepção do teu programa: pelo ícone que usas, reparei que tinha um projecto teu que achei interessante no meu PC (mais propriamente o Canivete Suiço digital), já com algum tempo, em que usaste, penso eu, VB6. Já passado este tempo todo, porque não programar em VB.net?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Qual a vantagem do visual.net? Mais simples? É que não tenho outro.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mais simples depende da perspectiva. Tem alguma sintaxe nova, melhor integração com a aparência do sistema operativo, e por dizer que o VB6 já não tem suporte da Microsoft.

Cada um decide com que ferramenta quer trabalhar, apenas te sugeri a troca para VB.net, por ter alguns recursos avançados disponíveis na Framework, como acesso ao sistema, Registo, etc, com código que já está desenvolvido, mas de forma suficientemente flexível para fazer o que pretendes.

A versão VB.net podes fazer download gratuito em http://www.microsoft.com/express/vb/

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boa!

Não sabia que era assim "barato"! Já descarreguei e vou experimentar.

Obrigado pela dica.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Titulo do Projecto: Semaforo

Última Versão: 1.0

Licença: Free

Líder do Projecto: santos1948

Não consegui fazer o upload do screenshot.

Texto: Isto é um jogo. No arranque do programa é gerado aleatoriamente um conjunto de cores (5) que ficarão invisiveis para o jogador. Por tentativas e usando de lógica, consoante as respostas do computador, o jogador terá onze oportunidades de "adivinhar" as cores do segredo.

Link para download do executável: http://members.netmadeira.com/santos1948/semaforo.zip

Hoje fiz uma pequena correcção. Um erro impedia que o som aclamatório em caso de vitória voltasse a repetir numa vitória seguinte da mesma sessão. Ficou corrigido. A versão mantém-se mas a respectiva data  é que foi alterada para 9/1/2009.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Titulo do Projecto: Tanques

Última Versão: 1.0

Licença: Free

Screenshot: Não consigo colocar...!?

Descrição do Projecto: Trata-se de um jogo que pretende resolver um problema:

Existem 3 tanques com as seguintes capacidades: 8000 litros, 5000 litros e 3000 litros.

O de 8000 litros está cheio. Propõe-se que o jogador divida os 8000 litros em partes iguais (obviamente de 4000 litros cada), para o que utilizará teclas correspondentes às transferências desejadas.

Download executável: http://members.netmadeira.com/santos1948/tanques.exe

Quando fiz este jogo, não tinha conseguido usar o drag & drop do rato, pelo que tive que usar botões para a movimentação dos líquidos. Nesta versão 2 tudo é mais intuitivo: http://members.netmadeira.com/santos1948/tanquesV2.exe

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Titulo do Projecto: Jogo do fosforo

Última Versão : 3.0

Licença : free

Descrição do Projecto: Trata-se duma versão mais desenvolvida do jogo que aqui postei em Dezembro. Tem agora mais uma fiada de fosforos tornando o jogo bastante mais complexo. Há uns sons para ajudar para quando se joga com o computador (às vezes ele jogava e nem dávamos por isso). Continua a ser em VB6, porque a minha máquina não aguenta o VB.NET.

link: http://members.netmadeira.com/santos1948/Jogo_do_fosforo_V3.zip

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

santos1948, o link não está a funcionar.

Já pensaste em fazer um "pack" com todos os teus mini-jogos. Assim ficavas só com um projectos, que era mais fácil de gerir, e ficava um projecto mais composto. Criavas um GUI em que o utilizador pode-se escolher o jogo. Esta podia ter uma breve descrição de cada jogo, etc...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

santos1948, o link não está a funcionar.

Já pensaste em fazer um "pack" com todos os teus mini-jogos. Assim ficavas só com um projectos, que era mais fácil de gerir, e ficava um projecto mais composto. Criavas um GUI em que o utilizador pode-se escolher o jogo. Esta podia ter uma breve descrição de cada jogo, etc...

O link já está a funcionar (um problema de espaços).

Sou novo e nabo nestas mas agora vou parar por uns tempos. Não tenho nenhum projecto agora.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora