• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Learning

Mac, Linux ou Windows, qual o melhor?

20 mensagens neste tópico

Amigos,

[Mac - Linux - Windows]

Gostaria de saber a vossa opinião sobre qual destes 3 SO é o melhor.

Vale a pena mudar de um para outro? E porquê?

Obrigado a todos. :hmm:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ui, flame para acabar o ano em beleza!!! ;)

Depende da utilização que vai ser dada.

Por exemplo, se é para um servidor, o Linux é uma excelente escolha, se é para uso estritamente pessoal Windows ou Mac são boas escolhas, se é para uso académico o Windows é capaz de ser a melhor escolha.

Para teres uma ideia, no meu caso pessoal, profissional e académico, não há um único SO que me sirva na totalidade. Depende do que necessito fazer arranco o portátil com Windows ou Linux (Tendo estes dois já não sinto grande falta de OS X), e esta creio que é a melhor escolha: ter disponível mais do que um SO e arrancar com o que melhor nos serve para o que vamos fazer.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Claramente... Nenhum deles...

Qual o uso que pretendes dar?

Quanto à questão do uso académico, parece-me que o Linux é a melhor opção. Tendo a shell, as diversas aplicações que já vêm com o SO acho que dá uma experiência de utilizador interessante para aprenderes um pouco mais. Mas tudo depende do que pretendes do SO.

Boas festas

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Lancei esta questão no intuito de ser um debate generalista,sendo ao mesmo tempo informativo e esclarecedor, e já agora se possível divertido.

Tenho a certeza que muitos têm esta dúvida, e quem sabe é interessante pensar nesta filosofia;

Novo ano ... novo sistema operativo.

Como não dei minha opinião sobre o assunto, aqui vai ela:

Mac - Apelativo, sóbrio.

Windows - Fácil, mas o computador manda em ti.

Linux - O meu favorito, tu mandas no computador, e é quase tudo de borla...

Boas entradas, e venham lá as vossas opiniões.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quanto a Mac não opino pk nunca usei.

Face a Win - Linux, considero o linux bastante melhor, principalmente com a distros que existem actualmente que permitem fazer praticamente tudo sem recorrer a uma shell. Sem virus, bom sistema de permissões, só peca num pequeno ponto face ao win que é o suporte de algum hardware em que os fabricantes teimam em apenas criar suporte para win, mas mesmo assim na maioria dos casas o suporte acaba por chegar por meio de terceiros ou algo semelhante. Algumas empresas como HP e Nvidia por exemplo já desenvolvem drivers também para linux por isso pode ser que esse ponto também venha a mudar xD

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quanto a Mac não opino pk nunca usei.

Face a Win - Linux, considero o linux bastante melhor, principalmente com a distros que existem actualmente que permitem fazer praticamente tudo sem recorrer a uma shell. Sem virus, bom sistema de permissões, só peca num pequeno ponto face ao win que é o suporte de algum hardware em que os fabricantes teimam em apenas criar suporte para win, mas mesmo assim na maioria dos casas o suporte acaba por chegar por meio de terceiros ou algo semelhante. Algumas empresas como HP e Nvidia por exemplo já desenvolvem drivers também para linux por isso pode ser que esse ponto também venha a mudar xD

No caso do suporte para determinado hardware para Linux, nos dias que correm já há muito mais do que havia, por exemplo, há 2 anos atrás. Claro que para um utilizador convencional que gosta de Point-and-Click e não se sente capaz nem com paciência para fazer, por vezes, manobras um pouco mais complexas na instalação de um software, determinados componentes de hardware de determinadas marcas não serão instalados no SO dessas pessoas.

E como estamos a falar de, provavelmente, entre 90 a 95 % da população que usa um computador, então haverá muita gente que diz "Linux não é compatível com o meu PC".

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como diria alguém que conheço: Nenhum, são todos maus. ;)

Agora mais a sério: Não há um melhor. Depende da utilização que lhe quiseres dar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Depende da utilização que vai ser dada.

Este é o ponto principal, todos têm vantagens e desvantagens, e aplicam-se melhor a umas situações que a outras. Não é possível dizer que Linux é melhor ou que Windows é melhor, ou que o Mac apela mais ou menos. Já experimentei todos, a minha opinião pessoal vai para os Mac, mas há situações onde um Mac seria difícil de usar ou complicaria a utilização, tal como o Linux que tenho não se adapta a todas as minhas utilizações ou o Windows que por vezes uso nem sempre me ajuda no trabalho que quero desenvolver.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nenhum é melhor. Mediante o uso e o utilizador, há uns que se adequam mais que outros. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Penso que para responder a esta questão de forma mais objectiva, temos de arranjar várias categorias, e comparar directamente os 3.

As categorias que me estou a lembrar assim à pressão são: Aplicações, Flexibilidade, Segurança, Estabilidade, Preço, Performance, Documentação (para Developers), User-friendliness (facilidade de uso) e Suporte (para hardware mainstream).

Windows

• Aplicações: 5
  • Flexibilidade: 3 (4 com aplicações externas)
  • Segurança: 4 (a tender para o 3)
  • Estabilidade: 4
  • Preço: 3
  • Performance: 4
  • Documentação: 5
  • User-friendliness: 4
  • Suporte: 5

Linux

• Aplicações: 4
  • Flexibilidade: 5
  • Segurança: 5
  • Estabilidade: 4
  • Preço: 5
  • Performance: 4 (3D: 2)
  • Documentação: 3 (a que existe costuma estar desactualizada)
  • User-friendliness: 3
  • Suporte: 4

Mac

• Aplicações: 4 (secalhar 3 porque muitas são shareware/payware)
  • Flexibilidade: 3 (posso estar a ser injusto aqui, mas não me parece muito flexível)
  • Segurança: 5
  • Estabilidade: 5
  • Preço: 4
  • Performance: 4 (talvez a tender para o 3, gosta de comer memória)
  • Documentação: 4
  • User-friendliness: 5
  • Suporte: 4

Gostava de acabar por dizer que tenho os 3 sistemas instalados no meu MacBook (triple-boot, Windows XP, Ubuntu 8.10, Mac OS X Leopard), portanto não estou só a inventar. Embora muitos dos critérios sejam subjectivos e provavelmente dependam do hardware usado!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Embora muitos dos critérios sejam subjectivos e provavelmente dependam do hardware usado!

Exacto. Assim só de tacada, os pontos aplicações, suporte e a performance (tanto a normal como a 3D) parecem-me biased. ;)
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Embora muitos dos critérios sejam subjectivos e provavelmente dependam do hardware usado!

Acho que todos são subjectivos, quando não dependem do hardware dependem da opinião do utilizador, ou da utilização.

Posso dizer que no meu portátil, tenho melhor desempenho 3D em Linux que em Windows, e jogo Quake 4 bem melhor em Ubuntu que em Windows XP SP3

Questões como usabilidade, ou aplicações ou até segurança, dependem muito do utilizador, e do que ele consegue fazer ou tem na máquina.

Comparar SOs, a não ser que tenham critérios objectivos, é algo inútil. Se pretenderem comparar vários SOs para uma tarefa especifica, tudo bem, generalizar nunca trará uma comparação isenta.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vê que software precisas de usar primeiro. Se precisas mesmo de usar um software sem alternativa que só há para Windows ou outro, ficas logo a com a questão resolvida. Se não for o caso, eu gosto de Linux porque é o que sei usar melhor, os problemas que me dá são provocados por mim e tem bastante software gratuito disponível. O melhor é sempre experimentar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que todos são subjectivos, quando não dependem do hardware dependem da opinião do utilizador, ou da utilização.

Posso dizer que no meu portátil, tenho melhor desempenho 3D em Linux que em Windows, e jogo Quake 4 bem melhor em Ubuntu que em Windows XP SP3

[...]

Isso é porque não deves ter uma ATI!... Só nesta última versão do Kubunto é que consegui, finalmente, ter a minha gráfica a funcionar com aceleração gráfica... E esta foi a primeira versão de Ubunto/Kubunto que funcionou na minha máquina sem valentes marretadas...

Linux não é para qualquer um (e acredito que nunca venha realmente a ser). As novas gerações desktop estão muito interessantes mas, e há sempre um mas nestas coisas, o Linux nasceu com um intuito, foi construído por técnicos para técnicos e quando há algo que corre menos bem, o utilizador comum dificilmente consegue resolver o problema.

Optar pelo Windows é a solução "chapa 5", é aquilo que todos conhecem, a maioria das pessoas consegue ultrapassar os problemas mais comuns, quer seja porque alguém lhes explica, quer seja porque encontram muita informação na net, ou porque têm um primo de 15 anos que "formata e instala de novo"... É uma plataforma bem servida de aplicações desktop que serve a larga maioria dos utilizadores.

Escolher Mac é ficar um pouco entre os dois nos pontos que descrevi acima.

De novo volto a referir que a melhor opção é ter mais do que um SO disponível, quer seja porque temos dual boot (no meu caso Kubunto e XP) quer seja porque se corre um Parallels (Mac a correr OS X e XP funciona muito bem como já pude comprovar pessoalmente). Esta solução é expansionista uma vez que nos permite alargar as opções em detrimento da escolha de um único SO que é uma opção, por contraste, redutora.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso é porque não deves ter uma ATI!... Só nesta última versão do Kubunto é que consegui, finalmente, ter a minha gráfica a funcionar com aceleração gráfica... E esta foi a primeira versão de Ubunto/Kubunto que funcionou na minha máquina sem valentes marretadas...

Curiosamente tenho uma ATI x600, e tudo tem funcionado bem desde o Ubuntu 4.10, na altura era necessário dar umas voltas ao ficheiro de configurações do X.org mas neste momento tudo funciona bem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

M6 qual é a placa que tens? É que as últimas versões dos drivers da ATI têm estado bastante boas no que diz respeito à performance. De qualquer maneira ainda vou ver se experimento o Quake wars em GNU/Linux e em Windows Vista para comparar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bastante boas não é propriamente o termo que eu usaria para classificar os drivers da ATI, diria que actualmente estão aceitáveis, têm ainda algumas deficiências com as quais é possível viver sem stress...

Tenho uma X700, com memória dedicada (128MB creio eu) num portátil da Acer (se querem usar Linux façam um favor a vocês mesmos e não comprem Acer).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tenho uma X700, com memória dedicada (128MB creio eu) num portátil da Acer (se querem usar Linux façam um favor a vocês mesmos e não comprem Acer).

Também tive problemas com o Acer da minha namorada, mas no meu HP, com X600 de 256MB de memória dedicada não tenho problemas e acho que desde a 5.04 que não tenho de alterar o ficheiro de configuração do X.org, e mesmo antes era devido à resolução, 1440x900 wide não era muito comum na altura.

Este é capaz de ser um dos pontos que noto mais em sistemas GNU/Linux, a diferença entre experiências nos utilizadores. Se em Windows existem alguns pormenores que podem ser diferentes de máquina para máquina, a experiência costuma ser genericamente igual para todas as máquinas, em GNU/Linux isso parece-me completamente diferente, com máquinas a terem problemas onde outras "iguais" não sofrem dos mesmos males.

Um problema que tenho para Windows, ainda relativo à gráfica, é que o hardware é "modificado" pela HP, os drivers são os da HP e não os da ATI, e isso implica que já não tenho drivers actualizados para Windows há algum tempo, enquanto que no Ubuntu posso escolher entre os drivers da ATI ou drivers livres.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora