• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Cokia

Programa Complicado !!! Ajuda por favor

5 mensagens neste tópico

Oi pessoal, saiu-me na rifa um programa complicado de executar  :wallbash:  :wallbash:  :wallbash:, espero que me possam ajudar ( o mais rápido possivel ) de qualquer forma. Obrigado a todos.

Aqui fica o que se pretende:

Gestão de um parque de automóveis com

P -  pisos,

F -  filas por piso

L - lugares por fila

Quando um veículo chega ao parque é registada a sua matrícula e é-lhe dada indicação do lugar onde deverá estacionar.

A distribuição de lugares no parque de estacionamento deverá seguir as seguintes regras:

1- Os carros devem ser distribuídos em igual quantidade por piso;

2- Se a matricula do carro estiver referenciada como:

“Matricula com lugar reservado” deve ser indicado ao condutor o posicionamento do respectivo lugar reservado.

“Acesso interdito” deve ser barrado o seu acesso ao parque;

“Alertar Autoridades” deve ser permitido o acesso, contactar as autoridades e barrada a saída do parque .

O programa deve ser estruturado da seguinte forma :

MENU

1- Inicializar parque

1. Upload cenário do parque

2. Upload de lugares reservados

3. Upload matrículas interditas

4.  Upload matrículas procuradas pelas autoridades

2- Mostrar o número de lugares disponíveis e ocupados

3- Entrada de veículo

4- Saída de veículo

5- Copiar para ficheiros todos dados do parque

6-Terminar

Opção Desejada?

Descrição das funcionalidades a implementar em cada opção do menu:

Inicializar parque

Upload cenário do parque – Ler um ficheiro de texto com a informação referente aos lugares ocupados por piso

Upload de lugares reservados - Ler um ficheiro de texto com a informação referente às matrículas de lugares reservados e respectivos lugares no parque

Upload matrículas interditas - Ler um ficheiro de texto com a informação referente às matrículas interditas

Upload matrículas procuradas pelas autoridades - Ler um ficheiro de texto com a informação referente às matrículas procuradas

Mostrar o número de lugares disponíveis e ocupados

Contabilização do numero de lugares livres e ocupados por piso

Entrada de veículo

No processo de ocupação de um lugar, deverá ser solicitado a matrícula do carro ao utilizador, feita a validação acima referida e, em caso de entrada, indicar o lugar a ocupar “PISO, FILA e LUGAR”

Saída de veículo

No processo de desocupação de um lugar, deverá ser solicitado a matrícula do carro ao utilizador e indicado o lugar onde se encontra o veículo “PISO, FILA e LUGAR”

Copiar para ficheiros todos dados do parque

Criar 4 ficheiros com a informação do parque:

cenario_parque

matriculas_reserv

matriculas_interd

matriculas_autorid

Fácil hein? Tem que ser tudo feito sem ambientes gráficos... Tudo o que me poderem ajudar é óptimo,

Abraço a todos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Assim a atirares para o ar não vais ter sorte nenhuma...

Que tipo de ajuda pretendes? Coloca dúvidas concretas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tens razão, Não fui específico.

Gostaria de saber como hei-de representar o parque ... um array triplo? 1..3,1..4,1..10 ?

E depois será necessário algum Record ( Registo ) para guardar a matricula?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes usar um array/matrizes ou apontadores.

Se souberes à cabeça os tamanhos dos pisos, lugares, etc. podes usar arrays, caso contrário recorrer a apontadores é mais flexível.

Creio que necessitas de um record, dado que me parece que vais ter de guardar um booleano para marcar se os lugar está livre e o tipo de lugar que é: reservado ou normal. Se usares uma estrutura que te sumarie o estado actual dos pisos, vais ter uma performance maior na pesquisa do andar a usar para o carro.

Depois necessitas de uma estrutura que te guarde também as matrículas reservadas e as de alerta.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado pelo suporte, penso que me deste umas luzes. Feliz ano Novo  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora