• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Gurzi

FreeNet

6 mensagens neste tópico

Um grupo de programadores pretende criar uma "Darknet Global" com «milhões de potenciais utilizadores», para partilha de ficheiros na rede. O software promete escapar ao controlo das autoridades.

12d3da18a051eaf40eba6534f7323d7d.jpeg

Um novo software de partilha de ficheiros, impossível de ser detectado, deverá ser lançado no final do ano.

Freenet é um projecto open source que permite aos utilizadores partilhar de forma livre e anónima qualquer tipo de ficheiro, a partir de uma rede [darknet].

«Inventamos uma forma de manter uma darknet com milhões de potenciais utilizadores», declarou  AFP o responsável pelo projecto, Ian Clarke.

Clarke considera «ultrapassado» o actual sistema de direitos de autor e acredita no seu fracasso perante o avanço tecnológico.

O responsável afirma que o projecto não pretende «encorajar a violação dos direitos de autor». Considera, no entanto, não ser possível conciliar «liberdade de comunicação» com «protecção dos direitos de autor».

Uma darknet é uma rede privada de partilha de ficheiros reservada a um grupo restrito de utilizadores, geralmente com pouco elementos.

As darknets oferecem variados níveis de segurança e velocidade. O Kazaa é um exemplo de uma darknet [rápida] e o Freenet de uma [lenta].

Os criadores do Freenet pretendem desenvolver uma rede global de utilizadores anónimos, com a próxima versão do sistema a ligar várias darknets privadas. O [conceito] assemelha-se ao da internet, como uma [colecção] de redes locais

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ia tinha lido isso no cdr, mas n percebo uma cena... se o software vai ser open source... as autoridades podem modificar a source e talvez tirarem o anonimato aos utilizadores :? ou então n lol

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É capaz de ser um prog interessante...

temos que testar isso

:twisted:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
ia tinha lido isso no cdr, mas n percebo uma cena... se o software vai ser open source... as autoridades podem modificar a source e talvez tirarem o anonimato aos utilizadores :? ou então n lol

Por isso mesmo, existirão centenas de mods do programa.

Todos eles com objectivo de te menter no anonimato a todo o custo, mas ± percebo muito bem como eles pensam fazer isto.

IP Spoofing? MAC Spoofing?

Qual é o truque? Hoje em dia as redes P2P já nos permitem ser anonimos dentro da medida do possivél, podem sempre descobrir o meu IP mas porque me vão fazer algo a mim, existem milhões e milhões.

As autoridades preocupam-se em mandar os servidores abaixo, tipo RazorBack2, etc...

Mas é complicado porque eles não fazem nada de ilegal, não tem o conteudo disponivel para download, apenas actuam como pontes entre utilizadores, ou seja, não tem provas concretas para os deitar abaixo.

Isto faz-me lembrar o caso dos ShareReactor, ShareConnector, etc...todos estes são sites que apenas disponibilizam links ed2k e desde quando isso é ilegal? No entanto as autoridades tiraram esses sites do ar...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Yay!

Uma thread com mais de dois anos!!!

Estou a desenterrar esta thread porque este projecto está a sobre rodas. Este e mais uma duzia de projectos semelhantes. Mas este parace ser o mais popular!

Visitem o site e leiam a boa documentação que lá está. Não só sobre a freenet mas sobre privacidade na internet em geral. Se alguem estiver ligado a freenet envie-me uma pm que eu ando à procura de um nó para me ligar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Claro que não!

O governo pode modificar, mas para que isso tenha efeito o governo tinha que convencer alguém a utilizar algo feito por si, ou que convencer os programadores da comunidade a aceitar incluir as modificações que o governo fez. Nada disso é provável que aconteça, para além disso sendo que o código fonte está disponível para todos mais tarde, ou mais cedo a situação era descoberta e por isso não é viável que o governo faça isso.

O facto de ser Software Livre/Open Source Software, não faz com que o software seja mais vulnerável, muito pelo contrário, faz com que os utilizadores o possam auditar e que mais pessoas possam contribuir para o seu desenvolvimento, corrigindo assim mais problemas.

Na Alemanha as autoridades forçaram as empresas que operam redes de acesso à Internet anónimo, a incluir trojans nos seus softwares de forma a que as autoridades pudessem realizar actividades de vigilancia dos cidadãos. Porque é que isto foi descoberto? Porque apesár de as empresas terem sido proíbidas pelo tribunal de informarem os utitilizadores, o código fonte de uma aplicação estava disponível e por isso alguém deu de caras com o trojan.

Agora pergunto. Se a aplicação não fosse Software Livre isto teria sido descoberto? Talvez tivesse! Teria sido tão rápido? Certamente que não!

Quantos casos destes é que acontecem, mas que por o software ser proprietário não foram ainda descobertos? Pois! Ninguém pode responder...

Software Livre, dá poder aos utilizadores. Coloca os utilizadores em controlo da tecnologia que usam. A sua abertura e liberdade protege os utilizadores.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora