• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

watt

alguem usa php cake?

12 mensagens neste tópico

hello!

será q alguem me pode dar uma luzes de phpcake? estou a tentar fazer um site e estou com algum problemas :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O pessoal aqui é mais na onda do codeigniter se bem que já aí vi um projecto ou outro feitos com o cakephp.

Mas afixa aí as dúvidas, não perdes nada.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

codeigniter é muito mais facil que php cake ????

o meu problema é que estou a fazer um portal de jogos, e queria usar uma framework para me ajudar a nos logins, registos, e outro tipo de cenas, e queiria ver como se fazia um layout nos frameworks. é que tenho trabalhado em php sem usar estas ferramentas

se for mais facil mudome na boa

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu achei mais facil, mas isso é relativo.

O que posso garantir é que é mais simples (menos complexa) que o cakePHP e que está melhor documentada. A parte da documentação é o grande ponto forte do codeigniter na minha opinião.

Uma das razões pelas quais nunca me entendi muito bem com o cakePHP foi precisamente por não estar bem documentado. Se bem que isto já foi há uns tempos. Actualmente não faço ideia como estajam em termos de documentação.

Neste ponto em que estás acho que fazes bem em avançar para o uso de uma framework para melhorares a qualidade do teu código. Tanto uma como a outra (cakephp e CI) vão ajudar-te mais no sentdo de escreveres código mais arrumadinho e mais estruturado do que propriamente poupar uma tonelada de trabalho. O cakePHP tem mais coisas automáticas.

Penso que o codeigniter, para quem é novo nisto dos padrões de software, é um ponto de entrada fácil, pelo que aconselho.

Todas as frameworks MVC que praí andam têm suporte para um ou mais sistemas de templates. O codeigniter permite ter templates compostos por outros templates mas não suporta por exemplo herança de templates como por exemplo o Kohana (um fork do codeigniter). O cakePHP não faço ideia que funcionalidades tem no que toca a templates.

Está tudo explicado no manual do CI, inclusivé o próprio conceito de MVC.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu antes ja tive uma experirencia com o Zen só que ja estava td criado em termos de mecanismos, eu só fazia algumas paginas novas

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

http://pixelprog.com/beizzi/

espera ai que ja esta a haver resultados... agora como é que despejo js e css?? e depois há alguma função já pre feita para carregar as imagens ? ou é necessario criar ? e o local onde por as imagens?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Os ficheiros etáticos podem ficar por exemplo na pastas que vêm já criadas para esse efeito, na versão que eu uso são:

/includes/css

/includes/img

Nas versões actuais deve ser igual ou parecido.

Não estou a peerceber o que queres dizer com "carregar imagens", mas tens um helper de HTML que podes usar se quiseres.

Podes tambem escrever os teu próprios helpers com funcionalidades específicas que precises.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

axo q inventei um pouco mas q se lixe... esta quase a dar ;)

<?=base_url()?> pq é q me da erro ??

Fatal error: Call to undefined function base_url() in /home/pixelpro/public_html/beizzi/system/application/views/layouts/default.php on line 9

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tens que carregar o helper de urls para poderes usar essa função:

$this->load->helper('url');

Os helpers que usas mais podes carrega-los no construtor dos controladores ou então definir o autoload deles nas configurações.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

e ja agora qual é a lib css q me permite fazer isto <div class="column span-23 last imgtop"> ou não é necessari nada do estilo do blueprint... isto sao coisas q vi na net mas n percebi bem ... ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que isso está a fazer é atribuir a essa div várias classes CSS nas quais podes definir os atributos CSS que quiseres. Eu nem sequer sabia que era possibel atribuir mais do que uma classe a um elemento HTML.

Mas isto não tem absolutamente nada a ver com o uso do codeigniter.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora