• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

LuRsT

Qual o editor que usas mais?

Qual o editor que usas mais?   36 membros votaram

1. 1. Qual o editor que usas mais?

• Notepad++
      7
    • Geany
      6
    • Notepad (bloco de notas do win)
      2
    • Notepad2
      1
    • Vim
      6
    • jedit
      0
    • textmate
      0
    • smultron
      0
    • kate
      1
    • gedit
      4
    • emacs
      4
    • SciTE
      0
    • komodo
      0
    • outro
      5

Please inicie sessão ou registe-se para votar.

25 mensagens neste tópico

Quail o editor que usas mais? Para programação, para txts para qualquer coisa? Só o que usas mais!

Vim here.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Votei Notepad++ porque é o único dos que uso que aparece na lista. No MacBook uso o MacVim.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Falta aí o NetBeans :thumbsup:, uso para Java, C/C++, PHP, HTML, CSS, Javascript, Python, Groovy, SQL, XML.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Notepad2, of course bro!

Não sei se querem fazer a distinção entre IDE e editor, mas eu pelo menos, uso editores para cenas ŕápidas e IDEs para projectos mais complexos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olho belo do tópico!

Eu uso o gedit, é cinco estrelas, se bem que as funcionalidades dos IDEs (navegadores de métodos etc) são práticas. Se estiver numa sessão da shell costumo usar o vim.

Mas cheira-me a que esta discussão vai na direcção das borboletas e dos raios cósmicos...

realprogrammersbinary2po9.jpg

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sei se querem fazer a distinção entre IDE e editor, mas eu pelo menos, uso editores para cenas ŕápidas e IDEs para projectos mais complexos.

Actualmente, com o que preciso fazer, não vejo necessidade de separar IDE de Editor, se estou a usar o NetBeans, ou outro IDE qualquer, e preciso de editar uma coisa rápida num ficheiro, porque irei usar outro? E porque irei perder as funcionalidades que o IDE me oferece para usar algo "mais simples", pessoalmente, não há editor nenhum que substitua a produtividade de um IDE, mesmo o Notepad++ que uso já tem tantos plugins que é tão igual a um IDE, daí usar o NetBeans, tem o que preciso e não tenho de andar a "saltitar" entre ferramentas, o que se torna deveras incomodativo.

Cheguei a usar um editor para cada coisa, notepad++ para XML/SQL/HTML/CSS/Javascript, Komondo para Python/Perl, depois conheci o Aptana IDE, enfim, usava uma coisa para quase cada linguagem/tecnologia, isso era péssimo, além de ter de lidar com as diferenças de cada ferramenta, tinha de ficar preso às limitações que essa ferramenta tinha, coisas tão simples como histórico, diff de ficheiros, acesso ao controlo de versões, até testar o SQL que fazia implicava abrir mais uma aplicação, já que dentro do Notepad++ não dava, o Aptana IDE então, por muito bom que fosse implicava mais um esforço na falta de algumas coisas básicas, que agora inclui mas que na altura faltavam.

Desde que passei a usar apenas o NetBeans tem sido mais simples, é verdade que pesa mais que as restantes ferramentas juntas, mas faço tudo dentro do IDE, sem ter de sair da ferramenta e com compatibilidade com outras ferramentas sem problemas, resumindo, aprendo apenas uma ferramenta, uso todas as funcionalidades que preciso e trabalho mais depressa, sem que a ferramenta me obstrua o trabalho, o que para mim é bastante importante.

Mas são opções, cada um faz as suas, o que sei é que na empresa  onde estou já começam a ver que o Notepad++ para PHP tem as suas limitações e já há quem esteja a testar o NetBeans :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que uso mais é o Vim. O que uso menos também. O que uso só de vez em quando também. Para 'cenas rápidas' também. Para 'cenas complexas (projectos com centenas de ficheiros) também. Para escrever e-mails também. Ou seja, só não uso o Vim quando não preciso de editar texto.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isto depende da linguagem. Se for Python é o IDLE. Se for C/C++, é o Geany. Se for script rápido é nano ou gedit. :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu uso uma agulha magnetizada e uma mão firme..

http://xkcd.com/378/

LOL :thumbsup: Esse tá muito bom! O Emacs tem um comando para isso! :P

On-topic: e meter opção para 2 ou 3 votos?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ultimamente não tenho batido código, por isso, Notepad++ para ver caracteres especiais. Tirando isso, Geany para Python, PHP, XML, XHTML e CSS e Code::Blocks para C.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu uso uma agulha magnetizada e uma mão firme..

http://xkcd.com/378/

Eu bem que tinha dito

Mas cheira-me a que esta discussão vai na direcção das borboletas e dos raios cósmicos...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Knitter, porque abrir o NetBeans para editar um ficheiro de meia dúzia de linhas não faz sentido. Porquê? O NetBeans demora uns 20 segundos a abrir e ocupa o ecrã todo. O Notepad2 abre instantâneamente. Duplo-clique num ficheiro e está aberto. E é pequeno, não tem "lixo" adicional. Eu também uso o NetBeans quando quero fazer algum projecto (Java, entre outros). Agora para editar um ficheiro rapidamente não faz sentido IMHO.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Talvez, mas estando a trabalhar todo o dia, qualquer editor/ide que abra é feito de manhã ao iniciar o trabalho e só é fechado ao fim do dia, e o meu Notepad++, como disse, já estava a pesar quase tanto como um IDE. A questão é mesmo que, para mim, não é produtivo estar a usar várias ferramentas ao longo de um dia de trabalho.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ah, e esqueci-me de referir que quando não tenho a agulha à mão, uso o emacs.. Mas sou ligeiramente mais lento.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Apesar de usar muito o Eclipse (visto que trabalho regularmente com AspectJ, e conheço mais nenhum IDE com suporte decente para esta linguagem), aquele que uso mais ainda deve ser o Vim.

Os IDE são muito bons, tens montes de funcionalidade úteis para lidar com projectos, mas considerando apenas a edição de código, tenho uma produtividade maior usando o Vim. Adicionalmente, o Vim é muito mais leve do o Eclipse (ou do que NetBeans, que só não uso mais, por não ser tão bom com AspectJ). Como tenho o hábito de passar dias sempre com um conjunto básico de aplicações, se precisar de usar o VMware para fazer algum teste, vejo-me por vezes obrigado a encerrar aplicações.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

PSPad (que não está ai), Kate, Emacs, Joe, vi, Pico, jEdit, por nenhuma ordem em especial.

Depende do sistema em que estou e do que tenho disponível e da tarefa que tenho em mãos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Costumo usar o Notepad++ em Windows, e o Gedit em Linux (modo gráfico). Gostava de aprender a trabalhar melhor com o VI, porque por vezes é bastante prático estar na consola e editar alguma coisa rapidamente. O emacs, não gosto mesmo nada desse editor! Nada contra funcionalidades, etc, é mesmo por razões pessoais e de usabilidade.

E é verdade, poderia dar para escolher 2 ou 3 opções.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Gostava de aprender a trabalhar melhor com o VI

Já tentaste o vimtutor?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já tentaste o vimtutor?

Estou a ver que tem bastante coisa interessante. Não sabia, mas vai ser muito útil! Obrigado pela dica!  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pmg, muito boas essas curvas de aprendizagem! :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora