• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

vbmaster

Windows Vista dificultará a instalação dos sistemas GNU/Linux

26 mensagens neste tópico

by Ghetto_Smurf in http://www.btuga.info/viewthread.php?tid=90617

O pessoal da Microsoft planeiam incorporar no Windows Vista novas características de "segurança" que tornarão mais complicado configurar um computador com dual-boot.

Segundo podemos ler no "The Register", o problema reside no "BitLocker Drive Encryption", uma tecnologia de encriptação destinada a princípio a proteger em caso de perda ou roubo de um computador, todos os dados sensíveis.

:what: ai ai M$.... onde te vais meter

Ora aí está uma boa razão para eu não instalar essa me***...

E eu que pensava que eles dificultavam a instalação de sistemas GNU/Linux sem querer....

Mas pensando bem até se compreende, Linux passa por todos os mecanismos de segurança do Windows, como tal, eles resolvem desta maneira o que não têm habilidade para resolver.

Só gostava que posto isto, a Apple tivesse a mesma posição e proíbisse o dual boot nos power pc...

Die MS, fucking die you ass holes!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

:| bem, que grande discriminação... parece que o vista não vai morar no meu pc, pelo menos no portátil...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se eles meterem isso de modo a criar  um monopolio maior ainda não sei até que ponto não é facil criar um processo contra esses gajos...

A Apple que até podia só permitir o Mac pelos vistos até vai deixar instalar windows... mas enfim venham eles que nós tamos cá para crackar essa treta toda :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não adianta...

Sempre há alguem disposto a fazer funcionar os dois juntos...

Só vai dificultar... Mas, como a M$ não faz nada certo... Não ha de fazer com esse ^__^

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

é sempre a mesma palhaçada!! fds la pos gajos!! tou a ver k Win XP 4 tha win... cagei po resto, prefiro Linux a win...

Ya M$ die!!! :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É um retrocesso no que toca á standardização do open-source por parte da Microsoft. Começo a pensar que nunca iremos tocar numa linha de código do Windows 98 ou parecidos... :D

Já imaginaram o que poderíamos aprender com o código desses SOs mais antigos? Eu acho que a Microsoft tinha um contributo ultra-significativo a dar ao open source.

Mas a "proibír" GNU/Linux de fazer dual-boot com o Vista, começamos novamente a andar para trás.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

simplesmente axo k nao têm esse direito de "bloquear" o dual boot,mas pronto..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

uma questão: se tivermos o disco com o linux como disco de arranque, será que o windows se consegue sobrepor a isso? :\

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como é que eles iriam bloquear já agora ? Meto-me a pensar:

Duas partições diferentes logo não penso que o windows vá mexer nas partições de linux

A única explicação possivel tem a ver com o MBR, mas isso já o actual do windows não é grande coisa e para isso o pessoal que tem linux usa grub/lilo :D

Não estou a ver como é que eles vão bloquear tenho de ler mais sobre isso :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

acho q nao chegamos a tanto....

simplesment isto so vai obrigar bootloaders como o Grubs a adaptarem-s ás novas paneleirisses da MS.

eles para fazerem algo realmente complicado tinham q criar algo d hardware - o q nao me parece...

como diria o tio jorge.. venha ele e dps vemos quem faz dualboot ou nao

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

mas eu faço outra pergunta... se o windows so suporta: FAT. FAT 32 e NTFS... e o Linux tem: NTSF, Raiser, Swap, ex2, ex3 e outros axo eu ele vai mexer por alma d kem? axo k  n vai reconhecer...

uma questão: se tivermos o disco com o linux como disco de arranque, será que o windows se consegue sobrepor a isso? :\

axo k o Linux sobrepoe sempre,mas n sei...pk sempre k instalas Win & Linux  aparece o dialogo do Linux para dar boot

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É a tal coisa do MBR :D

O Bootmanager normalmente é de linux por isso vai ser dificil à M$ proibir alguma coisa... no máximo vão ser adicionadas meia duzia de features ao grub para fazer o boot do Windows mas de resto parece fácil :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

a menos q o proximos SO's... e o proximo descendente da tecnologia BIOS comecem a misturar-s - tornando-s já em soluçoes por hardware, duvido "alguma coisa" seja impossivel." E mesmo que isso um dia aconteça os bootloaders tb s s devem adaptar à situação

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Começo a pensar que nunca iremos tocar numa linha de código do Windows 98 ou parecidos... :D

A União Europeia obrigou a Microsoft a mostrar o Código-Fonte do Sistema Operativo Windows ... nao sei qual, mas talvez o XP ... :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Segundo o meu conhecimento, a Microsoft não tem espaço suficiente no Master Boot Record para colocar software de segurança desse género. Isso iria exigir, pelo menos, uma ligação à net pela qual seria a única maneira (que eu prevejo) de reportar um roubo de um portátil (a não ser que o ladrão dê tempo de acabar "mais umas linhas de código").

Além do mais, é como o melSpeedl.ine diz. Em menos de um mês, conseguiram arrancar com o XP em Mac, por terem feito um driver customizado para a EFI (e este trabalho só para arrancar Windows :D

Algo me diz que a malta do GRUB ou do LILO não vai deixar que isso aconteça :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois e segundo eles não vão ter EFI logo vai ser dificil :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

enquanto a estratégia da microsoft é restringir ... todos os outros tentar emular e executar o indows nas suas plataformas....

alguem vai perder digo eu  (windows não?)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Começo a pensar que nunca iremos tocar numa linha de código do Windows 98 ou parecidos... ;)

A União Europeia obrigou a Microsoft a mostrar o Código-Fonte do Sistema Operativo Windows ... nao sei qual, mas talvez o XP ... ;)

nao era ReactorOS ou coisa do genero q era baseado no kernel d um windows qualquer ou coisa assim??

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

nao faça a minima,so sei k o Source do Win 2000 ta no emule xD

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

?????? deves tar a sonhar só pode....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Começo a pensar que nunca iremos tocar numa linha de código do Windows 98 ou parecidos... ;)

A União Europeia obrigou a Microsoft a mostrar o Código-Fonte do Sistema Operativo Windows ... nao sei qual, mas talvez o XP ... :P

nao era ReactorOS ou coisa do genero q era baseado no kernel d um windows qualquer ou coisa assim??

Não. Acho que o ReactorOS é baseado em Linux, já que não é possível nenhum outro sistema operativo que não o Windows ser baseado no seu kernel...O ReactorOS tem é uma vertente gráfia muito parecida com o Windows, isto é, código Linux com interface parecida com Windows.

LOL...um grande fake. Não é possível psiico. ;) Infelizmente, não é possível...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

calma pessoal! errei, ya...é humano...ok desculpem...eskusam de m crussificar! LOL brinca.

fake, ok deixa la,lol! faz sonhar a cabeça d mtas crianças fas da M$

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

So nao percebo é o que é que o open-source ia ter a ganhar em ver o codigo fonte do windows 95... Qualquer distro recente passa o windows 95 e 98, na boa. So se fosse na gestao de perifericos, mas ate ai acho que o linux ja vai à frente de windows tao antigos... Na minha opiniao so se fosse para incluir os Blue Screen of Death. Pessoalmente, tenho 1 portatil antigo que era do meu pai e a primeira coisa que fiz nele foi formatar o win 98 e instalar o Ubuntu 5.04...

PS: As versoes beta do vista ja vem com essa paneleirice do "proibir" o dual-boot? É que se ja vem vou sacar para ver se e mesmo verdade.

PPS: A microsoft pode fazer esta proibiçao legalmente. Basta por no contrato(aquela me*** que aparece no inicio da instalaçao e que ninguem le) que a aceitaçao do presente contracto implica tb a aceitaçao de um software que impossibilita o dual-boot. E ao instalar-mos linux com 1 clausula destas no contrato estamos a quebrar o contracto do sistema operativo... Não sei quais serao as reprecursoes disso, mas nao me admirava nada que fosse uma multa :P. É claro que depois para apanhar o pessoal que instalava em dual-boot era ainda mais tramado do que apanhar o pessoal do P2P :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Começo a pensar que nunca iremos tocar numa linha de código do Windows 98 ou parecidos... :P

A União Europeia obrigou a Microsoft a mostrar o Código-Fonte do Sistema Operativo Windows ... nao sei qual, mas talvez o XP ... :)

Não é todo o código fonte. Apenas o código fonte que mostra os interfaces de suporte para permitir o correcto funcionamento de certos produtos de empresas rivais. Pelos vistos a Microsoft tem material no seu sistema operativo que apenas funcionava com os seus próprios produtos, impedindo que os rivais conseguissem colocar os seus produtos no sistema a trabalhar sem terem k reimplementar tudo de novo no seu produto.

Além do mais, é como o melSpeedl.ine diz. Em menos de um mês, conseguiram arrancar com o XP em Mac, por terem feito um driver customizado para a EFI (e este trabalho só para arrancar Windows :P

Foi mais um sistema de emulação da BIOS, que a Intel tem implementado no EFI, mas que a Apple tinha desactivado. Com o lançamento do Boot Camp, a Apple lançou tb um update ao Firmware para permitir que o EFI emulasse a BIOS.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Começo a pensar que nunca iremos tocar numa linha de código do Windows 98 ou parecidos... :P

A União Europeia obrigou a Microsoft a mostrar o Código-Fonte do Sistema Operativo Windows ... nao sei qual, mas talvez o XP ... :P

Não. Acho que o ReactorOS é baseado em Linux, já que não é possível nenhum outro sistema operativo que não o Windows ser baseado no seu kernel...O ReactorOS tem é uma vertente gráfia muito parecida com o Windows, isto é, código Linux com interface parecida com Windows.

Neps. O nome é ReactOS e não é baseado em Linux. É uma implementação Open Source do Windows, compatível com os programas do Windows, ainda num estado muito primitivo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora