• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Hipnoted

Software para backups e transferência de dados entre servidores Windows - Linux

7 mensagens neste tópico

Juro que não sabia mesmo em que secção postar isto, por isso decidi-me pela Discussão Geral.

Então é assim, neste momento tenho um servidor Web a correr CentOS, que possui um script que copia as pastas mais importantes e guarda-as num .tar para que possa fazer download.

Depois também possuo um servidor interno que corre Windows Server, e necessito de algo que me faça automaticamente download desse .tar gerado no servidor Web.

Alguém conhece algum que faça isso? Nem que programe isso... O pior é que não sei mesmo como começar...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quanto a programas, realmente não conheço nenhuma aplicação que faça isso, mas se pegares em PERL, Python ou PHP podes fazer um scritp mais rapidamente e simples que te faça download dos ficheiros.

Tens qualquer um dos runtimes necessários para uma das 3 linguagens, e podes usar o sistema de tarefas repetidas do windows, que me está a falhar o nome, para executares o script automaticamente, ou usar um dos vários programas que existem para essa finalidade.

A não ser que encontres uma aplicação especifica para isso, acho que criar um script é uma opção viável.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como é que no servidor windows sabes que o download está pronto a ser realizado?

Não estou muito à vontade neste tipo de coisas em windows, mas noutros SOs, o que faria era criar uma conta SSH no CentOS, com autenticação por chave pública, e depois usava o scp para copiar os ficheiros (assumindo que o servidor windows sabe o momento em que deve ir buscar os ficheiros).

A outra alternativa que vejo, é criares uma pasta partilhada no windows, acessível do CentOS, para onde copiavas o tar depois de criado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

HTTP/FTP? :P

No servidor tens uma pasta acessível por HTTP ou FTP com os ficheiros que queres fazer download. Podes criar um ficheiro latest no root da pasta que aponta para o último ficheiro de backup. Depois podes simplesmente fazer um script que faça query ao servidor, e faça download do último backup.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas para isso é capaz de ser melhor mesmo SFTP como o rui carlos disse. A não ser que se usem tecnologias adicionais (HTTPS por exemplo) estar a enviar passwords em texto plano assim em ambiente empresarial é pouco seguro, pelo menos eu não me sentia seguro a faze-lo.

Penso que é possivel instalares um servidor de SSH/SFTP no windows... mas isto tambem não estou muito seguro. Pelo menos tenho ideia que é possível usar o comando SCP no windows.

Não existem módolos de perl ou python para scp que funcionem no windows? Se existirem tens o problema resolvido.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No Windows metes uma tarefa agendada para um launcher do wget (existem builds para windows) que vai sacar por qualquer 1 dos protocolos que o wget suporte e a máquina em CentOS consiga fazer handling.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora