• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Sir Pereira

IRC Server

25 mensagens neste tópico

=[ Projecto NexTevoluTion ]=

=[ Servidor IRC ]=

Boas, venho apresentar-vos o projecto NexTevoluTion. Este projecto consiste num servidor de IRC português, mas adaptado assente com base nas seguintes inovações:

* WebClient no site, que permite usufruir da rede sem ser necessário um cliente de IRC.

* Secção com perfis, do género do hi5, onde os utilizadores podem adicionar fotografias, dados, etc no site da rede.

* O registo do nick e de canais que é tão complicado para alguns users, poderá ser feito através do site, de uma forma super simples.

* Existe um blog, onde são publicadas entrevistas por exemplo a operadores de grandes canais, founders, opers, etc.

* Secção onde se disponibilizam fundos de computador, alusivos à rede.

* Canal onde realizam entrevistas, a actores, autores, personalidades de destaque, etc e que publicam posteriormente no site.

* Serviços comerciais: (sujeitos a um pequeno custo)

* Serviço da rede, que permite o envio de sms’s para telemóveis, e receber sms’s de telemóveis através da rede.

* Patrocinadores, que pagam à rede para efectuarem publicidade através dela.

* Mensagens globais e on-connect, para efeitos publicitários.

* O registo de um nick cai ao fim de 60 dias sem uso, o serviço noexpire pode ser solicitado e passa a cair apenas ao fim de 180 dias.

* Podem estar na rede 3 nicks com o mesmo ip, quem quiser ter mais (ISP’s, cybers) tem que solicitar o serviço de clones.

* Estas 5 medidas permitem à rede sobreviver independentemente de instituições, o dinheiro serve para a manutenção dos servidores, sem estarem dependentes de ISP’s ou servidores universitários, que na Ptnet, no caso dos ISP’s, foram exercidas algumas pressões e foram responsáveis por algumas situações menos boas.

* Canal, onde pelo menos uma vez por mês, se reunem uma quantidade de opers, disponíveis a responder a questões colocadas pelos utilizadores da nossa rede, e dispostos a ajudar quem tiver problemas que só eles possam resolver.

Estes são alguns dos factores que podem fazer a diferença neste projecto.

Mas para que tal se concretize, necessitamos de uma equipa composta por variadíssimos membros, desde designers, webdesigners, programadores, opers, helpers, tudo.

Se sabes fazer alguma coisa, e gostavas de apoiar o projecto, envia um e-mail para ipereira@esdg.pt e diz-me o que consegues e/ou gostavas de fazer.

Com os melhoes cumprimentos,

Ivo Pereira

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não quero ser do contra, mas já investigaste se existem outros projectos com a mesma finalidade? Falo, por exemplo, da IRCzone (fundada até pelo _deXter salvo erro) e da FBnet.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hmm, por acaso ainda não tinha investigado. Sabes se por acaso consigo entrar em contacto com os administradores desses servidores, e como?

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas essas funcionalidades que referiste já estão implementadas?

Bom, como referiu o djthyrax, já estive envolvido num projecto semelhante ao que pretendes implementar. Muitas, senão todas, dessas ideias nós também tivemos, umas implementámos, outras não... Outras houve ainda que são muito difícil de concretizar, mesmo quando se possuem alguns conhecimentos/contactos.

Não quero com isto desmotivar-te, aliás, muito me agradaria ver uma rede portuguesa de IRC com essa dinâmica, no entanto, é bom que estejas preparado para uma longa e díficil jornada.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu a pensar que alguém estava mesmo a implementar um servidor IRC de raiz, afinal é apenas a criação de outra rede.

Good luck anyway.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, fiz uma visita ao à IRCzone... meu deus... parece um serviço de alojamento de botnets.

Bue de zombies por todo o lado e bue de canais de controlo.

dexter sem ofensa, aquilo precisa de um pouco de cuidado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, fiz uma visita ao à IRCzone... meu deus... parece um serviço de alojamento de botnets.

Bue de zombies por todo o lado e bue de canais de controlo.

dexter sem ofensa, aquilo precisa de um pouco de cuidado.

Já não estou ligado ao projecto há vários meses... Entretanto parece-me que o projecto acabou.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas estão servidores no ar e o site está online.

É giro, ver botnets em acção.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sem querer ser do contra, o IRC como o conhecemos no passado tem os dias contados...

Acredito que os pontos fortes indicados no post inicial não são suficientes para cativar as pessoas a usarem o IRC.

Deixo aqui um desafio mais ambicioso (que é para onde acredito que o IRC irá mudar), façam uso do facto de já existir largura de banda suficiente para usar algo mais do que consolas de texto.

Não estou a referir algo como o IMVU (isso sim, o futuro do IRC) mas algo que permita integrar som e imagem, por exemplo alguém tocar um mp3 e todos os que estão nessa sala ouvem-no, ou ter salas gráficas em 3D (simples) e avatars que podem ser posicionados onde o utilizador quiser...

Digo isto porque se alguém vai investir tempo numa coisa destas (e não será pouco), será bastante desagradável ver que tanto trabalho não produziu os frutos necessários...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não estou a referir algo como o IMVU (isso sim, o futuro do IRC) mas algo que permita integrar som e imagem, por exemplo alguém tocar um mp3 e todos os que estão nessa sala ouvem-no, ou ter salas gráficas em 3D (simples) e avatars que podem ser posicionados onde o utilizador quiser...

Falei sobre uma ideia semelhante (integrar aúdio no IRC) há uns meses no #p@p. :D

Alguém que se meta a desenvolver uma coisa dessas que a malta usa. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Esse conceito já foi implementado, vou ver se encontro o link do software.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Esse conceito já foi implementado, vou ver se encontro o link do software.

Se estás a falar do que eu acho que estás, estás a falar de um addon existente, feito em mircscripting que permite video chamadas pelo IRC, do que qual não me lembro o nome.

O problema é que estaremos sempre a falar de addons para o mirc (embora se possa sempre integrar num mirc script) ou então fazer um cliente de raiz (isso sim, seria uma boa opção).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não. Estou a falar de um software cujo conceito é similar ao IRC (canais, pessoas, etc) com partilha de audio (e video acho que também) mas que assenta noutro protocolo me parece.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se posso dar o meu "bitaite", a verdade é que salas de chat 3D já existem desde 1997 e nunca pegaram, porquê? Porque é inútil e confuso. Já pensaram em 20 ou 30 pessoas a falar num ambiente 3D? Como é que se consegue gerir o ambiente a apresentar as "falas" de modo a que todos vejam bem, e tenham uma boa noção de quando é que cada um falou?

Não é um problema de programação, é um problema de "design".

Quanto ao que o OP postou, o webclient, os perfis e o registo de nicks é muito simples de fazer (webclients em Java há-os às dezenas, e o registo de nicks poderia até ser feito usando o PHP:IRC), difícil é arranjar os patrocinadores/anunciantes que suportem o projecto.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

IceBrain, já experimentaste o IMVU?

Resolve um conjunto de problemas pelo facto de limitar o número de pessoas por sala (tipicamente 8) e vai um passo além dos chats 3d.

A esse nível acho que o caminho é por ai, o IMVU está muito bem feito, mas para ser usável tens de ter banda larga (mesmo larga).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois, mas lá está, a introdução do 3D limita a comunicação, sem trazer grandes vantagens. Eu não pude testar o IMVU, mas o que eu vi são salas de 8 a 10 pessoas no máximo. Aliás, eles falam mais do programa como um IM 3D do que um novo IRC.

E quais são as vantagens? Poder comprar roupinhas ou simular poses sexuais?

Isso parece a previsão de que o controlo por voz vai substituir os teclados :|

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois, mas lá está, a introdução do 3D limita a comunicação, sem trazer grandes vantagens.

Não é verdade. A introdução do 3D não limita a comunicação. A comunicação não é limitada devido ao 3D.

Se te referes à comunicação TCP/IP essa não é de todo limitada pelo 3D, é só uma questão de banda larga para fazer download das cenas para o cliente local.

Se te referes à comunicação entre os intervenientes numa sala, a mesma também não limita a comunicação, há uma área de chat como nos IRC tradicionais e as frases são também mostradas perto da personagem que as profere.

Em lado algum o 3D limita a comunicação.

Quanto às vantagens, explico-as mais à frente.

Eu não pude testar o IMVU, mas o que eu vi são salas de 8 a 10 pessoas no máximo. Aliás, eles falam mais do programa como um IM 3D do que um novo IRC.

Correcto. É a evolução natural das coisas. Actualmente as salas ficam-se por 8 ou 10 pessoas, cria um ambiente mais intimista dado que não há uma brutalidade de pessoas todas as falar ao mesmo tempo com conversas cruzadas.

E quais são as vantagens? Poder comprar roupinhas ou simular poses sexuais?

Até tu sabes a resposta a essa questão. Porque razão havemos de ter um telefone que permite fazer vídeo chamadas, ou até chamadas de voz? Afinal Já temos o SMS!...

A evolução do IMVU é a mesma: passar do SMS à vídeo-chamada.

Ter um local onde se vai além da conversa, não é só conversar que interessa, é também estar num ambiente agradável, partilhar uma música ou até mesmo dançar.

O IMVU tem salas temáticas e mundos com um ambiente que não consegues obter no IRC. Por exemplo, uma discoteca onde é possível dançares ou um cenário de conto de fadas.

As pessoas não só apreciam isso como querem isso.

A evolução é mesmo aproximar o mundo virtual do mundo real. Razão pela qual o Second Life tem tanto sucesso.

Se as pessoas não quisessem isso, ainda hoje estaríamos a fazer telnet para talkers e muds, só que o poder da visualização é enorme, é um excelente caso onde "uma imagem vale mais que mil palavras".

Isso parece a previsão de que o controlo por voz vai substituir os teclados :|

Tenho uma novidade para ti: há mais de uma década o comando de fala (e não voz) já pode substituir o teclado. :(

Neste caso particular é ainda mais do que o exemplo que referes, não é uma previsão, é uma realidade que já existe hoje:

- o IRC está a perder utilizadores

- o IM está a ganhar terreno

- os IM gráficos são a nova geração dos IMs e vão também ganhar terreno aos IM

- o Second Life é apreciado e procurado pelas pessoas

Creio que se tiveres oportunidade de experimentar és capaz de perceber melhor porque é que as pessoas preferem um IMVU a um IRC.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Correcto. É a evolução natural das coisas. Actualmente as salas ficam-se por 8 ou 10 pessoas, cria um ambiente mais intimista dado que não há uma brutalidade de pessoas todas as falar ao mesmo tempo com conversas cruzadas.

Pois, mas isso é o IM, não o IRC. Eu nunca fui muito ao IRC, mas ter a possibilidade de perguntar algo a 30 ou 40 pessoas dá jeito.

Até tu sabes a resposta a essa questão. Porque razão havemos de ter um telefone que permite fazer vídeo chamadas, ou até chamadas de voz? Afinal Já temos o SMS!...

A evolução do IMVU é a mesma: passar do SMS à vídeo-chamada.

Por acaso é ao contrário: já tínhamos as chamadas por voz e mesmo assim apareceram as SMS. Porquê? Porque uma coisa não substitui a outra. As SMSs permitem fazer coisas que nenhuma chamada (normal ou vídeo) permite, como ser recebida mesmo se o telemóvel estiver desligado no momento de envio, ou poder ser enviada sem perturbar as pessoas à volta.

Ter um local onde se vai além da conversa, não é só conversar que interessa, é também estar num ambiente agradável, partilhar uma música ou até mesmo dançar.

O IMVU tem salas temáticas e mundos com um ambiente que não consegues obter no IRC. Por exemplo, uma discoteca onde é possível dançares ou um cenário de conto de fadas.

As pessoas não só apreciam isso como querem isso.

A evolução é mesmo aproximar o mundo virtual do mundo real. Razão pela qual o Second Life tem tanto sucesso.

Se as pessoas não quisessem isso, ainda hoje estaríamos a fazer telnet para talkers e muds, só que o poder da visualização é enorme, é um excelente caso onde "uma imagem vale mais que mil palavras".

Lá está, o 3D já existe há muitos anos, e salas de conversa com 8/10 pessoas já era possível fazer com o motor do quake 3. Porque é que ainda não apareceu nenhuma com muito sucesso (comparável ao MSN, por exemplo)?

Tenho uma novidade para ti: há mais de uma década o comando de fala (e não voz) já pode substituir o teclado. :(

Pois pode. E no entanto, nunca o fez. Talvez porque limita o acesso ao computador: deve ser giro jogar um FPS com comando de voz, e melhor ainda ter um escritório de 40 pessoas todas a falaram com o seu PC.

Neste caso particular é ainda mais do que o exemplo que referes, não é uma previsão, é uma realidade que já existe hoje:

- o IRC está a perder utilizadores

- o IM está a ganhar terreno

- os IM gráficos são a nova geração dos IMs e vão também ganhar terreno aos IM

- o Second Life é apreciado e procurado pelas pessoas

Creio que se tiveres oportunidade de experimentar és capaz de perceber melhor porque é que as pessoas preferem um IMVU a um IRC.

Meh, só a QuakeNet ainda tem 100k users diários. E o IMVU tem o factor "novidade". Além de que o facto do IRC estar desactualizado não obriga a que o IMVU seja o futuro.

O Twitter teve 5 Milhões de users num só mês (Setembro) e são mensagens de texto com 140 caracteres no máximo!

O problema do IRC é que é chato de aceder, tens que instalar programas, que escrever comandos e tal.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois, mas isso é o IM, não o IRC. Eu nunca fui muito ao IRC, mas ter a possibilidade de perguntar algo a 30 ou 40 pessoas dá jeito.

Hummm... Creio que essa utilização é residual, tipo, tirando uma reunião, como já se fez aqui no P@P, se necessitas de perguntar algo a tanta gente talvez estejas a fazer a pergunta no local errado e devias estar no Google à procura dessa informação...

Além disso, essa limitação irá desaparecer ao longo do tempo, nem sequer é critica.

Por acaso é ao contrário: já tínhamos as chamadas por voz e mesmo assim apareceram as SMS. Porquê? Porque uma coisa não substitui a outra. As SMSs permitem fazer coisas que nenhuma chamada (normal ou vídeo) permite, como ser recebida mesmo se o telemóvel estiver desligado no momento de envio, ou poder ser enviada sem perturbar as pessoas à volta.

Embora seja verdade que as chamadas de voz apareceram antes do SMS (havia serviços de paging), não é verdade que o SMS permite fazer coisas que as chamadas não fazem.  O voice mail faz a mesma coisa que o SMS mas é mais caro, a questão do SMS é apenas de preço.

Lá está, o 3D já existe há muitos anos, e salas de conversa com 8/10 pessoas já era possível fazer com o motor do quake 3. Porque é que ainda não apareceu nenhuma com muito sucesso (comparável ao MSN, por exemplo)?

Essa questão é sem dúvida pertinente e embora saiba que nunca vamos chegar a saber a real razão, tenho uma teoria sobre isso (que vale o que vale).

Antes de mais, o MSN é como o IE, vem de raiz com qualquer Windows, está sempre disponível para todos os utilizadores, é suficiente para a maioria das pessoas e como tal estas não procuram alternativas. É mais discreto do que um IM de vídeo, o que permite que se use no emprego sem dar bandeira. Requer um pc normal e uma ligação à net normal, ao contrário dos IMs de vídeo que costumam fazer uso de aceleração gráfica (algo que tipicamente não está disponível nas máquinas de trabalho).

Além disso há ainda o factor novidade, embora já haja muita gente a usar, ainda é novidade para muitos.

Como referi acima, esta é apenas uma teoria, baseada no meu conhecimento empírico.

Pois pode. E no entanto, nunca o fez. Talvez porque limita o acesso ao computador: deve ser giro jogar um FPS com comando de voz, e melhor ainda ter um escritório de 40 pessoas todas a falaram com o seu PC.

Exacto. Não é tanto uma questão técnica, mas sim de usabilidade. A utilização do reconhecimento de fala tem utilizações mais especificas do que controlar um PC.

Essa é a mesma razão pela qual o IRC e o MSN não vão morrer (pelo menos num futuro próximo), têm a sua utilidade.

Meh, só a QuakeNet ainda tem 100k users diários.

O IMVU tem 25 milhões de utilizadores registados, estamos a falar da população nacional duas vezes e meia.

Tem mais de 600k utilizadores activos mensalmente e 100k produtores de conteúdos registados.

É mesmo muita gente...

E o IMVU tem o factor "novidade". Além de que o facto do IRC estar desactualizado não obriga a que o IMVU seja o futuro.

Correcto, embora o IRC não esteja desactualizado, o IRC é o que é: chat!

O IMVU é o futuro porque o mercado (entenda-se os utilizadores de IM) gostam e querem ter uma presença e interacção diferente do simples texto numa caixa acompanhado por um avatar estático.

Ao permitir que as pessoas criem uma presença mais real num mundo virtual torna toda a experiência de comunicação instantânea mais enriquecedora. É diferente estar à frente de uma caixa de texto ou fazeres dançar o teu boneco numa pista de dança com as outras pessoas enquanto ouves a tua música favorita, ou simplesmente estar sentado numa mesa de um bar enquanto conversas.

Depois há a comunicação não directa, com um IM deste tipo, podes vestir-te de acordo com o teu estado de espírito, transmitindo uma mensagem que pode ir do divertido ao deprimido, por exemplo.

O Twitter teve 5 Milhões de users num só mês (Setembro) e são mensagens de texto com 140 caracteres no máximo!

Ora ai está um sucesso que não consigo compreender... Em particular porque nunca encontrei nada de jeito escrito nessa cena...

Se juntares vídeo ao Twitter achas que o Twitter fica a ganhar ou a perder?

O problema do IRC é que é chato de aceder, tens que instalar programas, que escrever comandos e tal.

O IMVU tem o mesmo problema: tens de te registar, fazer download do cliente e instalar antes de usar.

O problema do IRC não é esse, mas sim que actualmente o IRC já não corresponde ao que o mercado (de novo leia-se os utilizadores) querem. Para o mercado actual começa a não ser suficiente ter uma caixa de texto à frente, quer mais e melhor.

O IRC e o IM de texto não vão morrer, vão apenas ajustar a sua oferta à procura que terá no futuro, que será sem dúvida inferior à actual.

Basta perguntar a alguém que use o IMVU se preferia usar o MSN ou um IRC e a resposta será simples: não.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hummm... Creio que essa utilização é residual, tipo, tirando uma reunião, como já se fez aqui no P@P, se necessitas de perguntar algo a tanta gente talvez estejas a fazer a pergunta no local errado e devias estar no Google à procura dessa informação...

Além disso, essa limitação irá desaparecer ao longo do tempo, nem sequer é critica.

Sim? Num serviço 3D? Como?

Embora seja verdade que as chamadas de voz apareceram antes do SMS (havia serviços de paging), não é verdade que o SMS permite fazer coisas que as chamadas não fazem.  O voice mail faz a mesma coisa que o SMS mas é mais caro, a questão do SMS é apenas de preço.

Desculpa, mas não. Há dezenas de situações em que uma SMS pode ser enviada e o voice mail não, e as SMS são muito mais fáceis de ler/guardar/reenviar etc. Podes copiar uma parte do texto e editá-lo. Podes enviar a dezenas de pessoas ao mesmo tempo.

Essa questão é sem dúvida pertinente e embora saiba que nunca vamos chegar a saber a real razão, tenho uma teoria sobre isso (que vale o que vale).

Antes de mais, o MSN é como o IE, vem de raiz com qualquer Windows, está sempre disponível para todos os utilizadores, é suficiente para a maioria das pessoas e como tal estas não procuram alternativas. É mais discreto do que um IM de vídeo, o que permite que se use no emprego sem dar bandeira. Requer um pc normal e uma ligação à net normal, ao contrário dos IMs de vídeo que costumam fazer uso de aceleração gráfica (algo que tipicamente não está disponível nas máquinas de trabalho).

Além disso há ainda o factor novidade, embora já haja muita gente a usar, ainda é novidade para muitos.

Certo. Então e o Yahoo Messenger? Também tens que criar uma conta, descarregar e instalar, e tem 248 Milhões de users activos.

Exacto. Não é tanto uma questão técnica, mas sim de usabilidade. A utilização do reconhecimento de fala tem utilizações mais especificas do que controlar um PC.

Essa é a mesma razão pela qual o IRC e o MSN não vão morrer (pelo menos num futuro próximo), têm a sua utilidade.

Pois eu considero que é ao contrário, o IMVU vai ter uma utilização pequena comparada com os IMs de texto, porque embora seja tecnicamente possível não é o mais ideal para a maioria das situações.

O IMVU tem 25 milhões de utilizadores registados, estamos a falar da população nacional duas vezes e meia.

Tem mais de 600k utilizadores activos mensalmente e 100k produtores de conteúdos registados.

É mesmo muita gente...

Os registados não interessam, também o SecondLife tem um registo meu de quando fui experimentar, mas nunca lá voltei. Aliás, segundo li mais de 60% dos registos nunca mais são utilizados.

Correcto, embora o IRC não esteja desactualizado, o IRC é o que é: chat!

O IMVU é o futuro porque o mercado (entenda-se os utilizadores de IM) gostam e querem ter uma presença e interacção diferente do simples texto numa caixa acompanhado por um avatar estático.

Ao permitir que as pessoas criem uma presença mais real num mundo virtual torna toda a experiência de comunicação instantânea mais enriquecedora. É diferente estar à frente de uma caixa de texto ou fazeres dançar o teu boneco numa pista de dança com as outras pessoas enquanto ouves a tua música favorita, ou simplesmente estar sentado numa mesa de um bar enquanto conversas.

Depois há a comunicação não directa, com um IM deste tipo, podes vestir-te de acordo com o teu estado de espírito, transmitindo uma mensagem que pode ir do divertido ao deprimido, por exemplo.

Eu compreendo as vantagens disso, basta ver se compensarão as desvantagens para a maior parte das pessoas.

Ora ai está um sucesso que não consigo compreender... Em particular porque nunca encontrei nada de jeito escrito nessa cena...

Se juntares vídeo ao Twitter achas que o Twitter fica a ganhar ou a perder?

Mas já existiam serviços de IM com vídeo, porque é que 5 milhões de pessoas usam um que não tem? Se calhar não é o mais importante...

O IRC e o IM de texto não vão morrer, vão apenas ajustar a sua oferta à procura que terá no futuro, que será sem dúvida inferior à actual.

Basta perguntar a alguém que use o IMVU se preferia usar o MSN ou um IRC e a resposta será simples: não.

A verdade é que 25 Milhões se registaram mas só 600k usam habitualmente...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim? Num serviço 3D? Como?

Estava a referir-me ao IRC, mas o 3D não é o problema, mesmo que fosse, com a proliferação da largura de banda, e o aumento das capacidades das gráficas (mesmo das mais baratas onboard com memória partilhada) a limitação de utilizadores passará a ser apenas uma questão de configuração que anda terá a ver com a performance nem com a tecnologia.

Desculpa, mas não. Há dezenas de situações em que uma SMS pode ser enviada e o voice mail não, e as SMS são muito mais fáceis de ler/guardar/reenviar etc. Podes copiar uma parte do texto e editá-lo. Podes enviar a dezenas de pessoas ao mesmo tempo.

Partindo do principio de igualdade em que o emissor e o receptor têm o mesmo equipamento, neste caso um telemóvel, não há absolutamente nenhuma situação em que podes enviar um SMS mas não podes deixar uma mensagem no voice mail! O facto do SMS poder ser editado apenas tem a ver com a características do formato (texto) e isso é totalmente irrelevante para a comunicação em si, numa mensagem de voz demoro bem menos tempo a transmitir a mensagem do que a escrevê-la num SMS, são apenas características do formato.

O facto de poderes enviar um SMS a muitos destinatários é também uma característica do formato, útil sem dúvida, mas nada mais do que uma característica. Num telefonema também posso gravar a chamada, guardá-la, editá-la e partilhá-la. É também útil, mas é também uma característica do formato.

O SMS encontrou o seu espaço, assim como a vídeo-chamada (ainda) anda à procura do seu. São complementares e concorrentes.

Certo. Então e o Yahoo Messenger? Também tens que criar uma conta, descarregar e instalar, e tem 248 Milhões de users activos.

Que tem?

O MSN tem 294 milhões, mais do que o Yahoo! e isso nada invalida o que disse até agora.

Esses utilizadores vão evoluir para a próxima coisa que apareça, que acredito que seja algo tipo IMVU (não tem de ser o IMVU em particular) em que a experiência de comunicação é mais envolvente e enriquecedora.

Pois eu considero que é ao contrário, o IMVU vai ter uma utilização pequena comparada com os IMs de texto, porque embora seja tecnicamente possível não é o mais ideal para a maioria das situações.

Como expliquei num post anterior, a evolução natural será para algo melhor do que a simples caixa de texto.

Repara que os próprios IM já se estão a adaptar, integrando soluções de voip e suportando chat com mais de uma pessoa.

Os registados não interessam, também o SecondLife tem um registo meu de quando fui experimentar, mas nunca lá voltei. Aliás, segundo li mais de 60% dos registos nunca mais são utilizados.

Por essa ordem de ideias os valores que apresentaste para o Yahoo! Messenger também não são relevantes...

Esses registos são limpos ao fim de algum tempo de inactividade, tipicamente 3 meses, por isso são indicativos do interesse despertado. Há quem goste e fique e há quem não goste e se vá embora, nada de especial nisso, acredito que nenhum IM terá um comportamento significativamente diferente aqui.

Eu compreendo as vantagens disso, basta ver se compensarão as desvantagens para a maior parte das pessoas.

Mas já existiam serviços de IM com vídeo, porque é que 5 milhões de pessoas usam um que não tem? Se calhar não é o mais importante...

Ou se calhar não têm câmara de vídeo?

Ou se calhar não se querem expor dessa forma mas gostam de ter um avatar...

As razões são de vária ordem, o facto de algo não ser usado não tem a ver unicamente com a sua disponibilidade.

As vídeo-chamadas já existem há algum tempo, quase todos os telemóveis actuais têm 3G e câmara e nem por isso as chamadas de voz foram substituídas.

A verdade é que 25 Milhões se registaram mas só 600k usam habitualmente...

O IMVU não é para qualquer um. Como referi, requer um pc com uma gráfica decente e uma ligação de banda larga, não é adequado para todas as situações (como também já referi atrás), já para não falar que ainda não é conhecido pela maioria das pessoas. Duvido que 50% dos utilizadores do Yahoo! ou do MSN saibam sequer que existe algo tão evoluído como IMVU.

Repito que o IM e o IRC não vão desaparecer (num futuro próximo), vão é sofrer (como o IRC já está a sofrer) da evolução natural das coisas. Quando 50% dos utilizadores dos IMs souberem que podem ter um avatar a dançar ao som de uma música que um tipo do outro lado do mundo está a tocar ao mesmo tempo que conversam, em vez de estarem só a escrever e a ler, garanto-te que os IM tradicionais vão perder utilizadores.

É apenas a evolução natural das coisas. No início eram os talkers, os muds, depois o irc, depois o im. Achas que a coisa vai morrer aqui? É óbvio que não! A questão é "o que virá a seguir"?

Pelo que tenho visto por aí, o que virá a seguir, nesta onda, será algo como o que o IMVU oferece.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

M6, a comunicação textual terá sempre o seu lugar porque é extremamente portável e ainda é a forma mais inequívoca que temos de comunicar. Afinal de contas estamos a falar de de uma tecnologia com milhares de anos de aperfeiçoamento.

Por exemplo, quando apareceu a rede de IM da microsoft, já existiam outras há algum tempo, e as que se tornaram mais populares não foi por serem mais evoluidas que conquistaram os seus lugares. Tambem já havia grandes avanços com coisas como o netmeeting e outras tecnologias de VOIP. A possibilidade de comunicar em formato de texto tem muitas vantagens que transcendem a tecnologia. Na minha opinião, misturar smilies e afins é apenas uma forma de atrair o pessoal mais novo. Como a informação visual é muito usada pelo homem, então, o envio/partilha de fotografias tambem é uma funcionalidade omnipresente.

Acho que o futuro não tirará lugar a estas tecnolgias antigas. Por exemplo, o rádio já tem mais de 100 anos mas muita gente  ainda gosta de ler o jornal. Assim como a televisão que já tem 70 anos mas ainda toda a gente ouve rádio.

Olha um exemplo prático. Podes pedir horários de transportes pos SMS, não é muito mais prático do que ouvi-los numa mensagem de voz por exemplo?

Isto porque te esqueceste que uma mensagem de voz demora pouco tempo a enviar mas muito mais tempo a ser lida.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

M6, a comunicação textual terá sempre o seu lugar porque é extremamente portável e ainda é a forma mais inequívoca que temos de comunicar. Afinal de contas estamos a falar de de uma tecnologia com milhares de anos de aperfeiçoamento.

Nunca afirmei o contrário, se leres os meus posts, refiro que o texto vai ter sempre o seu lugar.

Permite-me apenas um reparo, o texto não é a forma mais inequívoca de comunicação. Não raras vezes surgem equívocos derivados exactamente do facto do suporte da comunicação ser textual: entoação e ironia são dois bons exemplos que fazem parte da comunicação falada e que não raras vezes dão problemas por não serem correctamente entendidos na escrita.

Por exemplo, quando apareceu a rede de IM da microsoft, já existiam outras há algum tempo, e as que se tornaram mais populares não foi por serem mais evoluidas que conquistaram os seus lugares. Tambem já havia grandes avanços com coisas como o netmeeting e outras tecnologias de VOIP. A possibilidade de comunicar em formato de texto tem muitas vantagens que transcendem a tecnologia. Na minha opinião, misturar smilies e afins é apenas uma forma de atrair o pessoal mais novo. Como a informação visual é muito usada pelo homem, então, o envio/partilha de fotografias tambem é uma funcionalidade omnipresente.

Acho que o futuro não tirará lugar a estas tecnolgias antigas. Por exemplo, o rádio já tem mais de 100 anos mas muita gente  ainda gosta de ler o jornal. Assim como a televisão que já tem 70 anos mas ainda toda a gente ouve rádio.

Olha um exemplo prático. Podes pedir horários de transportes pos SMS, não é muito mais prático do que ouvi-los numa mensagem de voz por exemplo?

Isto porque te esqueceste que uma mensagem de voz demora pouco tempo a enviar mas muito mais tempo a ser lida.

De novo: sempre referi que o texto tem o seu lugar. Por exemplo, não me parece muito prático termos este fórum com posts de voz em vez de posts textuais.

No entanto creio que não estão a perceber o que tenho dito ao longo desta discussão.

O que tenho dito é que da mesma forma que os talkers perderam terreno para o IRC e este está a perder terreno para os IMs, os IMs tradicionais vão perder terreno para sistemas mais evoluídos como IMVU. E daqui a alguns anos estes irão perder terreno para qualquer outra coisa.

O que vai acontecer é que o número de utilizadores vai evoluir para algo que consideram melhor.

O exemplo da rádio, jornais e tv é um bom exemplo:

1. os jornais tinham o monopólio

2. apareceu a rádio encontrou o seu espaço partilhado com a rádio

3. apareceu a tv que encontrou também o seu espaço, os jornais e a rádio voltaram a ajustar-se.

4. apareceu a internet e todos os outros de novo tiveram de se ajustar.

Repara o que aconteceu ao longo do tempo:

- os jornais eram de papel, hoje são também electrónicos, evoluíram e encontraram o seu espaço.

- a rádio era am, passou a fm, era ouvida em casa, passou para o carro (não tenho números mas creio que a maioria das pessoas nos anos 70, 80 e 90 ouvia rádio no carro e não em casa), com a internet, de novo nova evolução, além do carro, as pessoas passaram a ouvir na internet

- com a tv passa-se o mesmo: o youtube é uma pedrada no charco na tv dado que o futuro não é ver tv tradicional mas sim eu poder escolher o que quero ver à hora que quero ver sem comerciais

A história repete-se e ensina muito. O que se passou com os talkers, se está a passar com o irc e se vai passar com os IMs é a mesma coisa: vão ajustar-se aos novos tempos e reencontrar o seu espaço.

Se com esta explicação e analogia não vos conseguir passar a mensagem, então lamento mas vão ter de esperar mais alguns anos para verem o que estou a dizer.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora