• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

zubimaster

Programas Delphi

21 mensagens neste tópico

Eu vi na internet um tutorial sobre DELPHI e fiquei interessado mas como não tenho grande experiência com delphi não conheço programas bons.

Onde posso encontrar um programa bom (e de preferencia gratuito)??? :cheesygrin: (estou a pensar criar um navegador web, assim bem básico, a partir desse tutorial)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não percebi bem o que pretendes...

Queres um programa feito em Delphi?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Um bom programa para programar em Delphi é o Delphi :)

"Delphi" é mais que uma linguagem, é um conjunto de tecnologias associadas, a linguagem usada é o que se pode chamar de Object Pascal, para distinguir o IDE e restante tecnologia é mais comum usar-te o termo linguagem de programação Delphi.

Usar apenas Delphi pode confundir entre várias coisas, que embora relacionadas, são diferentes.

O Delphi IDE é a ferramenta que existe para a linguagem de programação Delphi, http://www.codegear.com/products/delphi/win32.

Existem implementações de Object Pascal que até podem ser usadas, e particularmente o projecto Lazarus, www.lazarus.freepascal.org, é um bom ponto de partida para quem quer usar uma tecnologia como a Delphi.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tem varios sites falando sobre  delphi, com varios exemplos de programas feito no mesmo

www.planetadelphi.com.br

www.active-delhi.com.br

www.delphimania.com.br

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boa noite,

Um dos melhores sites sobre Delphi que conheço: http://www.torry.net/

O que eu considero um exemplo interessante de um programa feito em Object-Pascal com o IDE Lazarus e o compilador Freepascal http://sourceforge.net/projects/facturlinex/

Pessoalmente o IDE Delphi da CodeGear antiga Borland, é bem porreiro, e trabalha super bem com Interbase / Firebird, entre outras bd's, deve o seu nome ao facto de ser na altura em que foi lançado uma das melhores ferramentas para trabalhar com a bd Oracle (Se queres falar com o Oráculo vai a Delphus "mitologia clássica").

Em tempos existiu uma versão para GNU/Linux o Kylix, mas que foi descontinuado. O Lazarus já tem componentes bastante bons para fazer "praticamente tudo", além de ser gratuito. O IDE Delphi pelo contrario é pago, não é barato, apesar de ser produtivo, não é nada barato. Existem muito bons softwares feitos com Delphi, mas quase todos de código fechado.

Se queres aprender algo parecido com delphi mas que seja gratuito pensa em usar o Lazarus. http://www.youtube.com/watch?v=nqph8VGCi40 Podes sempre começar por esta serie de videos :P

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Assino em baixo...

O melhor para programar em Delphi é o Delphi.

O segundo melhor, e tanto quanto sei, única alternativa, é o Lazarus! Muito bom, mas com obvias limitações face ao original!

Mas sendo gratuito, nada contra! :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

De qualquer forma se queres uma IDE moderna e sempre actualizada aconselho-te o Lazarus. É bastante compatível com o Delphi, é gratuito e até converte tudo o que é feito em Delphi (incluindo o executável).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

De qualquer forma se queres uma IDE moderna e sempre actualizada aconselho-te o Lazarus. É bastante compatível com o Delphi, é gratuito e até converte tudo o que é feito em Delphi (incluindo o executável).

Claro que aconselhas o Lazarus, sendo tu o admin da comunidade portuguesa de lazarus... :)

Uma opinião um pouco mais imparcial (mas que não deixa de ser isso: uma opinião): entre o Lazarus e o Delphi, aconselho muito mais o Delphi: é o original e não tem compatibilidades, pois é... o original. O Lazarus tem ainda um longo caminho a percorrer. Já o experimentei, e, pessoalmente não gostei nem um pouquinho.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Eu como já utilizei os 2, tanto o Lazarus como o Delphi (Codegear), posso dizer que o Delphi está claramente mais desenvolvido em termos de IDE. A questão da compatibilidade não é bem como foi dito acima...

Existem componentes que funcionam em Delphi e não funcionam em Lazarus, o Delphi em termos de optimização do compilador, suporte para .NET, suporte para bases de dados, entre outras coisas está "muito mais evoluído" que o Lazarus.

Note-se que um é uma IDE+Compilador de Object-Pascal comercial, e o outro é open-source, tendo aparecido muito depois do Delphi da antiga Borland, actual Codegear.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O melhor e o EMBARCADERO RAD STUDIO vem com Delphi2010 e C++

Garantute que não encontras melhor

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Dicionário é que era 5 ESTRELINHAS  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Embarcadero Rad Studio? Nunca tinha ouvido falar.

Dicionário é que era 5 ESTRELINHAS  ;)

Subscrevo. Garanto-te que não há melhor. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boa noite,

De facto esse nome despertou-me atenção e segundo li a actual versão comercial da IDE Delphi é a Delphi XE, comercializada pela Codegear.

Que eu tenha conhecimento e segundo li a Codegear deixou de disponibilizar as versões PE (Personal Edition) da IDE Delphi à bastante tempo. Quem as tem, está limitado às condições de licença das mesmas, quem não tem, ou contenta-se com o Lazarus ou compra a licença do Delphi.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Encontrei na net uma distribuição do Lazarus muito interessante. Pelo menos nest é mais fácil instalar o cross-compiling. É o CodeTyphon.

E já vem com um montão de novos componentes instalados.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bom dia,

Pelo que vi é o Lazarus+FreePascal+Componentes, num único instalador. Além disso a licença passa de Open-Source para Freeware.

Não digo que seja má ferramenta, mas deixa de ser Open-Source. Isso para mim começa a fazer alguma diferença. Além disso, nada garante que vá continuar a ser mantida porque deixa de ser um "comunity project" para ser um projecto de uma empresa.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Com esta distro em 2 clique instalas o cross compiling. No original é tão complicado que a maio parte do pessoal não o usa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O Delphi já pertenceu a várias empresas, que foram ou mudando de nome ou compradas...

Da original Borland passou para a Imprise, que depois passou a Codegear, que foi comprada há relativamente pouco tempo pela Embarcadero.

Actualmente existe o Embarcadero Delphi XE (também conhecido como Delphi 2011, ou Delphi v15, lançado em agosto de 2010).

Para mim (que não conheço todos, mas conheço alguns) é o melhor IDE com que já trabalhei.

Existe ainda o Embarcadero RAD Studio XE, que inclui entre outros o Delphi XE e o C++ Builder XE.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Recordei-me agora, na revista PC World, à uns anos valentes vinha uma versão funcional do Delphi 2. Na altura funcionava muito bem e em Windows 98, ainda funciona.

Que me recorde de ter usado o delphi, recordo-me do Delphi 2, Delphi 4, Delphi 6 PE, Delphi 7. Noutros tempos chegaram a existir as versões PE (limitadas, mas gratuitas). Agora parece que a embarcadero não está na disposição de as disponibilizar.

De qualquer forma, para programar (Object-Pascal com componentes de delphi) Delphi, nada melhor que a IDE Delphi.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

...

De qualquer forma, para programar (Object-Pascal com componentes de delphi) Delphi, nada melhor que a IDE Delphi.

Freeware???

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boa noite,

As versões PE (Personal Edition) do IDE Delphi eram gratuitas. Sujeitas à licença que as acompanhava, mas gratuitas.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora