• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Sir Pereira

Qual a melhor plataforma de discussão?

Para vocês, qual o melhor script fórum em PHP?   18 membros votaram

1. 1. Para vocês, qual o melhor script fórum em PHP?

• phpBB
      3
    • IPBoard
      2
    • Burning Board
      0
    • Simple Forum
      0
    • SMF
      10
    • Outro... Diz qual
      3

Please inicie sessão ou registe-se para votar.

20 mensagens neste tópico

Como é possível faltar ali o vBulletin? :P

On-topic: Dos que conheço o My_BB parece-me ser o melhor.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

vBulletin e Invision, só se não os tiveres incluido por serem pagos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Fluxbb sem dúvida. Bem escrito, rápido, simples de entender o código e de modificar ou integrar com outros softwares, e os developers são gajos porreiros.

Quando sair a versão 1.3 final vai ser destacadamente e indiscutivelmente o melhor.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

vBulletin e Invision, só se não os tiveres incluido por serem pagos.

O Invision é o IPBoard.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bom, após ter reunido algumas opiniões... vou abrir um fórum, mas pessoalmente gosto mais do phpBB, mas adoro as capacidades do SMF e do vBulletin.

Não encontro é skins de jeito :P por isso não sei...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só para te deixar o alerta. Se vais optar pelo phpbb aconselho-te a tomares atenção com as actualizações tipo no mínimo um vez por semana. Aquilo teve tantas falhas de segurança que é embaraçoso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O punbb ainda existe mas o Rickard Andersson (o fundador do projecto) vendeu o copyright a uma empresa russa. Passado alguem tempo abandonou a equipa por falta de tempo.

Entretanto, os restantes developers, porque queriam mais controlo decidiram fazer um fork ao qual chamaram fluxbb. Ficou então o punbb a cargo da tal empresa russa e o fluxbb é o descendente natural do antigo punbb.

As versões 1.2 são compatíveis. Na versão 1.3 já há muitas incompatibilidades, inclusive já saiu o punbb 1.3  mas ainda não suporta as features que supostamente definiam esse release. O fluxbb 1.3 já vai ter uma base de código ligeiramente diferente da do punbb 1.3.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quando sair a versão 1.3 final vai ser destacadamente e indiscutivelmente o melhor.

Tenho as minhas dúvidas...

Vamos ser realistas... Tanto o vBulletin como o IPBoard (Invision) são a pagantes e até nem são nada baratos. Mas por incrivel que pareça, bastantes comunidades o usam e pagam por ele. Com tantas alternativas boas e melhores (segundo as vossas opiniões) à borlix que existem por ai fora, mas muita gente continua a preferir as alternativas pagas, se calhar é porque merecem algum crédito não?

O que me parece a mim, é que aqui há muita gente apologista e fiel a tudo que é open-source ou não é pago e entre os que estão dentro dessa categoria, escolhem o que gostam mais ou o que acham melhor. Pondo esses critérios de parte e falando apenas das funcionalidades, segurança, capacidades, etc, tanto o vBulletin como o IPBoard são os dois pesos pesados, são os dois grandes os dois gigantes da área.

Os outros todos que falaram aqui, podem ser bons, mas o único que não é a pagar e que se aproxima destes dois grandes, é o SMF. O resto, em funcionalidades, não chega lá perto dos outros dois. E não venham cá com coisas de serem extensíveis e bla bla porque os outros também o são e só uma pessoa que nunca viu programação à frente (nem digo PHP) é que não percebe o código do IPBoard. Não falo do vBulletin porque a nível de código não conheço.

Ficam aqui os meus 2 cêntimos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

São paradigmas diferentes. Para quem esta à procura de uma coisa com muitas funcionalidades prontas a usar e com muito extras a funcionar out-of-the-box o fluxbb não é boa escolha. Nesse aconselho por exemplo o vbulletin.

Quando digo que o fluxbb é o melhor não é porque tem esta ou aquela funcionalidade, é porque esta escrito de forma a ser mais rapido, foi o primeiro a ter um output 100% xhtml válido, foi o primeiro a abandonar a 100% o uso de tabelas, nunca teve uma falha de segurança crítica (o smf e o phpbb já tiveram várias).

E na versao 1.3 introduz um conceito de pluggin revolucionario.

Vai ser o primeiro que vai permitr modificar completamente o fórum sem tocar no código fonte, podendo o admin fazer up update que tdos os plugins continuam a funcionar.

Se olhares para o código fonte do vbulletin, não é assim tão simples de perceber como aquilo funcionar, se olhares para o do SMF, é esparguete completo. Se olhares para o do fluxbb, é a coisa mais simples de perceber...

Pessoalmente aprendi muita coisa com o código fonte do punbb, e volta e meia vou lá buscar pedaços de código.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Quando digo que o fluxbb é o melhor não é porque tem esta ou aquela funcionalidade, é porque esta escrito de forma a ser mais rapido, foi o primeiro a ter um output 100% xhtml válido, foi o primeiro a abandonar a 100% o uso de tabelas, nunca teve uma falha de segurança crítica (o smf e o phpbb já tiveram várias).

Tudo bem, mas isso são as tuas justificações para ser melhor, não significa que seja o melhor de todos. É que da maneira que falaste, "indiscutivelmente o melhor", não é bem assim... Pode ser melhor numas coisas, mas não noutras.

E quanto a isso do rápido, digo o que já disse uma vez: Isso do ser mais rápido é enquanto é uma aplicação simples, com poucas funcionalidades. Se a intenção dos developers for fazer algo como o vBulltin ou IPBoard, não sei se irá ficar assim tão rápido. Pode ficar mais rápido que os outros (não vou entrar agora em pormenores) mas não deve ser tão rápido quanto o é agora.

Se olhares para o código fonte do vbulletin, não é assim tão simples de perceber como aquilo funcionar, se olhares para o do SMF, é esparguete completo. Se olhares para o do fluxbb, é a coisa mais simples de perceber...

Pessoalmente aprendi muita coisa com o código fonte do punbb, e volta e meia vou lá buscar pedaços de código.

Eu digo exactamente o mesmo do IPBoard :cheesygrin:

O SMF ter os votos que tem é que enfim... Algo me diz que quem votou no SMF não conhece mais nenhum (e não estou a falar a do vBulletin/IPBoard).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nazgulled, já administrei um fórum IPB e outros SMF, e sinceramente, prefiro mil vezes o SMF ao IPB. Chama-me atrasado, mas não me entendia com o IPB nem à chapada...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nazgulled, já administrei um fórum IPB e outros SMF, e sinceramente, prefiro mil vezes o SMF ao IPB. Chama-me atrasado, mas não me entendia com o IPB nem à chapada...

x2

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora