• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

FORRESTJUMP

[Ajuda] Quero usar Linux!

17 mensagens neste tópico

Ora bem, como tenho agora 5 dias livres quero finalmente entrar no mundo linux ...

Tenho 4gb ram

processador core 2 duo 2.5ghz (T9300)

grafica ndivia 512mb ..

Tenho um disco de 320GB.

Quero instalar o Vista Home Premium 64Bits e UBunto 8.10 64Bits, estou a fazer uma boa escolha ? (Preciso de SO Windows, por motivos de desenvolvimento em VS..  E tb para nao ficar na mao por nao saber usar mt bem linux)

Qual a divisao que devo fazer do disco e tamanho aconcelhavel delas ?

Posso ter um partição para ficheiros pessoais, em comum aos 2 SO ?

Por favor ajudem-me nisto, estou mm motivado a entrar nesta area ..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes experimentar o Linux (qualquer um) com o Virtual PC

http://www.microsoft.com/windows/virtualpc/default.mspx

Se queres mesmo instalar um Linux e o Windows, dá-te um bocado mais de trabalho mas fica muito melhor :P

Primeiro, sim ... podes partilhar uma partição entre o Windows e o Linux. Para evitar problemas talvez convenha formatares essa partição em VFAT (não NTFS, nem ext3 ou ext2).

A solução mais prática é teres tudo numa só partição -- o Windows numa partição, o Linux noutra partição, e o disco partilhado noutra partição.

Ou seja, crias 3 partições:

Windows: 110GB; Linux: 110GB; Partilha: 100GB ou outra relação qualquer :P

... com tanto espaço não vais ter problemas tão cedo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pois .. eu nao me expressei muito bem ..

eu ja experimentei, ja corri muitas vezs lives cds e tudo .. mas nunca consegui ter uma verdadeira perceçao doq é linux pq nao tive nada "estatico".. eq nem os controladores conseguia instalar completamente ..

Obrigado pela dica da formataçao da partiçao VFAT

tb fico contente de saber q so preciso de 3 partiçoes, andava confuso e pensava que precisava de partiçoes de recuperaçao e tal .. sendo assim melhor..

Quanto aos espaçoes .. acho que vou por 2 partiçoes com 75gb cada e uma com o resto para armazenamento pessoal ..

E que Opçoes devo fazer em relaçao ao par de SO que devo utilizar?

Vista Home Premium 64Bits e UBunto 8.10 64Bits ? é uma boa escolh a?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Primeiro, sim ... podes partilhar uma partição entre o Windows e o Linux. Para evitar problemas talvez convenha formatares essa partição em VFAT (não NTFS, nem ext3 ou ext2).

O ntfs-3g é tão fácil de configurar, que isso já não se aplica IMHO.

PS: Para Linux podes precisar de uma 2a partição para swap.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

PS: Para Linux podes precisar de uma 2a partição para swap.

O que quer dizer isto concretamente? e essa partiçao que tamanho necessita? ela estará visivel ou funcionara como uma partiçao de sistema e fica oculta ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O swap é o equivalente ao ficheiro de paginação do Windows: quando há dados na RAM que não estão a ser usados/precisas de libertar RAM, os dados vão para ali. Com 4GB de RAM, duvido que isso aconteça, mas eu crio sempre uma partição de swap de 1GB.

PS: As partições de swap são invisíveis nos file browsers de Linux e no Windows idem, só as vês se fores ver a estrutura das partições.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O swap é o equivalente ao ficheiro de paginação do Windows: quando há dados na RAM que não estão a ser usados/precisas de libertar RAM, os dados vão para ali. Com 4GB de RAM, duvido que isso aconteça, mas eu crio sempre uma partição de swap de 1GB.

PS: As partições de swap são invisíveis nos file browsers de Linux e no Windows idem, só as vês se fores ver a estrutura das partições.

Ok esta parte ja percebi .. de certo vou criar uma de 3/4gb so para ter ... ja que nao me incomoda no file browser..

agr na parte do par de SO podes.me aconcelhar ? : )

è dificil fazer o dual boot ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O ntfs-3g é tão fácil de configurar, que isso já não se aplica IMHO.

Ah! Estou 4 anos desactualizado :P

A última vez que eu tive Windows cá em casa foi praí há 4 anos.

Obrigado pela indicação.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se não tens grande experiência em Linux, acho que a melhor opção é mesmo o Ubuntu. Mesmo assim, dependendo do portátil que usas, podes ter mais ou menos trabalho a ter alguns componentes bem configurados.

Se queres ter Vista e Ubuntu em dual boot no PC, não é nada de especial: instalas o Vista, depois instalas o Ubuntu e já está. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se não tens grande experiência em Linux, acho que a melhor opção é mesmo o Ubuntu. Mesmo assim, dependendo do portátil que usas, podes ter mais ou menos trabalho a ter alguns componentes bem configurados.

Se queres ter Vista e Ubuntu em dual boot no PC, não é nada de especial: instalas o Vista, depois instalas o Ubuntu e já está. :P

OBrigado pela ajuda assim como a ti pmg .

Aqui vou eu .. amanha a noite espero ter boas novidades para colocar neste topic :P

Muito obrigado mesmo ...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sou utilizador de GNU/Linux à 7/8 anos...

Não recomendo usar uma solução virtualizada, porque dá muito mais problemas. Muito menos usar a da m$ que é das piores que existem.

Se a solução é boa para ti?

Não sei que queres fazer com o computador, qual é o teu nível técnico, etc... Por isso responder seria um tiro no escuro.

O Ubuntu é uma distribuição boa, eu uso, mas não quer dizer que seja a melhor para todos os casos.

O tamanho das partições depende de qual a utilização que vais fazer... E por isso responder é também um tiro no escuro

Podes ter uma partição comum para os dois. O formato FAT32 é o que dá menos problemas, mas tem sérias limitações técnicas. Já há algum suporte para NTFS, mas ainda não confio totalmente nele.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No windows é usado o ficheiro pagefile.sys que se encontra no c:/ (ou noutra partição dependendo da instalação).
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu se fosse a ti instalava a versão 32 bits do ubuntu, evitas alguns problemas como o Flash 64 bits etc... E a diferença não é assim tanta.

Eu normalmente não crio 3 partições, mas somente duas: uma para windows e outra para linux. Com o ntfs-3g (que já vem instalado no Ubuntu) consegues abrir a tua partição do Windows à vontade, e quando quero transferir ficheiros entre os SO escrevo-os para lá.

Claro que com um disco tão grande, mesmo que tivesse só Windows criaria 2 partições, uma para o SO e outra para Data, porque caso algum dia precisasse de formatar o sistema operativo podia manter a outra.

Ou seja, se fores criar 3 partições, cria por realmente precisares dela e fazer sentido e não por necessitares de trocar ficheiros entre os SOs, porque não há necessidade de tal.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No windows é usado o ficheiro pagefile.sys que se encontra no c:/ (ou noutra partição dependendo da instalação).

Eu sei, eu disse isso no meu post. Anyway, o pagefile.sys está na partição que quiseres, até podes ter vários.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu se fosse a ti instalava a versão 32 bits do ubuntu, evitas alguns problemas como o Flash 64 bits etc... E a diferença não é assim tanta.

Já há Flash 64bit... ligeiramente mais lento, mas muito mais estável que a versão 32bit com o ndiswrapper.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ndiswrapper? Querias dizer wine... Mas existe versão nativa para 32bits, por isso nem do wine necessitavas...

O ndiswrapper, é um wrapper para drivers wifi...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora