• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Knitter

Bibliotecas PHP para criar XLS

13 mensagens neste tópico

Boas,

Preciso de uma biblioteca PHP que possa usar para criar ficheiros XLS, folhas de cálculo. Neste momento não tenho tempo para avaliar qualquer das alternativas que encontrei, que na verdade foram apenas duas, e precisa de algo que pudesse começar a usar e que funcionasse.

Se alguém já usou uma qualquer biblioteca e possa partilhar a experiência eu agradecia.

Antes que me digam para usar ficheiros CSV, esses ficheiros não são folhas de cálculo, embora o Excel e quase todas os programas da área abram CSV e preencham as células com valores, não permitem qualquer tipo de controlo sobre a formatação das células.

O problema é que actualmente estou a usar CSV, mas preciso passar valores de NIBs, e muitos dos NIBs possuem zeros à esquerda, que o Excel resolve eliminar, tornando o NIB inválido.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pode ser XLSX?

Só se não existir outra alternativa, mas não gostaria de ficar muito preso a esse formato.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu não sou programador de php, mas à pouco tempo tive a fazer umas alterações a uma página e pediram-me isso. Não cheguei a implementar, nem sequer a testar, mas encontrei esta framework que me pareceu muito interessante:

PEAR - PHP Extension and Application Repository

Depois tens aqui vários métodos e exemplos:

http://pear.php.net/manual/en/package.fileformats.spreadsheet-excel-writer.php

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

As do PEAR parecem interessates, mas preciso saber como instalar bibliotecas de PEAR sem ter acesso ao installer e o manager de PEAR, tenho de ver isso. A de XLSX é para PHP 5, poderá ser um impedimento, mas amanhã terei de confirmar.

Obrigado, sempre são duas alternativas ao que tinha.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Parece muito simples ... simples demais para ser verdade? :)

Esse realmente prometia, mas usa o mesmo truque manhoso que nós usamos, se enviares uma plica antes de um número, o número é visto como texto e consequentemente os zeros não desaparecem, o problema é que quem vai receber o ficheiro pretende processar os dados automaticamente e não podem estar lá plicas onde devia estar um NIB válido.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o problema é que quem vai receber o ficheiro pretende processar os dados automaticamente e não podem estar lá plicas onde devia estar um NIB válido.

E quem vai usar não quer uma macro LOL

Aí estava eu em casa :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quem vai usar é um banco e acho que não estão para aí muito virados :)

Amanhã terei de falar com os colegas para ver como é em relação ao XLSX, se não for pela versão do PHP poderá ser uma boa opção, senão não sei como resolver o problema.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Essa é baseada em PEAR, ou melhor faz uso das funcionalidades que o PEAR oferece, e que infelizmente não tenho acesso, embora me parece simples o suficiente para instalar manualmente. Foi a que o djthyrax indicou na resposta dele, e está em standby para testar.

Agora vou dormir que amanhã tenho + 8 horas de PHP pela frente....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Foi a que o djthyrax indicou na resposta dele, e está em standby para testar.

:down: :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora