• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

aranhas

escrever em quadrado

13 mensagens neste tópico

Bom dia!

Imaginem q temos um quadrado e nele queremos escrever um "1". Como adiciono este texto ao objecto? Ou como o preencho com uma imagem, que pode ser um quadrado verde com um "1" escrito?

Obrigado :confused: :eek:

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Terás de explicar melhor o que pretendes.

Tens o dito quadrado com uma imagem? Um buffer? Queres mostrá-lo numa janela? Num painel? Numa label? Estás a usar Java2D? AWT? Swing? Enfim, explica melhor o que tens e o que pretendes fazer.

Em principio será tão simples como usar um método para escrever texto em imagens mas vai depender do que pretendes.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Utilizo:

JPanel

awt.Graphics

faço:

Rectangle x = new Rectangle (1,2,3,4);

É suficiente esta info?

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes usar o método drawString do objecto Graphics/Graphics2D. Passas o texto que queres imprimir e as coordenadas.

Como estás a usar um JPanel, suponho que estejas a desenhar nesse JPanel, terás acesso fácil à instância do Graphics, que será a mesma onde estás a desenhar o rectângulo.

Para usares imagens e escrever nelas, usas o mesmo Graphics/Graphics2D mas obtens o objecto a partir da imagem, isso dependerá do tipo de imagem que usares.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não usas o método no rectângulo, usas o método no mesmo local onde desenhas o rectangulo.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

estou a fazer assim:

String = "aaa"

String str2 = new drawString(str,30,30);

e dá erro:

cannot find simbol drawString  em classe x.DPanel

pq será?

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Porque não leste o que eu escrevi!

drawString é um método e não um objecto, logo é natural que não consigas instanciar um método.

Esse método está disponível em instâncias de Graphics ou da subclasse Graphics2D, precisas de uma instância dessas para puderes usar o método, e obtens essa instância da superfície onde queres desenhar. Neste caso deverá ser o JPanel que tens.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tens razão.

mas:

g2.setPaint(Color.blue);

g2.draw(rect);

g2.setPaint(Color.black);

g2.drawString(str,0,0);

apenas gera o quadrado (rect) a azul e não a string....

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok! consegui! com rect.x e rect.y como coordenadas da string!

Obrigado K :confused:

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora