• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

HIT_Braga

Dúvida sobre listas

17 mensagens neste tópico

Boas ppl.

Antes de mais ainda bem que existem fóruns como este. Sou novato por aki mas gostava de poder já contar com a ajuda preciosa de quem sabe e percebe. Quando for o caso eu tb ajudarei no que souber :confused:

Já estou literalmente farto de  :wallbash:.

O meu problema é tenho uma lista de listas, quero trabalhar sobre uma lista e depois voltar a coloca-la no mesmo sitio.

[[1,1],[],[],[],[]] quero pegar numa determinada lista colocar um elemento e voltar a construir como estava [[1,1],[],[],[],[1]]

Isto é o meu código:

escreve::[[int]]->Int->Int->[[int]]
escreve list pos num= let a= aux list !!pos
                                    in ?????????
aux::[int]->Int->[int]
aux list pos= pos:list

Tao vamos lá ver. A função escreve recebe uma lista de listas, um inteiro que é a posição da lista, um inteiro que é o que eu desejo colocar lá e devolve a lista de listas

Quando faço "let a" pego na lista que está na posição que eu desejo alterar. na função aux, pego na lista devolvida escrevo o inteiro que quero e devolvo a nova lista.Agoar como a volto a colocar no sitio direitinho é que não sei. :rant_01:

Sds,

HIT_Braga

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Com as funções take e drop isso é simples. Pegas nos elementos até à posição x, e nos elementos que estão depois da posição x, e juntas as listas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não percebi muito bem a ideia de take e drop, podes exemplificar com o código que enviei.

Sds,

HIT_Braga

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tens a lista [1,2,3,4,5].

Queres substituir o 3º elemento por 10.

Pegas nos 2 primeiros elementos, através do take ([1,2]).

Pegas no resultado de deitar fora os 3 primeiros elementos, através do drop ([4,5]).