• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

cosmicsnake

Ajuda em Base de Dados

7 mensagens neste tópico

Boa Noite,

Estou aqui com um dilema, tenho de criar uma base de dados para dps trabalhar com serviços!

A minha base de dados tem como tema controlo de tempos de uma empresa de corridas de karts, com a ideia centrar-se nos tempos efectuados por volta!

Estou a pensar utilizar 2 ou 3 tabelas, estou a utilizar a tabela Pessoas com a informação IDpessoa/Nome/idade/contacto ; a tabela Volta com a informação IDvolta/IDpessoa/nvolta/data

No entanto, penso que a constituição das tabelas não seja a mais correcta! Pois num certo dia uma pessoa pode ir varias vezes (ou seja, no mesmo dia o nvolta (nº da volta) vai ser 1, pode-se introduzir o campo Sessão numa tabela)

---> o que pretendo fazer com os serviços são: O melhor tempo da pista; O melhor tempo da semana; O melhor tempo do dia; A média das voltas realizadas por um utilizador; A melhor volta de um utilizador; Listar os tempos de um utilizador de uma determinada sessão!

Acho que é tudo!

Agradeço a ajuda.

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que precisas mais propriamente ? Modelo de Dados ? Modelo ER ?

E que tecnologias vais usar para desenvolver o teu sistema ? Acess ? Oracle ? MySQL ?

E já agr, para que grau de ensino é este trabalho ?

Ajuda-me nestas duvidas, e rapidamente eu consigo arranjar-te uma solução.

Até acho um projecto simples de desenvolver e ao mesmo tempo bastante interessante.

Cumprimentos, Forrest Jump.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Modelo ER

Acess

Estou na faculdade, necessito disso para um trabalho de uma cadeira (mas isto é só a primeira parte, e talvez a menos importante! mas essencial para o trabalho não dar problemas depois a implementar os serviços)!

Estou a pedir ajuda, pois inicialmente iria abordar a questão do preço por hora que um utilizador pratica, mas depois mudei o foco para o problema em cima descrito! Julgo que seja mais difícil mas de mais interesse.

Cumprimentos   

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

(...) mas isto é só a primeira parte, e talvez a menos importante! mas essencial para o trabalho não dar problemas depois a implementar os serviços)!

Na verdade esta é a parte mais importante.

Faz um DER, ou ER como lhe chamam, e coloca as dúvidas que tens, não vale a pena estar a fazer as tabelas antes do diagrama. Do diagrama é que são extraídas as tabelas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Knitter só disse isso pq a cadeira não se foca em base de dados! e para este trabalho é que precisamos de uma BD, e mesmo assim não muito difícil de manusear, mas no entanto está tem me dado algumas dores de cabeça!!

A minha BD actualmente esta neste ponto, não sei é se conseguirei responder as perguntas que enunciei anteriormente.

Alguma alteração avisem pf!

bdoh8.jpg

Estou é com uma duvida, como terei de fazer para a sessão não seja repetida no mesmo dia pelo mesmo utilizador, por exemplo, dar erro quando um utilizador (IDpessoa) no mesmo dia tentar inserir a sessão 1 ? mas outro utilizador(IDpessoa) poderá utilizar a sessão 1 nesse dia!

espero que tenha sido suficientemente explicito!

cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ja experimentas-te declarar o id da sessao+id da pessoa+data como chave PK unica ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas noites,

como não consegui resolver o problema, apostei em outra base de dados.

Obrigado na mesma

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora