• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

pedrotuga

T3 - Desenvolver aplicações web como quem edita um wiki

12 mensagens neste tópico

É isso mesmo. Leram bem.

Depois de anos a seguir a evolução das tecnologias de desenvolvimento de aplicações web sem grandes surpresas, eis que me deparo com algo realmente novo. Algo que introduz um conceito completamente novo e muda completamente o pórprio conceito de desenvolvimento.

Do mesmo autor da framework web2py (de longe a melhor framwork que praí anda) e da meta-framework T2 que por si só tambem já estava no gume da faca, eis que surge aquilo que é na minha opinião um virar da página no que a desenvolvimento diz respeito.

T3!

Vejam o vídeo e pasmem-se. Abandonem já a vossa linguagem ou framework favorita. A mudança finalmente chegou.

http://vimeo.com/2450936

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Parece-me um sistema muito bom. É totalmente alto nível pelo que vi de código-fonte escrito, no entanto pareceu-me mesmo muito bom. Algo a experimentar num futuro próximo.  :confused:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não vejo o que tem assim de tão especial (ou mesmo novo)...

-Um modelo de dados 100% OO, não conheço mais nenhum. Atenção que não estou a falar de coisas tipo adodb e afins. Isto já vem do web2py.

-Implementação pronta a usar de padrões comuns em aplicações web: comentários, uploads de ficheiros, registo e gestão de utilzadores, gestão de imagens. Isto já vinha do T2.

-Desenvolvimento da aplicação na própria aplicação em estilo de wiki. Podes utilizar a propria aplicação para a desenvolveres, e até o podes fazer no servidor de produção.

Se entrares em mais detalhes em relação à tecnologia que está por debaixo (web2py) mesmo aí há muitas coisas especiais, nomeadamente: uma aproximação OO das vistas, o modelo de dados de que já falei, suporte para a google appengine usando o datastore do google, etc. etc.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Todos esses 3 pontos já tinham sido aplicados em vários projectos. Há muito tempo que vejo o 3º ponto a ser implementado (o Zope tem algo do género há MUITO tempo), o 2º são as funções que encontras em qualquer CMS (com a diferença que aqui foi desenhado para ser modular, ou melhor, para alguém poder mexer com toda a liberdade possível), o 1º não é grande inovação, apenas mostra que quem desenvolveu o T3 tem mais de 3 dedos de testa. :confused:

O T3 pelo pouco que li só é atractivo pelo facto de parecer ser feito por gente com cabeça (tanto a nível de código, como na produção do mesmo).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O tirácio, eu tenho que discordar. Eu conheço o plone/zope mais ou menos (apesar de nunca ter desenvolvido nada com aquilo) e olha que não é de todo a mesma coisa.

Por exemplo, se quiseres criar comentários, tens sempre que criar o modelo de dados para eles e liga-lo ao teu UI manualmente. Adicionalmente tens que implementar alguma lógica. Não é de todo a mesma coisa.

O mesmo em relaçãoao data object model. Tipo, usando o web2py um objecto de dados não é apenas uma forma de aceder à base de dados que de devolve os dados num pacote a que chamam objecto. Tem métodos tipo form(), beautify(), filter(), join().

Todas as outras frameworks (motores de aplicações whatever) que conheço, interagem com os dados de uma forma um pouco insossa... tipo... permitem fazer pedidos com uma sintaxe simplificada tipo active record e se tiveres sorte podes criar um formulário que não podes mudar.

Isto levanda imensos problemas, nomeadamente uma negligencia compelta em relação às migrações.

O web2py por sua vez faz as migrações por ti :) o que é bastante à frente na minha opinião.

Mas eu estou aqui já com um brag demasiado repetitivo. Nada como experimentar. O que eu tenho a dizer é: duvido que quem experiemntar estas tecnologias pense sequer em alternativas nos próximos tempos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pedrotuga, o que estou a dizer é que o T3 está simplesmente a juntar conceitos já bem antigos e, apesar de ser o primeiro a fazê-lo, é algo que qualquer pessoa que pare para pensar um pouco sobre o código que tem que escrever e de como é mais produtivo produzi-lo consegue conceber mentalmente. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não vi nada de especial também....E duvido que isto seja algo revolucionário.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não, o web2py é mais tipo django, cakephp, ruby on rails, etc.

O T3 não tem nenhum concorrente porque é um conceito novo, embora o djthyrax e o lurst não concordem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O T3 não tem nenhum concorrente porque é um conceito novo, embora o djthyrax e o lurst não concordem.

É um conceito novo sim, só que simplesmente é um agregar de conceitos que já existem há muito... :cheesygrin:
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok, eu devo ser muito burro, mas não estou a parte destas tecnologias :cheesygrin: podem começar por me explicar o que é o web2py, e o T3, e o que isto tem a ver com python, como pode ser integrado, o que é, etc :D

Se faz favor  :-[

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora