• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

mapb_1990

sistema de controlo de versões + netbeans

7 mensagens neste tópico

é o seguinte,

a partir de amanha, eu e + duas pessoas temos que começar a elaborar um projecto para a faculdade. e então surgiu o problema: como termos sempre o código actualizado em cada um dos membro do grupo?

ora o solução k nos vem logo à cabeça, é copiar-mos ficheiros uns pra os outros a quando o modificar-mos. mas essa solução é chata e pouco pratica. foi então k me falaram do Subversion.

Achei a solução ideal.

o meu problema é: como funciona isto? como se instala?

sei k convém estar alojado num server qualquer, mas como se faz isso?

O projecto k vamos fazer é um java e vamos utilizar o netbeans, e tb tenho um host.

alguém ajuda?

PS: nao pesco nd de inglês

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Um host não te servirá de muito se o mesmo não te fornecer um serviço de SVN ou se não tiveres acesso ao servidor e possas instalar aplicações. Caso seja um sistema de alojamento partilhado, será complicado teres SVN instalado ou teres possibilidade de o instalar no servidor, no entanto, só a empresa que te fornece o serviço é que pode confirmar.

Uma das opções é usar um sistema gratuito, existem vários sistemas gratuitos, cada um com as suas vantagens e desvantagens, podes ver alguns neste tópico, http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=16025.

Se o projecto puder estar acessível a qualquer utilizador, como leitura pelo menos, a minha recomendação vai para a criação de uma conta no assembla.com. Caso contrário, poderão optar por uma conta nesse serviço, pagando uma das opções mais baixas, dependerá do que pretendem.

Mas existem várias serviços gratuitos, podes ver uma lista de hostings que oferecem SVN na página oficial do projecto, http://subversion.tigris.org/links.html#hosting, de entre os vários links, alguns são para serviços gratuitos.

SVN é um sistema de controlo de versões que necessita de um servidor central para controlar todo o código, portanto vão precisar mesmo de um servidor. Para acederem, dependendo do sistema operativo, existem vários clientes.

Se estiverem em Windows, recomendo vivamente o TortoiseSVN, caso contrário, o SmartSVN é também bom.

O uso é bastante simples mas se não pescas nada de inglês, não tenho nenhum recurso que te possa dar, podes sempre ver um tutorial sobre como usar o TortoiseSVN que tenho na minha wiki, em http://wiki.sergio-lopes.org/index.php?n=Rabble.TortoiseSVNTutorial, tem umas imagenzinhas que podem ajudar :)

E se tiveres dúvidas posso sempre tentar explicar. Entretanto irá sair, se não saiu já dado que ando um pouco desactualizado nesse assunto, um artigo sobre Subversion, que explica bastante, na Revista Programar.

O Netbeans IDE tem suporte para SVN, mas precisam de ter instalado o cliente de linha de comandos, podem optar por instalar o módulo de Subversion que contém esse cliente, ou instalar manualmente. O módulo pode ser instalado em Tools > Plugins > Available Plugins

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Recomendo-te o cliente de Subversion integrado no Netbeans. Funciona lindamente. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Possui algumas opções em falta e permite controlar apenas ficheiros dentro da pasta do projecto, pelo que se for necessário controlar documentação e outros ficheiros torna-se complicado usar apenas o suporte do IDE. Mas é mais simples no sentido em que não te mostra tantas opções de um só vez.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

obrigado aos 2 pelas respostas

já criei a conta no assembla. instalei o tortoise a parece estar a funcar, mas o netbeans dá-me um erro:

2qxc9sk.jpg

alguem sabe kual é o problema?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A versão que tens no NetBeans é demasiado velha, isso significa que tens uma versão do cliente anterior à usada para criar ou que acedeu antes desta à tua cópia local.

Para resolveres esse problema, uma solução será instalar o cliente de linha de comandos também, se instalaste manualmente o módulo que trás o cliente para windows remove esse módulo, se não tocaste nos módulos ignora :), vai à página do Subversion, obtém a última versão disponível para windows, é uma aplicação linha de comandos, instala isso. Depois de reiniciares o IDE ele deve detectar automaticamente o cliente que está instalado.

Confirma que não tens qualquer outro cliente em linha de comandos que seja mais antigo, se o tiveres terás de o remover.

Se usares dois clientes para aceder ao repositório, por exemplo, o TortoiseSVN e o SVN linha de comandos, e as versões forem suficientemente diferentes, um dos clientes irá indicar-te esse erro para evitar problemas derivados de diferenças nas versões.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já usei o Assembla (que o Knitter referiu acima) e fiquei bastante satisfeito.

Tinha-o integrado com o plugin de SVN do Eclipse, pode fazer-se o mesmo com o NetBeans.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora