• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Sir Pereira

Novo forúm

12 mensagens neste tópico

Boas pessoal,

eu e um amigo estamos a pensar fazer um fórum português, com base nos seguintes temas: Programação, Segurança e Downloads.

Mas falta-nos um nome criativo. Podem sugerir? :P

(Eu sei que alguns de vocês já vão dizer: "mas existem tantos, para quê mais um? --'", pois, mas eu e o meu colega apostamos em fazer a diferença com uma série de ideias que temos :P

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quanto à segurança e downloads, não vejo porque não, não existe nenhum que eu saiba. Existia o PTSec, não sei se ainda existe, mas a última vez ouvi falar disso, estava para morrer... Mas fórum sobre downloads? Como assim? Podes explicar melhor?

Agora, programação? A sério? Tem mesmo de ser?

A razão de eu dizer isto é muito simples, P@P já está bem desenvolvido com uma grande comunidade e com grandes projectos, onde é que é preciso mais um? E é que já existe mais um, o PortugalCode. Dois fóruns de programação. Para quê? Para dividir o pessoal entre duas comunidades... Já somos muitos, então assim, ainda mais somos (ironia).

Seja para que tema for, acho mau que haja duas comunidades com o mesma tema. Não há gente suficiente para popular as duas, o pessoal fica muito dividido e o que poderia ser uma excelente comunidade não passam de duas duas medíocres, ou uma boa e outra mais ou menos. Como tal, já existe 2 fóruns de programação, mais um para quê mesmo? Dividir ainda mais o pessoal? Pensei que a ideia neste tipo de fóruns fosse partilhar o conhecimento, ajudar-nos uns ao outros. Mas várias comunidades diferentes com o mesmo objectivo, não ajuda em nada o crescimento na partilha desse conhecimento.

Mas eu sei que estive a falar aqui para o boneco e vão em frente com a ideia na mesma...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

@djthyrax: Vou ler, depois já te respondo.

EDIT: Sim, posso concordar com o que ali está. Pois acontece inúmeras vezes. Mas sem try, não pode haver error, se é que me percebes.

@Nazgulled: Boas, por acaso não estiveste a falar para o boneco :P o objectivo do nosso forúm não é centrar a comunidade portuguesa de programadores no nosso forúm, mas ajudar membros da comunidade, que possam ter alguma dúvida sobre tal assunto. Aliás, cada caso que eu e o meu colega não consigamos resolver, reencaminhamo-los para cá.

:P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu acho que não há necessidade de envolver a programação nesse projecto que queres criar, Sir Pereira. Um fórum nacional onde as pessoas que fizessem downloads se juntassem de forma amigável para partilhar links e partilhar ideias já não existe desde os tempos do Max-PT, mas esse é também um "nicho de mercado" muito explorado (a não ser que criasses uma comunidade de warez e de facto tivesses á mão as ferramentas necessárias para a expandir e organizar como deve ser...).

De qualquer modo, eu sempre apoiei a criação de novos projectos. Ultimamente tenho tido um pouco mais de cuidado com o que digo quando alguém me pede conselhos e ideias sobre a criação de um qualquer, isto porque de facto há ideias que não teriam qualquer saída nos tempos que correm. Julgo que o tema "Programação" está demasiado bem representado no nosso país, neste momento, para que haja um outro qualquer que de facto bata o Portugal-a-Programar, daí te ter aconselhado a excluíres esse tema do projecto em que estás a pensar.

Li o texto que o djthyrax indicou no link e concordo em grande parte com o que lá foi dito. Se pretendes começar com alguma coisa nos dias que correm Sir Pereira, vais ter de suar mesmo muito para que o projecto sobressaia. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

@Nazgulled: Boas, por acaso não estiveste a falar para o boneco :P o objectivo do nosso forúm não é centrar a comunidade portuguesa de programadores no nosso forúm, mas ajudar membros da comunidade, que possam ter alguma dúvida sobre tal assunto. Aliás, cada caso que eu e o meu colega não consigamos resolver, reencaminhamo-los para cá.

Desculpa a frontalidade, mas isso é um bocado parvo... O que só demonstra que mais um fórum de programação, só esta a "ocupar espaço" na comunidade portuguesa de internautas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sir Pereira, e porquê criar uma nova comunidade e não ajudar as que já existem? Porque não dar uma dessas sugestões maravilhosas no quadro respectivo aqui no P@P? Estares a criar yet another comunidade sobre programação estás a dividir os programadores entre várias comunidades, e como o Nazgulled disse, em vez de teres 2 comunidades boas, passas a ter 3 medíocres. Muita gente gosta de criar comunidades para ser a pessoa que começou o projecto X, mas digo-te, pessoas que o fazem deliberadamente não merecem grande consideração. Para mim, tem muito mais valor alguém chegar aqui e dizer "acho que vocês têm X, Y e Z feito de forma errada, e acho que vocês podiam fazer A, B e C, e talvez até G, H e I" do que criar um fork e espetar lá A, B, C, G, H e I. Porquê? Porque ao tentar melhorar algo que já existe está a unir esforços, a criar algo de excelência, em vez de dividir toda a gente só para poder dizer que foi ele que fez aquilo. No entanto, se tentares unir esforços e não os aceitarem, sou o primeiro a ajudar-te a fazer um fork (isto se concordar contigo, claro).

PS: Outra coisa, a ideia do "se eu não conseguir ajudar alguém, mando-o para cá" não é lá muito inteligente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoal, pedia-vos que se acalmassem com as palavras, sff. Não vamos tornar esta thread num campo de batalha :P

@Sir Pereira, eu concordo com grande parte do que é dito e para ser franco quando ouvi falar no P@P pela primeira vez pensei que era "mais outro fórum". Demorei ainda algum tempo a começar a participar por aqui e demorei ainda mais tempo a acreditar neste projecto, antes eu rotulava o P@P como uma comunidade de script kiddies e não como uma comunidade de programação.

A minha sugestão pessoal é fazeres algo como a Peopleware fez, começaram por um blog, ganharam uma popularidade fantástica e agora já têm um fórum que julgo ser de sucesso (só acompanho mesmo o blog deles). A começarem, recomendo a começarem lentamente mas com conteúdos.

Nada é mais desmotivante do que chegar a um fórum e ver 10 quadros sendo 8 deles com 0 threads e os outros 2 com 3 threads de discussão apenas entre admins, poucos são os membros que ficam lá e os que ficam são aqueles que querem ser Moderadores em algum lado. Até ganharem alguma popularidade teriam de suar bastante, arranjar conteúdos, arranjar pessoal para os debater, manter um "público" fiel.

A recomendação que vos faço é a começarem por um blog, façam um blog e comecem a divulgar a palavra. Um blog mete-se num RSS reader e o pessoal nem precisa de entrar nele para o acompanhar, se bloquearem os Feeds a X caracteres e a introdução for suficientemente atraente o pessoal vai ao vosso blog, ao fim de um tempo já devem ter conquistado um público razoável e se esse público pedir por uma comunidade (como aconteceu com a peopleware) ou se a quantidade de comments o justificar, então pensem no próximo passo.

Quanto ao planeta P@P, até vos convidava a colocarem lá os vossos feeds, mas temos a politica de o planeta se destinar apenas a blogs pessoais, e esse projecto não iria ser propriamente um blog pessoal...

Boa sorte nisso, mas pensem bem no que querem. Se mais um fórum, se um projecto.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

@Heckel: Como não podia deixar de ser, concordo contigo novamente.

Não era ideia que ainda não nos tivesse passado pela cabeça, em relação ao blog.

Em relação aos comentários do resto do pessoal, em relação à programação: sim é verdade, e calma, não se exaltem, foi só uma ideia que o meu colega sugeriu para uma categoria :)

O deathseeker25 referiu algo sobre um projecto warez. Ora aí está. O nosso objectivo na secção de downloads seria esse mesmo.

E nada de irmos buscar a links a sites e não sei quê. Simplesmente, tentamos arranjar os nossos conteúdos, e reuploadamos os nossos.

E em relação a nomes? :( alguém sugere algo?

(PS: não se exaltem eheh :()

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora