• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

JoaoRodrigues

Python 3.0 Lançado

30 mensagens neste tópico

"On behalf of the Python development team and the Python community, I am happy to announce the release of Python 3.0 final.

Python 3.0 (a.k.a. "Python 3000" or "Py3k") represents a major milestone in Python's history, and was nearly three years in the making. This is a new version of the language that is incompatible

with the 2.x line of releases, while remaining true to BDFL Guido van Rossum's vision. Some things you will notice include:

* Fixes to many old language warts

* Removal of long deprecated features and redundant syntax

* Improvements in, and a reorganization of, the standard library

* Changes to the details of how built-in objects like strings and

dicts work

* ...and many more new features"

Fonte: http://mail.python.org/pipermail/python-list/2008-December/518408.html

Download: http://www.python.org/download/releases/3.0/

Bem, e eu a pensar que isto ainda ia demorar uns anos :x

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por acaso também ia escrever um post sobre ele.

Mas ainda não o testei, se calhar vai ter que esperar até às férias :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E aí está ele.

É bom, é progreso que se vê, vamos olhar para a frente!

Não deixa de ser curioso que apesar do estatuto de quase sex symbol que o python ganhou, as novidades são em grande parte mudanças de estratégia em relação ao passado ou resolução de problemas em implementações anteriores.

Ou seja, no fim de contas estamos a falar de uma linguagem de programação que oferece com mais ou menos o mesmo esforço funcionalidades muito semelhantes a outras, que servem o mesmo propósito e que tiveram um percurso semelhante.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não deixa de ser curioso que apesar do estatuto de quase sex symbol que o python ganhou [...]

Lol!, esta nunca tinha lido :D
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É bom, é progreso que se vê, vamos olhar para a frente!

Dict e Set comprehensions. Very good. Tipo unificado de inteiros. Check.

Pena a standard library não ester melhor organizada. :D

E vocês, qual foram as novidades que gostaram mais?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nenhuma. Até acho engraçado terem mudado coisas que eram referidas nos manuais anteriores com altos brags.

O que me leva a concluir que admitiram que aquela ideia de "isto é que é bom, somos os maiores, eu é que sei" não leva a longe.

Tipo, a funcção print. É ridiculo que agora chegue a versão 3 para se mudar para uma função normal.

Ou os métodos para manipulação de listas e dicionários, agora são métodos. O que aconteceu ao "tudo é um objecto, isto é que bom, escrever a.sort() em vez de sort(a) é o que faz sentido e tudo os outros são atrasados"?

A mim o melhor é que a versão 3 parece finalmente impor alguma humildade à comunidade de utilizadores de python que esta bem precisa. Acho que é o que eu gosto mais.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu acho puramente ridículo terem mudado o list.sort() para sort(list), já achava mas os objectos não terem um método length ou size e ter de fazer len(x). É um objecto então deve ter os métodos :\

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Gostei dos inteiros unificados, da função print, das novas regras de comparação

>>> 1 < "1"
Traceback (most recent call last):
  File "<pyshell#12>", line 1, in <module>
    1 < "1"
TypeError: unorderable types: int() < str()

e do unicode (str vs bytes).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Uma das coisas que disse HURRAY quando li foi o desaparecimento do <> lol

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu usava-os bastante...
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Indeed.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, como comecei á pouco tempo a interessar me por esta linguagem, comecei também com a nova versão.

Só um aparte, alguém sabe como converter os .py em .exe nesta nova versão?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Conselho, começa pela versão 2.6 :( A 3.0 ainda não é para produção definitivamente...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Conselho, começa pela versão 2.6 :( A 3.0 ainda não é para produção definitivamente...

O que dá uma imagem fantástica da linguagem, quando o pessoal desaconselha a se usar a última versão...
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que dá uma imagem fantástica da linguagem, quando o pessoal desaconselha a se usar a última versão...

E lá tás tu contra o Python. Sinceramente não te entendo... Quando sai uma beta de um programa qualquer, por acaso recomenda-se? Isto não é uma beta, mas leva tempo a trabalhar, ou queres fazer tudo à pressa e que saiam cagadas não documentadas?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quando se lança uma nova versão de uma linguagem (3.0!), é suposto ela estar pronta. Se não estiver pronta, então lançam alphas ou betas (ou Developer Previews).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quando se lança uma nova versão de uma linguagem (3.0!), é suposto ela estar pronta. Se não estiver pronta, então lançam alphas ou betas (ou Developer Previews).

Nem mais.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoal... qual é a onda de tanto negativismo? A versão 3.0 (3000 ou la como se chama) está pronta e em estado estavel pronta para ser usada em ambientes de produção.

Existir uma versão como a 2.6 só para assegurar uma transição suave só prova como o desenvolvimento estava planeado com pés e cabeça.

Olhem o perl 6 que não se sabe se já chegou ou se alguma vez vai chegar. Olhem o PHP 5 que passados 5 ou 6 anos de existencia ainda tem que partilhar algum share com o php4.

Não me parece que o mesmo suceda com o python. Penso que daqui a dois anos já nem nos preocuparemos com retrocompatibilidade para o python 2.5.

As coisas acontecem muito mais rápido hoje em dia se compararmos com há 5 ou 10 anos atrás. O python, como tecnologia moderna, é um exemplo disso mesmo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pedrotuga, eu não afirmei nada sobre se Python 3.0 está pronto ou não para ser adoptado. Realmente não faço ideia, pois ultimamente não tenho usado Python para desenvolver.

Mas se o pessoal recomenda a versão 2.x em vez da nova 3.0 é um bocadinho estranho, e já vi muito pessoal a fazer isto.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu só recomendo a 2.6 em relação à 3.0 porque a maioria dos módulos ainda não está na 3.0 :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoal... qual é a onda de tanto negativismo? A versão 3.0 (3000 ou la como se chama) está pronta e em estado estavel pronta para ser usada em ambientes de produção.

Estável está, mas pronta não. Ainda há muitos módulos que ainda não foram portados, módulos da stdlib.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Conselho, começa pela versão 2.6 :thumbsup: A 3.0 ainda não é para produção definitivamente...

Comecei pela 3.0 porque encontrei um tutorial que acho, por enquanto, claro e instrutório. Mas quanto a isso dos módulos (que ainda não percebo muito bem),  concertesa que irão ser passados para a nova versão, o que poderá demorar algum tempo. Mas sempre posso dar uma olhada nos seus sucessores, para ter uma visão mais ampla da linguagem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Exactamente. Mas o facto de o pessoal dizer para se usar a 2.6 é de fazer torcer o nariz quando se refere que está pronta para ambiente de produção.

Existir uma versão como a 2.6 só para assegurar uma transição suave só prova como o desenvolvimento estava planeado com pés e cabeça.

Olhem o perl 6 que não se sabe se já chegou ou se alguma vez vai chegar. Olhem o PHP 5 que passados 5 ou 6 anos de existencia ainda tem que partilhar algum share com o php4.

Não me parece que o mesmo suceda com o python. Penso que daqui a dois anos já nem nos preocuparemos com retrocompatibilidade para o python 2.5.

As coisas acontecem muito mais rápido hoje em dia se comparar-mos com há 5 ou 10 anos atrás. O python, como tecnologia moderna, é um exemplo disso mesmo.

Vamos lá ver. Eu estou um pouco reticente. Relembro que antes de sair a 3.0, essa versão já vinha à muito em fase de testes, julgo prai 1 ano. Tempo mais que suficiente para actualizar os módulos para a última versão.

Sim porque é na altura das betas, e principalmente das RC, que serve para ver se está tudo OK. Módulos inclusive, fazem parte da linguagem, e como tal os seus mantainers deviam ter um sentido de responsabilidade de quando saísse a 1ª versão os seus módulos já estarem disponíveis. Juntamos o facto de na 2.6 ter um modo que permite dar warnings de código que será incompatível no futuro (3.0). Fica a questão no ar. Com tanto planeamento porque é que os módulos estão ainda na 2.x ?

O meu principal receio é na comunidade, poucos se esforçam para passar para a 3.0. Se os mantainers não se dão ao trabalho de fazer o upgrade, então que façam outras pessoas, a maioria dos módulos são OS. Mas nada, e houve 1 ano penso eu de que.

Mas mesmo depois de já ter saído a 3.0 (já não falta muito para meio ano) quando o pessoal aconselha a irem aprender a 2.6 em vez da 3.0, não é de estranhar que tal situação exista...

Dizes que daqui a 2 anos já vai estar tudo no 3.0; espero bem que sim mas pelo andar mais parece que se vai formar uma divisão como acontece com o PHP4/5.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora