• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

vaurdan

[Duvida] Php - Retroceder

4 mensagens neste tópico

Tenho uma duvida de código.

Imaginem um formulário. O user preenche e tal, e depois faz enviar. Ok. Até agora tudo bem. Eu recebo o formulário no email, mas se o utilizador fizer retroceder o formulário envia outra vez.

Por exemplo

form.php (pagina do forumuláro) -> form_sent.php (Pagina que envia o formulário atraves  de POST) -> thanks.php(pagina de agradecimento) E chega ao meu email

mas se o utilizador fizer retroceder, o email é enviado novamente. Capiche? :D

O que eu não sei fazer é verificar se a pagina já foi acessada ou nao :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Há tantas maneiras. Um token por exemplo. Tipo geras um valor randómico, estilo um MD5 checksum, se for enviado duas vezes mostras uma mensagem de erro.

Adicionalmente andar a fazer não sei quantos redirects no fio de execução da aplicação não é propriamente uma boa prática e levanta muitos problemas, entre os quais o que acabaste de referir.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Há tantas maneiras. Um token por exemplo. Tipo geras um valor randómico, estilo um MD5 checksum, se for enviado duas vezes mostras uma mensagem de erro.

Adicionalmente andar a fazer não sei quantos redirects no fio de execução da aplicação não é propriamente uma boa prática e levanta muitos problemas, entre os quais o que acabaste de referir.

um token? Hmm, como posso fazer isso?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

geras uma string aleatória e crias um campo hidden no formulário em que essa string é o valor de um elemento input.

Insere-la na base de dados.

Sempre que fizeres uma inserção certifica-te que esse valor não existe na base de dados.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora