• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

n3lThon

[Resolvido] Live CD

18 mensagens neste tópico

Fiz download do cd do Kubunto 8.10, mas não consigo ver os ficheiros do disco através da opção de experimentar sem mudar nada. O meu objectivo é usá-lo para recuperar ficheiros quando o sistema operativo de um pc está "morto".

Há alguma versão live cd especifica? (Dantes havia do ubunto que já tive).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Consegues montar o disco?

Existem várias variantes de Linux em Live CD, desde todos os *ubuntos, slax, kurumin, Knoppix, enfim a lista é enorme. Qualquer uma deverá servir.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O meu objectivo é usá-lo para recuperar ficheiros quando o sistema operativo de um pc está "morto".

Não será o disco que está morto em vez do SO?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Talvez eu é que não tenha percebido o que pretendes.

Quando usas um Live CD, por norma, os discos rígidos do PC não estão montados no sistema, e dessa forma não estão acessíveis. Para os poderes ver terás de montar o disco, que basicamente é indicar ao SO que existe um dispositivo de armazenamento com determinadas características para que o SO o consiga identificar. Isto para aceder aos dados de um disco rígido no PC, de forma a obteres os dados de volta.

A que ficheiros queres aceder?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já estou a perceber. O meu objectivo é mesmo aceder aos ficheiros do disco rígido existente para recuperar os ficheiros usando uma versão live cd. Provavelmente deve de ser como estás a dizer, tenho de montar o disco. Como é que isso se faz?

Quero aceder a ficheiros existentes em qualquer parte do disco.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Depende do sistema de ficheiros usado e da distribuição usada. A maioria das actuais, permite montar os dispositivos a partir do desktop, com um clique no disco a usar. Se tiveres de o fazer usando a linha de comandos já precisarás de conhecer o sistema de ficheiros usado.

Se for NTFS usado pelo Windows, precisas de instalar primeiro o NTFS3G, quase todas as distros Live que conheço permite "instalar" aplicações, que ficam em memória até desligares o sistema, os *ubuntus já trazem o NTFS3G, se não me engano.

Se for qualquer coisa entre EXT2/3, FAT16/32, não precisarás de mais nada.

O comando para montar dispositivos é o "mount" e a melhor forma de aprenderes a usá-lo é lendo o manual :), "man mount" na linha de comandos e terás uma página para ler :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois, mas o disco não é detectado.

Não será o disco que está morto em vez do SO?

Estou a tentar usar com tudo ok.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Talvez seja melhor uma distro mais específica para recuperação de sistemas tais como:

(cortesia da wikipédia)

O disco não é detectado no BIOS?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como já disse estou a usar com tudo funcional.

EDIT: Qual é que recomendas?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se não estiveres muito à vontade com linux aconselho-te o UltimatebootCd na sua versão Winubcd

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se está tudo funcional, o problema é do teu comando mount. Como estás a fazer para montar?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se não estiveres muito à vontade com linux aconselho-te o UltimatebootCd na sua versão Winubcd

E e se estiver? Já agora fico a saber as duas melhores opções. :D

Se está tudo funcional, o problema é do teu comando mount. Como estás a fazer para montar?

Não estou, antigamente aparecia logo, por isso não sabia que era preciso montar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Cheira-me a que o disco é que deu o berro.

Eu já usei o liveCD do ubuntu para esse fim diversas vezes sendo que a primeira foi há praí 5 anos e sempre funcionou para todos os sistemas de ficheiros, fat16, fat32, ntfs...

Abre la o gparted e vê que partições e que dispositivoes existem no teu sistema.

Ou abre uma consola e escreve

fdisk -l

isso dá-te uma lista de partições.

Não há uma distro mais indicada para isso... é uma tarefa básica, praticamente tudo o que é liveCD faz isso. Pessoalmente já usei o ubuntu, puppy e o wolvix para esse fim e sempre tenho acesso às partições do windows estejam em que formato estiverem.

Todas as que referi fazem o mount por ti, não precisas de o fazer manualmente, isso é mais ou menos uma coisa do passado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu costumo utilizar o Knoppix para essas tarefas (tentar resolver algum problema no disco rigido) e este porta-se bem (ate a data!)... Podes tentar tambem usar esse, o maximo que podes perder é alguns minutos a fazer o download da distribuição, gravar num CD-RW e testar :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Os releases d ubuntu funcionam todos como liveCD, por isso, sim é.

Como isso vem com o kde não sei se tras o gparted, mas deve trazer uma coisa equivalente pelo menos.

Mas faz lá pore exemplo

fdisk -l

e ve se aparecem as unidades e partições todas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nem com o fdisk -l consegui e acabei por fazer o download do Ubunto 8.10.

Obrigado a todos!!  :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora