• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

fnds

Estou a usar a metodologia correcta?

4 mensagens neste tópico

Boas,

Eu estou a desenvolver um modulo em python para usar o CGI.

Neste momento eu estou a desenvolver o módulo como se fossem dois, passo a explicar.

Tenho uma parte em que as classes são algo abstractas, não estão relacionadas com o uso da aplicação em si, podem ser usadas independentemente do módulo. E outra parte que usa estas classes para atingir o objectivo da aplicação.

Por exemplo, tenho uma classe para tratar o Header HTTP, esta serve para adicionar, remover e enviar o header, não depende de nada.

classe ClasseHeader:
    construtor(filepoint): ...
    adiciona(nome, valor): ...
    remove(nome, todos?): ...
    envia_para_o_fp()

Depois tenho outra classe (ou uma simples função) que quando o modulo é iniciado usa a Header, esta já controla o tipo de headers que podem ser enviados para o uso da aplicação (checa o input), etc...

instancia_header = ClasseHeader(filepoint=stdout)
função header(nome, valor):
    se valor == "": instancia_header->remove(nome, Não)
    etc...

Em vez disso eu podia fazer só uma classe que fizesse tudo,

classe ClasseHeader:
    construtor(filepoint): ...
    adiciona(nome, valor):
        se valor == "": lista_de_headers->remove(nome)
    envia_para_o_fp()

Não sei se me estou a exprimir bem...

Como devo fazer?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu acho que deves optar pela 1ª opção pois assim estás a conseguir modularidade no teu código, isto é, essa classe do Header HTTP pode-te vir a servir para outro trabalho qualquer e assim poderás usá-la sem alterar nada na sua estrutura ou comportamento, enquanto que se optares pela 2ª opção, terás de construir uma nova classe para o efeito.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu acho que deves optar pela 1ª opção pois assim estás a conseguir modularidade no teu código, isto é, essa classe do Header HTTP pode-te vir a servir para outro trabalho qualquer e assim poderás usá-la sem alterar nada na sua estrutura ou comportamento, enquanto que se optares pela 2ª opção, terás de construir uma nova classe para o efeito.

Isso tem essa vantagem, mas por outro lado estou a complicar, estou a escrever mais codigo para a mesma coisa (esta class vai ter de ser feita de modo a não ter dependencias p.e.). Mas acho a 1ª a melhor opção mesmo assim.

Gostava de ver mais opiniões. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Classes = abstracção

Logo, acho a primeira a melhor opção.

Isso tem essa vantagem, mas por outro lado estou a complicar, estou a escrever mais codigo para a mesma coisa (esta class vai ter de ser feita de modo a não ter dependencias p.e.). Mas acho a 1ª a melhor opção mesmo assim.

Escrever mais código como. Pelo que percebi a verificação seria feita dentro ou fora (mesmo código).

Outra hipótese seria criares a 1ª classe, e depois uma herdeira que faria as verificações, percebes?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora