• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

turkis

Qual escolher? Matemática ou Informática?

11 mensagens neste tópico

olá.

tenho 34 anos, estudo de noite deste o 7º ano. e neste momento estou no 12º ano do curso tecnológico de informática(escola secundária josé estêvão-aveiro).

entre as várias disciplinas que tenho, dou-me bem com matemática(:confused: e bases de programação, com uma média de 17 e 19, respectivamente. às outras disciplinas vou-me safando, e a média do 10º e do 11º é de +/- 16 valores.

estou a pensar seriamente entrar para a universidade para o próximo ano, pois tenho a UA(Universidade de Aveiro) ao lado de casa, e tenho um trabalho em que posso frequentar as aulas todas.(programação de CNC's numa empresa de moldes)

a minha dúvida é qual o curso a escolher...

-Matemática aplicada à computação:Curso Mestrado

-Engenharia de computadores e telemática:Curso+Mestrado

eu gostava bastante de entrar para matemática, mas o meu receio é andar a perder tempo com um curso sem saída...além do mais, não sei se vou minimamente preparado com matemática b, mas em contra-partida acho que levo uma boa preparação em programação...

Dêm a vossa opinião pf.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sobre MCC, o Rui Carlos acho que tirou o curso, ele deve poder-te falar sobre isso. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Matemática B :\ , não te iludas com a nota que tiras-te a essa disciplina.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vai à UA e vê o que eles fazem em cada curso :) Conversa com as pessoas que acabaram cada curso ou com os coordenadores dos mesmos. É o melhor que podes fazer :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Matemática B :\ , não te iludas com a nota que tiras-te a essa disciplina.

sim ,eu estou consciente disso, por isso é que estou naquela....ir para lá com a matemática que dei no secundário é um risco...mas por exemplo em programação já me safava melhor...ter que estudar é o destino em qualquer curso, e de certo que neste vou ter que o fazer na mesma =)

mas pelo que já falei com colegas que lá andam, o curso era o indicado para mim, porque em matemática e programação corro por gosto...a minha dúvida é saber se esta minha teimosia irá dar alguma coisa...se matemática dá saída para algo de interessante, sem ser o ensino, claro.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sei como é o curso de matemática aí em Aveiro, mas no IST há um curso chamado "Matemática aplicada", e é um curso de mat. menos "teórico" do que o de matemática e mais orientado para a computação. Pessoas que saiem deste curso, tanto quanto sei, estão a trabalhar mais na área da informática.

Um curso universitário de matemática é duro, provar teoremas, etc etc. Não sei como é o teu curso nocturno, mas pelo que vejo de amigos que estudaram à noite, a exigência é menor do que por exemplo as aulas diurnas. Portanto, informa-te mesmo muito bem antes de te lançares num curso de matemática... e quanto a estudar, matemática exige muito mais, pois não vais lá com marranço e com entendimento prático; vais precisar de reflectir muito.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu concluí recentemente o curso de Matemática e Ciências de Computação (Universidade do Minho), e se fosse hoje, voltaria a escolhê-lo em vez de um curso de Engenharia Informática.

Acho que era um curso bastante bom, que misturava nas doses certas a Matemática e a Informática.

Pelo que estive a ver, o curso de Matemática Aplicada à Computação é muito mais centrado na Matemática do que o meu. Poderá ser interessante para quem gosta de Matemática, mas as suas saídas profissionais parecem-me bastante diferentes das de um curso de informática.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só uma pequena correcção: a razão pela qual o curso tem uma componente bastante maior de Matemática é porque o seu nome é "Matemática Aplicada e Computação". Ou seja, trata-se de um curso de Matemática que tem uma pequena vertente de computação e não um curso de matemática cujo destino é a computação.

http://fenix.ist.utl.pt/lmac?locale=pt

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Parece que sou o primeiro que tem este opinão...

Eu aconselho-te sem qualquer dúvida a ires para Engenharia de computadores e telemática.

Os cursos de matemática são mais académicos. São mais feitos para deitar cá para fora pessoal que se vai movimentar em meios mais teóricos e mais académicos. Tendo em conta que tens 34 anos, a não ser que a matemática seja um grande sonho de infancia, ou uma grande paixão, vais ter uma desvantagem enorme em relação a pessoas que acabam o curso com 22 anos. Não estou a falar em termos de conhecmento ou competencia, estou a falar da forma como olham para ti. Vais apanhar com o preconceito da idade com tanta intensidade que vais ter dificuldade em sequer ter oportunidades para mostrar o teu valor enquanto profissional.

Isto porque as entidades que empregam matemáticos estão à procura daquele pessoal com inaptidões sociais e óculos de fundo de garrafa, etc. enfim, pré-concepções ridículas.

Um curso de informática/ciencias da computação é muito mais realista na minha opinião no diz respeito à realidade do mercado de trabalho. Vais aprender coisas que vais de facto usar, não quero usar o chavão de dizer "é mais facil" porque considero que esse tipo de afirmações não faz grande sentido, mas é concerteza um curso onde a motivação é muito mais facil de encontrar para muito mais pessoas devido às suas aplicações práticas directas.

Em termos de emprego os cursos de informática são provavelmente o paradigma de um curso cujo o objectivo é ensinar conhecimento requerido pelo mercado de trabalho.

Isto é a opinião de um gajo que nem sequer frequentou um curso de informática, tirei eng electrotecnica.

OT:Para um gajo que já passou a idade da doideira, Aveiro é um sítio 5* para se tirar um curso.

Força nisso, eu acho que deves avançar, se for para aprender só fazes bem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

agradeço a vossa opinião, mas confesso que vai ser uma luta...lol um gajo com 34 anos e ainda não sabe o que quer heheeh

quanto à dificuldade do curso, estou perfeitamente consciente disso, mas, sendo eu uma pessoa que gosta de reflectir sobre os "porquês" das coisas(não gosto de decorar fórmulas e conceitos apenas por decorar, salvo se for mesmo fora do meu alcance intelectual), acho que ia ser uma luta por gosto. é precisamente isso que os meus colegas que lá andam dizem...que eu ia adorar a coisa, pela minha maneira de olhar o mundo e pela minha insatisfação por não saber o "porquê" das coisas.

quanto ao futuro na matemática, já não me importava nada de subir um bocado na carreira, como por exemplo ser formador de CNC's e programação aplicada aos controladores numéricos. não tenciono muito sair desta área, por até ganho razoavelmente, e gosto do meu trabalho.

se calhar vou mesmo para matemática...vamos lá ver..heheheh

já agora, o ensino nocturno não é todo igual...sei que somos beneficiados em relação às notas, em algumas disciplinas o nível de exigência não será tão acentuado, mas eu e os meus colegas que lá andam temos de fazer os três anos sem reprovar a nenhum módulo, com a mesma matéria dos de dia e com a agravante de trabalhar oito horas por dia...este curso é puxado, com um horário terrível(19:00-23:45). não é um "novas oportunidades", onde eu apenas com o que tive que estudar para análise de sistemas escrevi mais do que eles para fazer o 12º completo...

não me sinto prejudicado...se fosse para um mais fácil, não tinha tido a oportunidade de ter filosofia, de estudar Pessoa, entre outras vantagens de tirar um curso minimamente decente no aspecto pedagogo. ainda bem =)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora