• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Nazgulled

[Discussão] Editores WYSIWYG (para pôr em sites)

61 mensagens neste tópico

podes sempre usar o OpenWYSIWYG

Interessante, não conhecia.  :confused:

Existe há muito tempo? Aqui há uns meses andei a investigar todo o tipo de cenas desta que havia para escolher o melhor para o meu pseudo CMS e fiquei-me (apenas na decisão ainda não programei nada) pelo TinyMCE. Devido à licença que este trazia e me permita usar no meu CMS da forma que eu queria, da compatibilidade com todos os browsers, XHTML 1.1, montes de funcionalidades e muito fácil de usar. Como será que este se compara ao TinyMCE?

O FCKEditor nunca me chamou muita atenção. Eu até preferia usar outro mas o raio da licença deles não me permite usar o script como eu queria, não me recordo agora era do nome do gajo (esqueço-me sempre).

EDIT:

Estava a falar deste: http://www.spaweditor.com/en/disp.php/en_products/en_spaw/en_spaw_demo

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu uso o tinyMCE pois é o que melhor se intrega no meu cms todo construído encima da framework ExtJs.

É relativamente simples de personalizar e não usa popus para os dialogos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É relativamente simples de personalizar e não usa popus para os dialogos

Popups as in "nova janela" é que se for isso também não gosto, se for aquelas "janelas" que aparecem na própria página, já gosto mais mas isso também é um popup no meu ponto de vista :confused:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Movi para aqui porque só agora é que me apercebi que isto era JavaScript. :confused:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu é sempre com o tinymce a bombar, é acrescentar uma linhazita no html e toma lá morangos! Muito prático.

Mas já que aqui estamos... conhecem algum editor wysiwyg que suporte bbcode? Com o tinymce é possível mas é o cabo dos trabalhos, é preciso fazer altas confusões.

Era fixe um editor que tivesse o dicionário completamente personalizado, assim um gajo podia usar o markup que quisesse. conhecem algum que permita fazer isto facilmente?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas qual era a ideia? Tendo em conta que aquilo é um editor WYSIWYG wue te permite com facilidade formatar texto (entre outras coisas) criando de imediato o HTML necessário, qual era a vantagem em ter possibilidade de misturar bbcode?

Não estou a perceber porque tu dizes que "um gajo podia usar o markup que quisesse" mas tu ali não estas a usar markup nenhum e penso que essa seja uma das razões pelas quais mais se adere a este tipo de editores, pois facilita a vida a muita gente.

Não estou a perceber a tua ideia...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O HTML nesse caso é o markup que usas.

A ideia é gravar o texto noutro formato que não o HTML, seja ele bbcode, textile, markdown, etc.

O html, na minha opinião, hoje em dia já ganhou o seu lugar como a tecnologia usada para apresentação de texto formatado ao utilizador, mas para o guardar pode ser pouco flexivel nalguns casos e demasiado complicado de parsar.

Há tambem o caso da segurança, eu pessoalmente não domino o HTML ao ponto de saber exactamente o queé problemático ou o que não é. Por exemplo, as tags <script> ou as <frame> são perigosas por motivos obvios, mas haverá outras que são problemáticas por outros motivos que desconheço. Usando uma linguagem intermédia tens um controlo mais apertado sobre o output.

Depios há a questão da portablidade, eu posso querer mandar o texto para muitos formatos diferentes que não HTML.

Um exemplo pardigmático são os foruns como este, usam bbcode.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não considero o HTML como o markup que esteja a usar. As páginas são apresentadas em HTML, é isso que o browser interpreta. Seja um editor WYSIWYG, seja bbcode, textile ou outra coisa qualquer, não importa, o resultado final é HTML. Pelo menos no uso que dão a esses markups na web que é o que está aqui em discussão. Independentemente do que usares, o resultado final vai estar em HTML.

Sinceramente, não vejo vantagem nenhuma em ter um editor como o TinyMCE onde o resultado final seja apenas bbcode ou textile, nem se quer vejo o sentido disso... Quem é que quer gravar documentos em bbcode? Para quê? Que vantagens é que isso tem? Aquilo que os browsers interpretam é HTML, o TinyMCE é um editor WYSIWYG para a web. Não estou a conseguir perceber o sentido da necessidade que tens de um editor do género que grave em bbcode e não em HTML.

Quanto a isso da segurança, acho que não tens que te preocupar. Os editores do tipo TinyMCE estão pouco relacionados com editores tipo Dreamweaver, tanto as tags <script> como <frame> acho que não as podes usar no TinyMCE. Até deves puder, se fores directamente ao código HTML, mas ai só vai quem quer quem sabe o que faz e se tu fizes que não dominas HTML a esse ponto, provavelmente vais usar o interface. Se vais usar o interface, não tens que te preocupar com esses problemas, o editor já se preocupa com isso por ti.

Usando um editor destes, tu nem tens de dominar o HTML, tens é de saber usar o interface e perceber o que faz cada opção. No fundo, e isto é como eu vejo as coisas, usar um editor tipo TinyMCE é como usar o Word por exemplo. Só tens de saber usar a aplicação em si, os botões, os menus, as opções, etc... Os documentos do Office 2007 são XML, mas tu não tens de saber XML, tens é de saber usar a aplicação.

Depios há a questão da portablidade, eu posso querer mandar o texto para muitos formatos diferentes que não HTML.

É aqui é que me confundes muito mais... E o que é que isso tem a ver com o TinyMCE? Que é um editor WYSIWYG para a web sem mais nenhum propósito. Ele não foi feito para tu fazeres documentos e exportar para PDF. Foi feito para ser um editor simples de HTML.

Um exemplo pardigmático são os foruns como este, usam bbcode.

E eu pergunto, o que é que isso tem a ver? Estes fóruns usam bbcode? Correcto, mas, e depois? Esse bbcode será transformado em HTML. Provavelmente a v2 do SMF vai ter implementado um editor WYSIWYG que no fundo será a mesma treta que agora. Em vez de teres tags manhosas de bbcode no meio do texto, não, vais ter o texto todo formatado sem necessidade de fazeres um "preview" para ver como vai ficar. É tudo a mesma coisa, o resultado é que interessa e esse é sempre HTML.

Acho que estás com necessidade que o TinyMCE (ou outro editor qualquer do género) fosse algo diferente daquilo que é. Acho que procuras algo mais do que aquilo que o TinyMCE procura ser. Acho que estas a confundir qualquer coisa, não?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por exemplo, se quiseres exportar este tópico para pdf, consegues muito mais flexibilidade se usares um tipo bbcode do que se usares html.

Mas sim, confundiste o que eu disse. Eu não disse que o tinymce era o editor que suportava mais markups. Na verdade tem o problema dos outros todos, só guardam o resultado em HTML. O editor que o SMF2, esse sim, já faz o que eu digo. É um wysiwyg mas que guarda o resultado em bbcode.

Mas não conheço nenhum outro que o faça.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já agora, porque é que tens mais flexibilidade com BBcode do que HTML?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Porque o bbcode é muito menos extenso e as tags são mais simples. Isso permite-te por exemplo redefinir o aspecto final e formata-lo conforme as necessidades.

Dito de outra forma, o bbcode (markdown, textile, etc) é um formato mais semantico do que o html, que é um formato

extremamente sintático.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Continuo sem perceber a utilidade de tal coisa...

Ao teres um editor WYSIWYG, é mais simples fazeres parsing a BBcode do que a HTML para exportar para PDF p.e.. Um editor WYSIWYG num site pode não ser só para comentários ou para escrever posts, pode também servir para exportar noutros formatos: LaTeX, PDF, etc.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas é exactamente isso que eu não percebo... No meu ponto de vista, um editor desses não serve para nada.

É impossível usar markup tipo bbcode e permitir tudo aquilo que o HTML ou LaTeX permitem, por exemplo. Ia ficar mais complicado que usar as próprias linguagens. E não vejo vantagem nenhuma em nenhum editor do género para a web. Mas isto só sou eu...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vou-te dar um exemplo concreto. Os agentes de seguros da Fidelidade Mundial têm uma plataforma web partilhada onde fazem tudo desde criação de apólices a emissão de cartas verdes. Quando queres imprimir, ele vai-te dar o documento final num formato portável que te dá a opção de imprimires ou enviares por email: PDF. Se eles usassem um editor WYSIWYG para alguma parte do documento, como achas que era mais simples gerar o PDF: fazendo parsing de HTML, usando BBcode (o BBcode é extensível e não precisas de usar o [ b] para o bold) ou outro formato qualquer?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Porque o bbcode é muito menos extenso e as tags são mais simples. Isso permite-te por exemplo redefinir o aspecto final e formata-lo conforme as necessidades.

Dito de outra forma, o bbcode (markdown, textile, etc) é um formato mais semantico do que o html, que é um formato

extremamente sintático.

Podes dizer que é mais fácil fazer parse a BBcode (o que eu concordo na teoria mas discordo na realidade, já que todas as linguagens têm parsers de XML/HTML). Agora dizeres que BBcode é mais flexível porque tem menos tags não concordo. HTML é mais semântico que BBCode

Se eles usassem um editor WYSIWYG para alguma parte do documento, como achas que era mais simples gerar o PDF: fazendo parsing de HTML, usando BBcode (o BBcode é extensível e não precisas de usar o [ b] para o bold) ou outro formato qualquer?

HTML sem dúvida. Existem carradas de conversores disponíveis grátis de HTML para PDF.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

HTML sem dúvida. Existem carradas de conversores disponíveis grátis de HTML para PDF.

Parsing de HTML é mais complexo que BBcode, não estamos a falar de conversores para usar no PC, estou a dizer para integrar numa webapp.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Parsing de HTML é mais complexo que BBcode, não estamos a falar de conversores para usar no PC, estou a dizer para integrar numa webapp.

Explicas-me qual é a diferença entre um conversor para "usar no PC" e uma webapp (sem ser a interface)?

Todas as linguagens têm parsers de XML/HTML prontos a usar. O mesmo não se pode dizer de BBcode.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho uma piada a isso... Querem um editor tipo TinyMCE (mas para BBCode) para vos facilitar a edição de documentos, mas arranjar algo já feito que converta HTML para PDF, tá queto, vamos programar nuns um parser de BBCode... Se vais programar tu um parser, programa também o editor e pronto.

Mas...

Vai dar ao mesmo, existem bibliotecas para o fazer numa webapp. Da mesma maneira que existe o TinyMCE existem outras coisas que pegam no HTML e fazem o PDF, não precisas de fazer tu isso.

Numa pesquisa rápida:

http://sourceforge.net/projects/dompdf/

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A ideia de um editor para outros formatos de markup que HTML faz sentido. Imagina que não tens JavaScript e tens de editar o formato sem editor. Existem formatos muito menos verbosos que HTML. Em termos de segurança, também dá mais trabalho eliminar construções inseguras do HTML (atenção que não me estou a referir à dificuldade de parsing). Outro exemplo que todos conhecem é o formato de markup próprio da Wikipedia.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Porque é que havia de não ter JavaScript porque desactivei-o? Activo-o... :) O JavaScript hoje em dia já está em quase todo o lado e permite coisas úteis, não vejo razão para o desactivar. Aliás, eu nunca o fiz... Por razões de segurança? Em longos anos de Internet nunca tive problemas por insegurança de JavaScript. O que não significa que nunca venha a ter, mas não vejo razão para me preocupar assim tanto ao ponto de o desligar.

De qualquer forma, isso que tu dizes, no meu ponto de vista, são excepções. E os editores tipo TinyMCE não se preocupam com essas excepções, nem se querem preocupar.

Aquilo que vocês procuram num editor WYSIWYG é algo que neste momento não me parece que exista. Pelo menos, que tenha sido desenvolvido com esse propósito em mente. E sinceramente não vejo grande procura e se não há procura para esse tipo de editores, não há razão para existirem. Até porque toda a gente, hoje em dia, migra é para editores tipo TinyMCE e não o contrário.

Mas aquilo que procuram podem facilmente implementar vocês. Eu em tempos fiz algo do género, muito parecido com o do phpBB, aliás, "roubei" muito código de lá e fazer um editor em bbcode ou textile ou outro tipo de markup semelhante, nem é muito difícil. Se calhar isso também é uma razão para não existir tal coisa.

E outra coisa, segundo percebi aquilo que o pedrotuga estava a procura, um editor tipo TinyMCE mas para bbcode, isso iria eventualmente ter sempre JavaScript, pelo que essa tua razão ficaria um pouco inválida. Sem usar JavaScript, apenas se precisa de um parser que interprete o markup, não se precisa de um editor tipo o TinyMCE.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O maior problema que vejo no HTML é que dá demasiado trabalho a escrever. Mas num editor WYSIWYG, isso deixa de ser problema. E já agora, neste aspecto, o BBcode não leva nenhuma vantagem em relação ao HTML.

Assim, acho o HTML uma melhor opção do que o BBcode.

E já que falaram no formato da wikipedia, devo dizer que prefiro 1000x escrever em HTML do que naquele formato, que me parece bem mais complicado de aprender :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O único problema que vejo com o html é em termos de segurança

Se usares o bbcode podes simplesmente descartar todas as tags de html como por exemplo o <script> ou o <iframe> sem teres que te preocupar com mais nada

outra vantagem do bbcode é que com html é facil arruinar o layout do teu site, com bbcode ou similar tens mais controlo sobre esses aspectos.

a desvantagem do bbcode é que estás muito mais limitado em termos de funcionalidades, e isso para um backoffice parece-me problemático.

a minha opinião geral sobre os editores wysiwyg web based é que ainda são muito ranhosos podem evoluir muito mais, mas um backoffice não pode passar sem eles!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora