• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Llaverola

Problema na resolução de um form

9 mensagens neste tópico

ola pesoal, realizei um projecto em win app no VS 2008.

Só que encontrei um problema:

A minha maquina tem uma resolução alta e qd passei o meu projecto para um computador com uma resolução mais baixa, alguns componentes desapareceram no ecran.

Ha alguma forma de por um autosize ou assim em cada form por mim criado?

obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ola pesoal, realizei um projecto em win app no VS 2008.

Mas é uma win application em VB, C# ou C++ ? É que esta área é de ASP.NET.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Os componentes com AutoSize são componentes onde o próprio tamanho varia, como por exemplo uma Label que vai depender do texto. Mas definir esta propriedade não faz com que o form todo se adapte à resolução do ecrã.

A minha sugestão é refazeres o formulário definido um tamanho máximo para janela não superior a uma resolução 1024x768, se calhar o melhor era 800x600 dependendo da audiência a quem se destina o programa. Se tens um form demasiado grande e que só na tua resolução é que funciona, então acho que tens um grave problema de UI.

Fazer com que todos os controlos fiquem mais pequenos se a resolução for maior, não me parece, de todo, uma boa decisão. Que é o que me parece que queres fazer. Como disse, aconselho-te a refazeres o form todo e agora que penso melhor, aconselho que tentes usar o mínimo de espaço possível, ou seja, fazendo um form o mais pequeno possível, mas que facilmente se adapte a tamanhos maiores se for maximizado.

É mais fácil começares por algo pequeno que se adapte a maior do que ao contrário. Para isso, usa as propriedades Dock ou Anchor (a que se adaptar melhor ao controlo em questão).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estas a usar TableLayoutPanel?

Esse componente ajuda-te a resolver o problema.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

então arranjei aki um grave problema... :S

a minha resolução do meu pc de facto é mt grande.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Penso que vais ter mm de rever o interface, mas tenta usar o TableLayoutPanel com ajuda de Panels, assim vais conseguir adaptar melhor a interface a diferentes tipos de resolução. Mas não será facil desenvolveres em por ex.: 1440*900 e dp queres ver na perfeição em 800*600...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois n é n. por acaso essa é a minha resolução.. :S

estou tramado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Simples, recomeças e defines o tamanho da janela máximo para 800x600 :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora