• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Byto

Dúvida em programa para somar números

10 mensagens neste tópico

Boas, alguém me ajuda a resolver o seguinte programa em Pascal?

Fazer um programa em Pascal que calcule e escreva a soma dos 50 primeiros termos das seguinte série:

1000 -

1

997 +

2

994 -

3

991 +

4

Isto é do tipo, 1000 sobre 1 menos 997 sobre 2 mais 994 sobre 3 menos 991 sobre 4 -.-

Os números de 1 a 4 ... são os denominadores dos números de cima  -.-

Espero que obtenha resposta

Sff respondam é para avaliação...

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sugestão:

a) a soma "a+A+b+B+c+C+d+D+..." é igual a "a+b+c+d+..." + "A+B+C+D+..."

b) a soma duma progressão aritmética pode ser calculada "instantaneamente" sabendo o primeiro termo da sucessão, a diferença entre cada termo, e o número de termos.

Edit (17:10)

Podes somar o primeiro termo, o terceiro, o quinto, ...

somar o segundo termo, o quarto, ...

e depois subtrair a primeira soma da segunda :)

Edit (17:45)

a-b+c-d+e-f+g-h+... = (a+c+e+g+...) - (b+d+f+h+...)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A série é simples de se determinar, e se pretendes calcular 50 somas seguidas provavelmente irás usar um ciclo, pelo que o exercício não é muito complicado, em que pontos é que tens dúvidas?

Se é algo para avaliação, convém que sejas tu a descobrir a solução, eventualmente podemos dar umas ajudas em situações especificas onde tenhas dúvidas mas não dar-te a solução.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas

Pois, mas eu nao percebo nada disto...

Tipo nao acompanhei a materia desde o inicio do ano, porque mudei para este curso á pouco tempo, como nao sei kuase nada de pascal, ...

Se fosse possivel envia-m a solução em pascal -.-

Se nao for assim, nao me safo nesta avaliação -.-

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Lê as Regras do Fórum.

Citação

2) Procedimentos e recomendações na criação de tópicos:

• 2.4) Não é permitido a criação de tópicos a pedir para que se façam trabalhos. Pedir ajuda é diferente de pedir trabalhos feitos. Tópicos com este tipo de conteúdos estão sujeitos a serem bloqueados e o autor do mesmo avisado por mensagem privada.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois, mas eu nao percebo nada disto...

Chegaste pelo menos a calcular a série? Isso não teria nada a ver com pascal, depois de teres a série calculada se fizesses um pequeno esquema do que pretendias vias quais os passos necessários. Se tivesses pelo menos feito isto, as tuas dúvidas seriam muito mais objectivas e seria mais fácil ajudar-te.

Se fosse possivel envia-m a solução em pascal -.-

Assim que for debitado o valor correcto na minha conta bancária, queres o NIB? :P. Como deves imaginar podemos ajudar-te mas não fazer o trabalho por ti.

obrigado por terem respondido :)

mais uma nega

Se não te ajudei mais foi porque não vi da tua parte qualquer vontade em trabalhar, além disso, não estou a todos os minutos a olhar para o fórum para saber em tempo real quem precisa de ajuda. Uma coisa é não perceber, outra é não ter ou demonstrar qualquer esforço em tentar resolver o problema, da tua parte apenas vi "envia-me a solução", e isto é o mesmo que me dizeres que não passas de um preguiçoso que apenas queria a solução. E meu caro, soluções vendem-se não se dão :)

Se tiveste uma nega, lamento dizê-lo, foi porque assim quiseste, mais esforço não ter faria mal e talvez te proporcionasse uma melhor nota.

Como o TheDark já indicou, não se aceitam pedidos de execução de trabalhos escolares, e se este tópico não foi logo bloqueado foi porque esperava ver da tua parte algum empenho e assim poder ajudar-te a resolver o problema.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

lol, eu consegui fazê-lo -.-

eram 3 da manha e eu agarrado a isto...

cumps

Editado por Rui Carlos
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eram 3 da manha e eu agarrado a ixto...

Bem-vindo ao mundo da programação :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Lol :)

Programação é muito complicado ate kom o pascal me vejo grego, imagino kando for o visual basic, c++ etc ...

cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora